São Luís

TCE inaugura Escola Superior de Controle Externo

Atualizada em 27/03/2022 às 12h13

SÃO LUÍS - O Tribunal de Contas do Estado inaugurou, nesta última quinta-feira (20), as novas instalações da sua escola de contas, que a partir de agora passa a se chamar Escola Superior de Controle Externo (Escex), integrando a rede nacional de instituições de ensino do sistema de controle externo brasileiro.

A solenidade contou com a presença do presidente do TCE, conselheiro Edmar Serra Cutrim, conselheiros, conselheiros substitutos, procuradores do Ministério Público de Contas (MPC), gestores e servidores. Entre os convidados, a auditora da Controladoria Geral do Estado (CGE), Maria Helena de Oliveira, a diretora da Escola de Contas do Ministério Público (MPE), Themis Cavalcanti e o Procurador-Adjunto do Estado, Ricardo Pestana.

Com mais de 315 m² de área construída, as novas instalações contam com dois laboratórios de aula com capacidade para 32 alunos cada, além de sala de reunião e sala de grupos de trabalho. A estrutura também passa a abrigar a Biblioteca do Tribunal.

A capacidade de atendimento inicial é de até 100 alunos simultaneamente, sendo 64 nos dois laboratórios de aula e 36 nas salas dos grupos de trabalho. A estrutura também permitirá a lotação de até 16 servidores nos quadros da Escex. A equipe de trabalho será definida por meio de portaria da presidência a ser publicada na próxima semana.

Os equipamentos adquiridos incluem duas lousas eletrônicas, dois projetores de curta distância, dois projetores de média distância, duas telas eletrônicas, três aparelhos de home theater, dois quadros brancos, duas TVs e 86 micros destinados às salas de administração e laboratórios.

As instalações inauguradas hoje compreendem a primeira etapa da implantação da estrutura que marca a entrada do TCE maranhense no universo da educação corporativa. Na segunda etapa, que prevê a transferência da estrutura para o anexo em construção na sede do Tribunal. “Essa mudança permitirá triplicar a capacidade de atendimento que estamos inaugurando hoje”, explica o conselheiro substituto, Antonio Blecaute Costa Barbosa, diretor da Escex.

Ele explica que, nesta primeira etapa, a escola funcionará em atendimento à demanda específica de capacitação de gestores públicos e servidores do Tribunal, gerada pela implantação do Sistema de Auditoria Eletrônica, programa que garantirá ao TCE o acompanhamento em tempo real dos gastos públicos, no momento em fase de testes envolvendo três prefeituras.

Nas etapas posteriores de seu funcionamento, a Escex ampliará gradativamente o seu público alvo, promovendo ações educativas voltadas inclusive para o público externo, contribuindo com a efetividade do controle e a promoção da cidadania. “Com a inauguração de sua escola de educação corporativa o TCE dá um passo definitivo para o cumprimento de sua função orientadora, ampliando ainda mais sua presença na sociedade”, afirma o presidente do TCE, conselheiro Edmar Cutrim.

As informações são do TCE.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.