São Luís

Dia do Músico é comemorado com sarau no Convento das Mercês

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h14

SÃO LUÍS - Para homenagear o Dia do Músico, comemorado na quinta-feira, dia 22, a Orquestra de Câmara da Escola de Música do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo (Emem), sob a regência do músico e pesquisador Joaquim Santos, apresentou ontem, no Convento das Mercês, no Desterro, um sarau poético para 200 pessoas. A platéia assistiu a apresentação, que reuniu no repertório músicas de compositores maranhenses dos séculos XIX e XX, bem como poesias escritas na época. As poesias foram recitadas pelo ator Charles Melo, que emocionou o público.

O sarau poético organizado pela Escola de Música do Maranhão Lilah Lisboa de Araujo teve por finalidade, além de homenagear o Dia do Músico, fazer com que as novas gerações venham a conhecer a música do Maranhão dos séculos XIX e XX. Canções como Pastorinhas e Serenata Brasileira, de Antonio Rayol, Flor Amorosa, Terna Saudade, Ontem ao luar e Luar do Sertão, do maranhense Catulo da Paixão Cearense, Batuque Cabalístico, do ludovicense Pedro Gromwell, e O lenço, de Elpídio Pereira, foram executadas pela orquestra, fazendo com que o público fizesse uma viagem pelo passado da música popular brasileira.

A orquestra que se apresentou no Convento das Mercês é formada por alunos e ex-alunos da Emem, e teve a participação dos músicos convidados Mábio Duarte (violino), Kayami Satomi (violoncelo) e Lisianne Nina (percussão). A pesar de ter um repertório tradicional clássico da cultura européia, a orquestra abriu uma exceção no dia em que se homenageiam os músicos, para tocar exclusivamente músicas de compositores locais.

"A orquestra tem um repertório tradicional clássico da cultura européia, mas tem também a finalidade de levar e promover a música do Maranhão dos séculos XIX e XX, que está esquecida", disse Joaquim Santos, regente.

O regente é especialista em musicologia, arranjador e compositor de trilha sonora para cinema, já tendo sido premiado em mais de 10 festivais de cinema no Brasil. O evento integrou a programação do I Encontro de Música de Câmara, que acontece em São Luís desde o início deste mês e é também alusivo ao Dia de Santa Cecília, padroeira da música.

A secretária de Cultura Olga Simão compareceu ao sarau, agradeceu a todos pelo empenho na realização do evento e exaltou a importância de eventos como o sarau na divulgação da música. “É com grande satisfação recebermos um presente como o sarau após um dia longo de trabalho”, disse a secretária estadual de cultura.

Anna Graziella Costa, presidente da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), que cedeu o espaço do Convento das Mercês para a realização do sarau, destacou a importância da realização de eventos do tipo. “Os saraus, muito comuns no século XIX, vem sendo redescoberto por seu caráter de inovação, descontração e satisfação, além de possibilitar a aproximação da população com essas grandes artes”, enfatizou a presidente da FMRB.

Ao fim do sarau a orquestra tocou a música Luar do Sertão, do maranhense Catulo da Paixão e a plateia cantou junto, formando um grande coral, que deixou muitas pessoas emocionadas, principalmente os músicos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.