São Luís

Prefeitura trabalhará gastronomia inclusiva para potencializar turismo

Divulgação

Atualizada em 27/03/2022 às 12h11

SÃO LUÍS - O secretário municipal de Turismo, Lula Fylho, junto com o secretário adjunto Guilherme Marques, receberam ontem (18), a presidente da Associação Brasil à Mesa, a chef Mônica Rangel. O encontro teve como objetivo apresentar a culinária maranhense à profissional e buscar a experiência da chef mineira para iniciar projetos de gastronomia inclusiva.

“Temos uma gastronomia rica e uma população carente com baixa perspectiva de ascensão socioeconômica. Podemos aproveitar nossas riquezas culturais para abrir um ‘mar de possibilidades’ para essa parcela da população, sobretudo na área da gastronomia que é um traço cultural e grande gerador de emprego e renda”, destacou Lula Fylho.

A sugestão da reunião partiu do presidente da Embratur, Flávio Dino. A ação terá como foco iniciativas parecidas de países como o Peru, que vem se consolidando como um dos principais destinos turísticos do mundo, com a valorização da gastronomia local.

Barreirinhas também fará parte do itinerário da mineira, onde conhecerá os principais atrativos, também desfrutando dos principais sabores maranhenses.

Segundo o site do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o setor de gastronomia é o segmento que tem maior participação no Produto Interno Bruto (PIB) do turismo brasileiro - superando a hotelaria e o transporte. Já o setor de bares e restaurantes representa cerca de 40% do PIB do turismo e 53% do emprego, empregando seis milhões de pessoas em todo o país.

Museu da Gastronomia

Seguindo esse mesmo mote, a Prefeitura de São Luís trabalha na finalização do Museu da Gastronomia, em parceria com o Ministério do Turismo, que deverá exaltar a culinária maranhense e também trabalhar na qualificação de mão de obra no setor.

“Temos todas as condições de fazermos algo igual em São Luís e Barreirinhas. Temos grandes potenciais e vários recursos subutilizados e mão de obra abundante, só que não está qualificada. Podemos e devemos mudar essa realidade e, assim, transformar as duas cidades em polos turístico-gastronômicos”, disse o secretário.

As informações são da Secom da Prefeitura de São Luís.

Para ler mais notícias do Imirante, clique aqui. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.