Evento literário

16ª Feira do Livro de São Luís será aberta nesta sexta (13), na Praça Maria Aragão

A programação é gratuita e segue até o dia 22 de outubro.

Na Mira

Edição deste ano da FeliS volta a ser realizada na Praça Maria Aragão.
Edição deste ano da FeliS volta a ser realizada na Praça Maria Aragão. (Divulgação)

SÃO LUÍS - A 16ª Feira do Livro de São Luís (FeliS) será aberta nesta sexta-feira (13), na capital maranhense. A edição deste ano volta a ser realizada na Praça Maria Aragão e homenageia o bicentenário do poeta Gonçalves Dias. A programação gratuita segue até o dia 22 de outubro.

Com uma programação variada, que abrange todas as faixas etárias, a 16ª FeliS, que é realizada pela Prefeitura de São Luís, inclui desde contações de histórias e espetáculos infantis até palestras, rodas de conversa, aulas-show, seminários, oficinas, minicursos, exposições, lançamento de livros, sessões de cinema, bate-papos, visitas às escolas, performances teatrais, além de outras atividades.

Público

A Feira do Livro de São Luís atrai caravanas de estudantes de mais de 10 municípios do interior do estado, demonstrando seu impacto educacional e cultural em toda a região. Em média, a FeliS recebe por edição cerca de 150 mil visitantes e tem como público-alvo estudantes de escolas da rede pública e privada, assim como universitários, educadores, artistas, escritores e sociedade em geral.

Além de seu papel fundamental na promoção da literatura, a FeliS também impulsiona uma economia diversificada, beneficiando várias cadeias produtivas e criativas. Isso inclui setores como a indústria hoteleira, turismo, gastronomia, entretenimento, cultura, transporte, serviços de locação, comércio informal e a venda de livros.

Convidados

A edição deste ano da FeliS contará com a presença de renomados escritores. Entre os convidados ilustres está o cubano Marcial Gala, autor do aclamado romance ‘A Catedral Negra’, que recebeu o prêmio Alejo Carpentier em 2012, bem como o prêmio da crítica de melhor livro publicado em Cuba no mesmo ano.

Além de Gala, a FeliS contará com a participação de outros escritores, como Paula Pimenta, Salgado Maranhão, Rodrigo Faour, Luciano Pontes, Andrea Prestes, Sônia Rosa, Cristóvão Tezza, Daniel Munduruku e o carioca Raphael Montes, conhecido por suas envolventes histórias de suspense, crime e terror, incluindo os romances ‘Suicidas’, ‘Dias Perfeitos’, ‘O Vilarejo’ e ‘Jantar Secreto’.

Mais sobre os convidados da 16ª FeliS

Luciano Pontes – Ator, palhaço, escritor, ilustrador e contador de histórias. Graduado em Design Gráfico pela Faculdade AESO Barros Melo, com especialização em Literatura Infantil e juvenil pela UCS-RS. Tem formação livre em teatro e dança e experiência no teatro, TV, cinema e publicidade. Integrou, durante oito anos, a equipe de atores manipuladores do grupo de teatro de bonecos Mamulengo Só-Riso. Desde 2003 integra o elenco de atores palhaços do programa Doutores da Alegria, em Recife. É fundador da Cia Meias Palavras onde atua, escreve, pesquisa e cria a partir da oralidade, dos contos populares e das linguagens teatrais.

Marcial Gala – Romancista, poeta e arquiteto, Marcial Gala nasceu em Havana, Cuba, em 1965. Reconhecido como um dos principais autores contemporâneos das Américas, foi ganhador dos prêmios Pinos Nuevos de contos de 1999 e Alejo Carpentier de romance de 2012. Entre suas obras, destacam-se os livros ‘La Catedral de los Negros’, ‘Un Extraño Pájaro de Ala Azul’, ‘Monasterio’, ‘El Juego que no Cesa’, ‘Sentada em su Verde Limón’ e ‘Llámenme Casandra’, este último, traduzido no Brasil com o título ‘Me Chama de Cassandra’, foi galardoado com o Prêmio Ñ do Instituto Cervantes, que distingue as personalidades com um trabalho de excelência na difusão internacional da língua espanhola. Atualmente, vive em Buenos Aires.

Paula Pimenta – Escritora brasileira, conhecida principalmente por suas séries de livros ‘Fazendo Meu Filme’ e ‘Minha Vida Fora de Série’. Escreveu mais de 20 títulos, com mais de dois milhões de exemplares vendidos e tem suas obras publicadas em países como Espanha, Itália, Portugal e toda a América Latina.

Raphael Montes – Escritor, roteirista brasileiro de literatura policial. Sua obra já foi traduzida para mais de 10 idiomas. Seu livro, Bom dia Verônca, vendeu mais de 100 mil exemplares e foi adaptado para uma minissérie pela Netlix. Autor dos romances ‘Suicidas’, ‘Dias Perfeitos’, ‘O Vilarejo’, ‘Jantar Secreto’.

Rodrigo Faour – Jornalista, escritor, produtor e crítico musical e historiador da música popular brasileira.

Sônia Rosa – Professora, contadora de histórias, orientadora educacional e escritora. Atualmente, tem mais 40 títulos publicados. Sonia se destaca por trazer personagens negros ou a temática da cultura afro-brasileira em quase todas as suas obras. Seus livros estão, em edição estrangeira, na França, na Itália, na Galícia e nos países africanos de língua francesa.

Cristóvão Tezza – Escritor brasileiro, vencedor dos principais prêmios literários nacionais com o romance ‘O Filho Eterno’. A obra foi considerada uma das 10 melhores de ficção publicados em língua inglesa no biênio 2011 e 2012.

Daniel Munduruku – Escritor, professor, ator e ativista indígena brasileiro originário do povo Munduruku. Autor de 62 livros. Suas obras são dirigidas ao público infantojuvenil com tema principal a diversidade cultural indígena.

Andrea Prestes – Escritora e professora.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.