SÃO LUÍS - O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou na manhã desta terça-feira (16), em regime de prioridade, o Projeto de Decreto Legislativo número 001/2024, de autoria da Mesa Diretora da Casa, que regulamenta a escolha de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MA) do Maranhão.
Além do projeto de decreto, a Casa também aprovou uma resolução legislativa que conclui as alterações necessárias para tornar constitucional o procedimento do Poder Legislativo. A resolução altera o regimento interno da Casa, confirmando que a votação para escolha dos novos membros deverá secreta.
A matéria já havia sido aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), sob a relatoria do deputado Neto Evangelista (União). A apreciação ocorreu em turno único.
Não houve votos contrários na votação da matéria. Mas, três deputados solicitaram a abstenção e não participaram da apreciação: Rodrigo Lago, Carlos Lula e Othelino Neto.
O texto aprovado pelo Legislativo define logo no art 1, critérios para que interessados em alcançar a vaga de conselheiro se candidatem por meio de processo regular do Poder Legislativo.
Leia também: Vereadores expõem problemas na educação de São Luís
Dentre os critérios estão a idade específica do candidato: de 35 anos de idade até 70 anos de idade; idoneidade moral e reputação ilibada; notórios conhecimentos nas áreas jurídica, contábil, econômica e financeira ou de administração pública.
O texto também estabelece que o candidato tenha mais de 10 anos de exercício de função ou efetiva atividade profissional.
Vaga aberta
O TCE tem uma vaga de conselheiro aberta depois da aposentadoria antecipada do então conselheiro, Washington Oliveira, ex-vice-governador do Maranhão.
Washington já atua como secretário de Representação Institucional do Maranhão em Brasília.
Para o posto o advogado Flávio Costa é o mais cotado, com o apoio de deputados e do Palácio dos Leões.
Saiba Mais
- Apenas seis municípios do Maranhão avançaram na extinção de lixões, aponta TCE
- TCE aprova norma que reforça fiscalização de emendas parlamentares
- Gravação supostamente ilegal trata de eleições e ação no STF
- Servidor do Maranhão é investigado por acumular sete cargos públicos
- TCE vai fiscalizar prefeituras e câmaras que descumpriram limite de gastos
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.