Operação Irmandade

Alvo da Polícia Federal, prefeito de Pinheiro diz que se defenderá

Luciano Genésio diz que enfrentará o processo "com serenidade e humildade" e que apresentará sua defesa "estando sempre à disposição das autoridades".

Gilberto Léda

Atualizada em 26/03/2022 às 18h38
Luciano Genésio acabou afastado do cargo
Luciano Genésio acabou afastado do cargo (Foto: Divulgação)

PINHEIRO - O prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio, emitiu na tarde desta quarta-feira (12) nota oficial sobre a Operação Irmandade, deflagrada pela Polícia Federal contra fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro no âmbito do Município de Pinheiro, envolvendo verbas federais do Fundo Nacional de Saúde e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica.

No comunicado, Genésio diz que enfrentará o processo “com serenidade e humildade” e que apresentará sua defesa “estando sempre à disposição das autoridades”.

Apreensões - Durante a ação, a Polícia Federal apreendeu um relógio da marca Rolex e R$ 12,9 mil em dinheiro vivo ao cumprir mandados de busca e apreensão em Pinheiro, São Luís e Palmeirândia. O prefeito acabou também afastado do cargo, por decisão da Justiça Federal - a vice-prefeita, Ana Paula Lobato, deve assumir nos próximos dias.

Segundo a PF, a investigação se concentra em contratos da ordem de R$ 38 milhões. “Foram localizados diversos indícios no sentido de que o proprietário de fato dessas empresas seria o gestor público municipal, o que se confirmou por meio da análise das movimentações bancárias. Nessa oportunidade, constatou-se que parte dos pagamentos realizados pelo Poder Público para tais empresas era revertido para as contas do servidor público”, afirmaram os federais, em nota.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.