Restaurante Popular

Restaurante Popular do Coroado é inaugurado em São Luís

O restaurante é quarto de seis que serão inaugurados na capital maranhense.

Imirante.com, com informações da Secom

Atualizada em 27/03/2022 às 12h00

SÃO LUÍS - Nesta terça-feira (26), foi inaugurado o Restaurante Popular do Coroado (Coroadinho), que fica localizado na Avenida dos Africanos, 100B. O restaurante é quarto de seis que serão inaugurados em São Luís.

“Estes restaurantes garantem comida de qualidade a um preço simbólico de R$ 1 e, também, revolucionam a economia porque compra os produtos de pequenos agricultores e ajuda muito, principalmente, as famílias mais necessitadas”, assinalou Roseana Sarney.

Na ocasião, a governadora anunciou que o governo do Estado vai construir mais 20 Restaurantes Populares no interior, visando garantir segurança alimentar e nutricional a famílias de baixa renda, trabalhadores informais, idosos, estudantes, aposentados e famílias inscritas no Cadastro Único (Cadúnico).

Os outros dois restaurantes de São Luís serão entregues nos bairros Liberdade e Maiobão. O da Liberdade, segundo informou o secretário de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Fernando Fialho, será inaugurado ainda este ano. A ação visa garantir segurança alimentar das populações, com base no princípio do direito humano à alimentação adequada.

Cardápio variado

A exemplo dos outros restaurantes já inauguradas pelo governo, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), o restaurante do Coroado vai fornecer, diariamente, mil refeições. Com o cardápio variado, preparado de acordo com a orientação de nutricionista, o restaurante tem atraído pessoas como a dona de casa Vera Lucia Castro que, com seus três netos, tem feito suas refeições na unidade alimentar.

"A gente tem muito afazeres e nem sempre podemos fazer uma alimentação saudável como a que comemos aqui", contou dona Vera Castro, que é diabética e disse que a comida do restaurante, feita com todo o cuidado, garante uma boa alimentação para crianças, jovens e pessoas em geral, que têm problema de saúde. “Aqui, a comida é com pouco sal, com pouca gordura e, ainda, temos salada, que, na maioria das vezes, não temos em casa”, completou.

Quem também comemora a instalação dos restaurantes populares pelo governo são os agricultores familiares. A produtora rural Luciana Domingues, do polo agrícola de Panaquatira, conta que com a venda dos produtos para o restaurante a renda de todas as famílias que trabalham no polo aumentou. “Com estes restaurantes, todo mundo ganha: ganha o agricultou que tem mais um mercado para seus produtos e a população, que tem um alimento de qualidade, fresquinho”, destacou. Cerca de 30% dos produtos utilizados para a fabricação dos alimentos são provenientes de polos de pequenos agricultores.

O secretário Luís Fernando Silva destacou que o Restaurante Popular é um empreendimento de inclusão social e produtiva. “Além de garantir alimentação de qualidade, ele gera emprego e renda quando compra da agricultura familiar e dos pescadores artesanais os produtos que serão oferecidos no restaurante”, observou.

Segurança alimentar

Os restaurantes populares têm como objetivo garantir a segurança alimentar e nutricional da população de bairros onde há grande concentração de famílias de renda ainda baixa. Atualmente, já estão em funcionamento, também, os restaurantes nos bairros Vila Luizão, Anjo da Guarda e Cidade Olímpica.

Balanço recente feito pela Sedes constata que já foram servidas 621.251 mil refeições neste restaurantes, no período de junho de 2012 a novembro deste ano. As unidades de alimentação são um forma do governo proteger, informar, monitorar, fiscalizar e avaliar a efetivação dos direitos humanos à alimentação adequada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.