São Luís

Definida programação para Feira do Livro de São Luís

Com informações da Secma.

Atualizada em 27/03/2022 às 12h03

SÃO LUÍS - Durante os 10 dias de realização da 7ª Feira do Livro de São Luís, que será aberta, nesta sexta-feira (27), na Praça Nauro Machado (Praia Grande), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizará uma intensa programação, que terá entre outras atividades, apresentações teatrais de 22 escolas da rede estadual, vinculadas à Unidade Regional de Educação (URE) de São Luís.

O estande da Seduc contará com um auditório climatizado com capacidade para 25 pessoas, onde serão realizadas as apresentações teatrais constituídas a partir de clássicos da literatura brasileira, objetivando o fomento à leitura e o reconhecimento da produção artística dos alunos. Será servido lanche e água aos alunos visitantes.

Segundo a supervisora de Bibliotecas Escolares, Cynthia Fernanda Marques, o estande será um espaço dedicado os estudantes, professores e famílias. "Além das apresentações teatrais, nos dois finais de semana, o estande da Seduc terá exposição de projetos institucionais, sessões de cinema e contação de histórias visando à formação de novos leitores", informou.

De acordo com Cynthia Marques, a Seduc fará uma ampla mobilização visando estimular a participação dos alunos na feira para conviver com escritores, poetas, apresentações musicais e outras manifestações culturais.

Visando a maior participação dos alunos, a Seduc vai disponibilizar ônibus para a feira, com saída prevista das escolas agendadas. Os estudantes dos colégios localizados no centro serão acompanhados por professores durante as visitas ao Centro Histórico.

Encontro

Como parte das atividades desenvolvidas pela Seduc durante a feira, a Supervisão de Bibliotecas Escolares (SUBE), irá promover no dia 04 de outubro, o III Encontro de Auxiliares de Auxiliares de Biblioteca e Mediadores de Leitura da Rede Estadual de Ensino.

O evento acontecerá em dois turnos. Pela manhã, no auditório da Associação Comercial do Maranhão e à tarde no auditório da Univima/Sectec, ambos localizados no Centro Histórico da capital.

O encontro tem como objetivo a capacitação de cerca de 300 profissionais da rede estadual de ensino para atuar nas bibliotecas escolares, em atenção à lei 12.244/2010, que regulamenta e exige a instalação de uma biblioteca em todas as escolas.

Segundo Cynthia Fernanda Marques, "a realização das capacitações de auxiliares e mediadores de biblioteca segue orientação do secretário Pedro Fernandes, visando à efetivação dos espaços de leitura em toda a rede de ensino e, consequentemente, a melhora do nível de aprendizagem", afirmou.

Oficina de Produção Textual

No dia 06 de outubro, o professor de Língua Portuguesa da rede estadual, Artur de Ribamar Góes Freire, ministrará às 10h, na Praça da Juventude (Praça Valdelino Cécio), uma Oficina de Produção Textual a estudantes e público em geral da feira. O evento visa apresentar técnicas e retirar dúvidas dos participantes sobre produção textual, dando enfoque à avaliação de redação do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.