Feira do livro

Func prepara 6ª edição da Feira do Livro de São Luís

A Feira ocorre de 23 de novembro a 02 de dezembro no Ceprama.

Divulgação/Func

Atualizada em 27/03/2022 às 12h15

SÃO LUÍS - Seminários, palestras, lançamento e relançamentos de livros, programação infantil, teatro, música, bate-papo com escritores nacionais e mais de setenta mil títulos expostos para comercialização integrarão a programação do maior evento literário do Estado. Em sua 6ª edição, a Feira do Livro de São Luís ocorre, este ano, no período de 23 de novembro a 02 de dezembro e traz como tema “São Luis, 400 anos escrevendo nos livros sua história”.

Nesta edição, a grande homenageada é a cidade de São Luís. Toda a temática e a programação do evento estarão voltadas para a celebração do seu quarto centenário. Outra novidade é que a Feira do Livro migra da Praça Maria Aragão, tradicional local de realização, e passa a habitar todo o complexo do Ceprama, localizado do bairro Madre Deus.

Ao todo 65 espaços entre Auditórios, Teatros, Espaço Infantil - da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e do Serviço Social do Comércio (Sesc/MA), Casa do Escritor e Sala de Autógrafo, Arena Jovem, Café Literário, Troca-troca Literário, Estandes Institucionais, Tendas Temáticas, Praça de Alimentação e o Espaço dos Livros, estarão instalados em cerca de 15 metros quadrados, ocupando as áreas interna e externa do Ceprama, e com horário de funcionamento das 14h às 22h.

A Feira do Livro de São Luís torna-se muito mais que um espaço de comercialização de títulos, “o evento é uma oportunidade para conhecer tendências, permitir o surgimento de novos talentos, e estimular o pensamento crítico e a construção literária, através de seminários, palestras, oficinas, performances literárias e discussão de obras”, destaca o presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Euclides Moreira Neto.

Promovido pela Prefeitura de São Luís, por meio da Func, a Feira conta com a Correalização do Sesc e a parceria da Vale, Ministério Público, Associação dos Livreiros do Estado do Maranhão (Alem), Secretaria de Estado do Turismo, Academia Maranhense de Letras e Associação Maranhense de Ciências Contábeis.

Ancorada no grande legado literário de São Luís e fortalecida na produção literária contemporânea, a Feira foi criada pela Lei nº 4.449, de janeiro de 2005, para ser empreendida pela Func. O objetivo do evento é promover a democratização do acesso ao livro e à leitura, fomentando os processos de criação e produção literária, assim como estimular a cadeia mediadora da leitura.

“Buscamos no modelo de construção coletiva o grande sustentáculo, não apenas para fazer crescer o calendário cultural da cidade, mas e principalmente, qualificá-lo ainda mais, permitindo, ao mesmo tempo, em que a cidade se aproprie desse valioso bem cultural. A expectativa deste ano é que, em um espaço maior e mais estruturado, recebamos um público ainda maior”, frisa o coordenador geral do evento, José Maria Paixão Filho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.