Projeto

Retomado projeto de habitação do Cohafuma previsto no PAC2

Atualizada em 27/03/2022 às 12h08

SÃO LUÍS - O projeto de melhoria urbanística das moradias precárias no bairro do Cohafuma, compreendidas nas imediações da Vila Marinha, teve um importante avanço na noite desta sexta-feira (11) para a retomada das obras. Os moradores se reuniram no Centro Social Mãezinha do Céu, na Rua da União, onde foram repassadas informações sobre o reinício dos trabalhos pelo assessor especial da Prefeitura de São Luís, Geraldo Castro.

"Nós estamos já pactuados com a empresa para que exista uma aceleração das obras, obedecendo aos princípios de qualidade, para que os resultados sejam visíveis", esclareceu Geraldo Castro.

As ações que serão realizadas nessa área estão inclusas no Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC2) e contemplam reformas estruturais nas casas construídas pelos moradores para que fiquem condizentes com os padrões constitucionais de moradia. Entre os serviços previstos estão os chamados kits que envolvem obras para adequação de banheiros, cozinhas, telhados, pisos e revestimentos interno das habitações.

As obras realizadas nas residências, além de oferecer mais conforto aos moradores, vão garantir o correto funcionamento do serviço de esgotamento das casas. Também serão realizados serviços de pavimentação das vias, drenagem e iluminação pública. O assessor especial da Prefeitura destacou a importância da formação do Conselho de Acompanhamento das Obras (CAO) para assegurar a fiscalização dos trabalhos.

"É muito importante que a comunidade faça o acompanhamento desta obra. Eu estarei aqui como assessor do prefeito para assuntos de habitação e ele mesmo gosta de participar dessas fiscalizações, mas a comunidade também tem que nos ajudar", destacou Geraldo Castro.

PTTS

Uma das características das obras desenvolvidas por meio do PAC2 é o Plano de Trabalho Técnico e Social (PTTS) direcionado aos moradores das áreas beneficiadas. O PTTS incluiu palestras de cunho educativo direcionadas para as áreas da saúde, educação, patrimônio e meio ambiente.

Além disso, o Plano prevê cursos profissionalizantes para que a mão de obra local possa ser aproveitada pelas empresas que realizam os serviços na área proporcionando geração de emprego e renda para as comunidades.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.