Caso Décio Sá

MPF investiga crimes de agiotagem no Maranhão

São Luís e Paço do Lumiar estão entre os 41 municípios envolvidos na fraude. Veja a lista completa.

Imirante/Com informações da TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h09

SÃO LUÍS – As investigações sobre o caso da quadrilha de agiotas apontam que 41 municípios do Maranhão estão envolvidos nas fraudes desta quadrilha. O ministério Público Federal no Maranhão, em conjunto com a polícia federal, está investigando 34 dos 41 municípios envolvidos. A quadrilha, comandada por Gláucio Alencar, foi denunciada pelo jornalista Décio Sá e teria sido esta denúncia o motivo do assassinato do jornalista, no dia 23 de abril do ano passado.

Segundo procurador da República, Juraci Guimarães Filho, dez procuradores da área criminal estão atuando preferencialmente nas investigações deste caso para que esta responsabilidade criminal seja concluída. “Estamos junto com o poder judiciário do Maranhão, compartilhando as provas do processo para investigarmos juntos. São crimes contra a administração pública, desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e falsidade de documentos. Um conjunto de crimes que precisam ser punidos e o Ministério Público Federal espera que essa investigação seja concluída com a condenação dessas pessoas e afastamento do próximo pleito eleitoral. Com a constatação do crime é proposta uma ação cuja finalidade é a condenação dos culpados e a devolução dos recursos desviados”, destaca o procurador.

Sobre a demora do afastamento da administração municipal e mesmo a punição dos envolvidos, o procurador afirma que “os agentes políticos possuem foro privilegiado, de acordo com a nossa legislação, e isto acaba sendo um empecilho para a efetividade da jurisdição, pois impede a efetividade maior do combate à corrupção e improbidade administrativa”, informou Juraci Filho.

Veja abaixo, a lista dos 41 municípios investigados por envolvimento com agiotagem

São Luís

Paço do Lumiar

Apicum-Açu

Arari

Bacabal

Brejo

Cajapió

Candido Mendes

Cantanhede

Caxias

Coelho Neto

Cururupu

Dom Pedro

Lago Verde

Lagoa Grande

Magalhães de Almeida

Marajá do Sena

Mirador

Miranda do Norte

Mirinzal

Nina Rodrigues

Pastos Bons

Paulo Ramos

Penalva

Pindaré Mirim

Pinheiro

Rosário

Santa Luzia

Santa Luzia do Paruá

São Domingos do Azeitão

São Domingos do Maranhão

São Francisco do Brejão

São João do Sóter

Serrano do Maranhão

Sucupira do Riachão

Timon

Turilândia

Tutóia

Urbano Santos

Vargem Grande

Zé Doca

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.