Justiça

Justiça condena acusados de latrocínio a 20 anos de reclusão

Eles devem cumprir a pena em regime fechado no Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

Imirante.com, com informações do TJ-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h55

SÃO LUÍS - Foram condenados a 20 anos de reclusão, por latrocínio praticado em uma farmácia no bairro Jardim América, Stênio Ramos Santos e Iago Henrique Fonseca Neves. A decisão é do juiz titular da 1ª Vara criminal de São Luís, Francisco Ronaldo Maciel Oliveira, e foi publicada na última segunda-feira (7).

Eles devem cumprir a pena de 20 anos, cada um, em regime fechado no Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Também foram condenados ao pagamento de 10 dias multa, cada dia fixado em 1/30 do salário mínimo vigente na época do fato. O magistrado manteve a prisão dos acusados que permaneceram presos, preventivamente, durante toda a instrução do processo.

Outros acusados do crime, Daílton Carvalho Silva, o Noquinha, e Lucas Ricardo Alves Marques, conhecido como "Luquinha", estão foragidos e tiveram seus processos suspensos. Eduardo Thayron Oliveira, o Curirin, que também participou do assalto, morreu durante um cerco policial.

Conforme a denúncia do Ministério Público, no dia 15 de setembro de 2013, por volta das 13h30, os cinco denunciados entraram na farmácia onde anunciaram o assalto e, ao depararem com o vigilante Acrísio Paixão Caldas, atiraram na vítima que morreu em decorrência das lesões sofridas pelos disparos.

Consta nos autos, que na data do crime, os denunciados se reuniram com o objetivo de praticar um assalto no estabelecimento. Todos entraram em um carro de propriedade Stênio Ramos Santos, que os conduziu até a farmácia.

De acordo com a denúncia, Stênio Ramos pegou um cartão de crédito e entrou na farmácia para verificar se havia segurança no local. Em seguida, voltou para o veículo onde estavam os outros acusados que, armados, entraram na farmácia, enquanto Iago Fonseca ficou na porta do comércio dando cobertura aos assaltantes e impedindo que os clientes saíssem do estabelecimento.

Stênio Ramos ficou no carro aguardando os comparsas. Toda a ação dos assaltantes foi gravada pelo sistema de segurança do estabelecimento. As imagens mostram o momento em que Noquinha, Luquinha e Cururin atiraram no vigilante. Em seguida, Curirin pegou o revólver de Acrísio Paixão Caldas e saiu junto com os demais denunciados sem nada levarem do estabelecimento.

Na fuga, Stênio Ramos deixou cair o cartão de crédito no interior da farmácia, o que ajudou a polícia a chegar até o endereço do acusado, que foi apontado pelos demais denunciados como o mentor intelectual do crime.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.