Operação Irmandade

Vice é convocada para assumir o comando da Prefeitura de Pinheiro

Ana Paula Lobato (PDT) assumirá cargo na segunda-feira (17), em virtude do afastamento do prefeito Luciano Genésio (PP), alvo de operação da Polícia Federal.

Gilberto Léda

Atualizada em 26/03/2022 às 18h37
Ana Paula Lobato deve ser empossada na segunda-feira
Ana Paula Lobato deve ser empossada na segunda-feira (Reprodução/Instagram)

PINHEIRO - A vice-prefeita de Pinheiro, Ana Paula Lobato (PDT), foi convocada na quinta-feira (13) pelo presidente da Câmara de Pinheiro, Eliseu de Tantan (PP), para assumir o comando da Prefeitura Municipal. A posse está marcada para as 17h da próxima segunda-feira (17).

A pedetista assumirá o posto em virtude do afastamento do prefeito Luciano Genésio (PP), ocorrida na quarta-feira (12), por decisão do desembargador federal Cândido Ribeiro do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).

Genésio foi alvo da Operação Irmandade, deflagrada nesta semana pela Polícia Federal contra fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro no âmbito do Município de Pinheiro, envolvendo verbas federais do Fundo Nacional de Saúde e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica.

O prefeito diz que enfrentará o processo “com serenidade e humildade” e que apresentará sua defesa “estando sempre à disposição das autoridades”. Ele também está proibido de entrar no prédio da Prefeitura.

Durante a ação, a Polícia Federal apreendeu um relógio da marca Rolex e R$ 12,9 mil em dinheiro vivo ao cumprir mandados de busca e apreensão em Pinheiro, São Luís e Palmeirândia. Segundo a PF, a investigação se concentra em contratos da ordem de R$ 38 milhões.

“Foram localizados diversos indícios no sentido de que o proprietário de fato dessas empresas seria o gestor público municipal, o que se confirmou por meio da análise das movimentações bancárias. Nessa oportunidade, constatou-se que parte dos pagamentos realizados pelo Poder Público para tais empresas era revertido para as contas do servidor público”, afirmaram os federais, em nota.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.