Consumidor

Após fiscalizações do Procon, agências bancárias garantem melhorias para clientes em São João dos Patos

Apesar dos avanços, algumas irregularidades ainda não foram sanadas.

Imirante, com informações do Procon-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h34
Fiscalizações periódicas trouxeram melhorias no serviço bancário.  Foto: Divulgação / Procon-MA
Fiscalizações periódicas trouxeram melhorias no serviço bancário. Foto: Divulgação / Procon-MA ( Foto: Divulgação / Procon-MA)

SÃO JOÃO DOS PATOS - O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon-MA) em São João dos Patos tem realizado semanalmente fiscalização nos bancos da cidade. As fiscalizações periódicas trouxeram melhorias no serviço bancário, como a instalação de bebedouro, as divisórias nos caixas de autoatendimento e a separação das cabines dos caixas.

De acordo com a coordenadora do Procon da cidade, Rayanna Sousa, o trabalho de fiscalização periódico e intenso da unidade do órgão tem conseguido resultados positivos. “Em pouco mais de dois meses percebemos algumas mudanças. Entretanto, muito ainda precisa ser feito para alcançarmos resultados em benefício da população”, comentou.

Apesar dos avanços, algumas irregularidades ainda não foram sanadas. Nas últimas fiscalizações realizadas nas agências bancárias do Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste, a equipe do órgão verificou ausência da máquina de senhas, a permanência dos clientes por mais de 30 minutos na fila para serem atendidos, a falta dos informativos sobre a Lei das filas e do contato do Instituto para o consumidor formalizar denúncia.

De acordo com o presidente do Procon, Duarte Júnior, durante todo esse ano, os bancos serão fiscalizados de forma mais intensa. “Uma vez por semana todas as 20 unidades do Procon Maranhão já estão realizando fiscalização nas agências. Ainda há um longo caminho a ser percorrido até a completa humanização desse serviço”, destacou.

Fiscalização em Sucupira do Riachão

Além das fiscalizações semanais nos bancos do município, o Procon de São João dos Patos fiscaliza, uma vez por mês, agências bancárias dos municípios próximos. Com aproximadamente 26 km de distância, a cidade de Sucupira do Riachão foi uma das localidades que teve as agências bancárias. Na ocasião, a equipe de fiscalização constatou que o Bradesco estava fechado e o não funcionamento ocorria há 15 dias devido ao período de férias do gerente. Devido a falha na prestação do serviço bancário a agência foi autuada e voltou a funcionar.

A iniciativa em vistoriar os bancos da região objetiva melhorar os serviços prestados pelas agências bancárias em cada município e, desta forma, diminuir a sobrecarga dos bancos de São João dos Patos. O Instituto em São João dos Patos vai realizar ações de fiscalização nas agências bancárias das cidades de Nova Iorque, Pastos Bons, Paraibano e Passagem Franca.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.