Ação Social

Secretaria de Saúde do Município realiza ação social para desabrigados das chuvas

Segundo a superintendente da Secretaria de Saúde de São Luís, ações como essa devem se repetir em outros momentos.

Divulgação

Atualizada em 27/03/2022 às 12h11

SÃO LUÍS - Em Ação Social realizada neste último final de semana no bairro Cidade Operária, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Saúde (Semus) atendeu cerca de 200 famílias desabrigadas pelas fortes chuvas que caíram na cidade após o carnaval. A comunidade assistida, formada por produtores agrícolas é composta por, aproximadamente, 800 residentes, entre crianças, adultos e idosos e sofre com as consequências da inundação que causou o surgimento de doenças de pele, diarreias e a possibilidade de novos casos de dengue, entre outros problemas.

Durante todo o dia, médicos, enfermeiros, agentes de saúde e demais equipes técnicas da Semus estiveram na localidade em barracas cedidas pela Defesa Civil, efetuando atendimentos com clínicos gerais e pediatras, distribuição de medicamentos, vacinação de cães e gatos, distribuição de preservativos e material educativo.

A moradora Rosenilde Silva, 22, mãe de um bebê de 5 meses, falou que, já há alguns dias, seu filho vinha sofrendo com diarreia que, segundo ela, pode ter sido ocasionada pelo consumo da água imprópria que está disponível hoje na comunidade. Para ela, a possibilidade de ter seu filho consultado por um especialista com rapidez vai ser fundamental para sua recuperação. “Eu já consultei meu filho e também já recebi a medicação para tratar seu problema”, ressaltou.

O compartilhamento do mesmo ambiente com animais como cães e gatos também preocupou tanto técnicos quanto a própria população.

Maria José de Sousa, 42, levou seus quatro gatos para vacinar. “Eles já tinham sido vacinados uma vez. Mas, é importante vacinar novamente. Eles são mansos, mas, até por brincadeira, podem machucar as crianças e acabar passando algum tipo de doença”, alertou.

Segundo a superintendente da Secretaria de Saúde de São Luís, Sara Fitermam, ações como essa devem se repetir em outros momentos e também em outras comunidades da cidade. “Foi uma junção de esforços que resultou em uma ação de grande importância para a melhoria das condições de saúde daquela comunidade”, afirmou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.