Prisão

Preso no RN suspeito de assalto à agência dos Correios no Maranhão

Peterson Robson é apontado, também, como um dos assassinos do PM Osvaldo Vale Viana.

Pedro Sobrinho / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 12h02

SÃO LUÍS - Uma operação conjunta, envolvendo policiais do Maranhão e do Rio Grande do Norte, conseguiu prender nesta sexta-feira (18), Peterson Robson de Araújo, na cidade de Mossóro, no Estado do Rio Grande do Norte. No momento da prisão, ele estava em companhia de um homem identificado apenas como Val, que também foi detido. Em poder do suspeito foram apreendido um veículo, marca Corolla, de cor preta, tomado de assalto em um shopping, na capital maranhense.

Segundo o repórter Domingos Ribeiro, da Rádio Mirante AM, o veículo pertence ao desembargador José Luiz Almeida. O criminoso abordou o motorista do magistrado e anunciou o assalto. Também foi recuperado o fuzil da Polícia Militar levado durante o assalto à agência dos Correios, em Vitorino Freire, ocorrido em 4 de outubro deste ano.

Além do assalto à agência dos Correios, Peterson é apontado como suspeito de ser um dos assassinos do policial militar Osvaldo Viana Vale, de 45 anos. O PM foi morto com dois tiros na nuca no momento do crime, ocorrido em 4 de outubro deste ano. Ele era lotado no 15º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e residia em Bacabal (MA).

Currículo

Peterson é um bandido de alta periculosidade, especializado em assalto a bancos, joalherias e agências do Correio. Em 2010 ele foi preso pela Polícia Civil do Piauí, como participante de um assalto à agência do Banco do Brasil de Luzilândia, no Piauí.

Ele cumpria pena em São Luis, de onde fugiu no início deste ano do Centro de Detenção Provisória. Segundo investigações da polícia, foi ele que assassinou a tiros duas pessoas em Timon, no mês de agosto deste ano. Mossoró teria atirado em Maria Ivonete dos Santos (20) e Elicarlos dos Santos Sousa (30) depois de colocar os mesmos de joelhos.

O acusado é também apontado pela Polícia Civil como um dos autores do roubo a uma joalheria em junho deste na rua Grande, em São Luis. Contra ele pesa a suspeita de que tenha praticado roubo contra a agência dos Correios de Santa Inês, no mês de agosto. O mesmo foi identificado atrás de imagens do circuito interno dos correios e de um posto de combustível.

Comparsas

O segundo envolvido trata-se de Manasérgio Sérgio Dourado que também usa o nome de Perivaldo Frazão Braga. Manasérgio ou Perivaldo é considerado de alta periculosidade e se destaca pela frieza e crueldade. Manasérgio ou Perivaldo foi preso no dia 21 de dezembro de 2012,depois que em companhia de outros assaltantes aterrorizaram o Banco do Brasil de Paulo Ramos e ainda explodiram o Bradesco, em Guimarães, no mês de julho, e o Banco do Brasil de Governador Newton Belo, em outubro, daquele ano.

Na ocasião Manasérgio foi preso com a identidade de Perivaldo Frazão Braga, 28 anos, e os irmãos Valdemir, “Beni” ou “Baleado”, 36 anos, que utilizava o nome falso como Wanderson Carreiro de Silva e Alberon Laurindo Flores. O coordenador de Combate a Roubos a Instituições Financeiras, o delegado Luís Jorge, disse na ocasião que os assaltantes deixaram explosivos na agência bancária de Paulo Ramos e por meio de alguns iniciais e informações que estavam nesse material a polícia conseguiu encontrar o paradeiro dos assaltantes.

Em poder de Perivaldo Frazão a polícia encontrou materiais explosivos, sendo que era na casa de Perivaldo a fabricação das bananas de explosivos para os assaltos a bancos no estado. Porém, na noite de 11 de agosto de 2013, o mesmo conseguiu fugir do Bloco C, do Presídio São Luís II, em Pedrinhas, em companhia de José Francisco Chagas Fernandes; José Raimundo Chaves Fernandes e Ivan Oliveira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.