Capa (Foto: PH)
[imi-shortcode-hidden]
-----------------------------------------------------------
CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA
-----------------------------------------------------------
O Jantar no Ramalhete
Os Maias, um dos mais famosos romances de Eça de Queirós, não é desconhecido dos alunos que frequentam o ensino secundário. Trata-se de um título de leitura obrigatória e que leva os estudantes a descobrir o famoso Ramalhete e a história de Carlos da Maia e Maria Eduarda da Maia, bem como de outras personagens como Maria Monforte, Afonso da Maia ou João da Ega.
Na Escola de Comércio de Lisboa (ECL), a leitura de Os Maias não foi exceção, mas os alunos foram mais longe e procuraram transmitir o que aprenderam de maneira criativa.
Os alunos dos cursos de Cozinha e de Restaurante foram desafiados a ler o livro e a desenvolver um projeto inspirado no mesmo, com base nas qualificações adquiridas nos seus cursos.
E lançaram um projeto a que eles chamaram o Jantar no Ramalhete. Adequaram um conjunto de pratos que estão de acordo com alguns dos personagens.
Ou seja: os alunos das turmas de Cozinha e de Restaurante meteram, literalmente, as mãos na massa, e criaram pratos inspirados nos traços físicos e psicológicos dos principais personagens do famoso romance de Eça de Queirós.
O Jantar no Ramalhete...2
Assim, para o Jantar no Ramalhete, que virou lenda na imprensa portuguesa, os alunos criaram seis pratos inspirados em seis personagens.
Para o amuse-bouche, a escolha recaiu em Maria Monforte, representada num “Croquete de legumes assados com maionese de manjericão e lima”, um prato que, segundo os alunos, simboliza o individualismo e o egocentrismo da personagem.
A entrada foi dedicada a João da Ega e ao seu caráter provocador, mas também ao seu lado romântico com um “Tartar de Atum”.
Maria Eduarda da Maia surge representada numa sopa de “Creme de Beterraba com Ovo Escalfado”, onde o creme de cor avermelhada revela a paixão e a fatalidade da personagem, já o ovo escalfado simboliza a sua delicadeza.
O Jantar no Ramalhete...3
Para Carlos da Maia foi pensado um peixe “Raia à Lagareiro”, onde o equilíbrio do prato representa a condição profissional de Carlos, médico, logo, foi feita uma escolha saudável. Já Afonso da Maia vê os seus princípios e valores tradicionais plasmados num “Borrego assado no forno com arroz de cogumelos”, que é também uma referência às Beiras, de onde a família é originária.
Para terminar, a sobremesa de “Pudim de Ovos” retrata Pedro da Maia, que surge na obra como uma personagem frágil e com uma educação fortemente católica – daí a escolha de um doce conventual.
Foi Apenas um Acidente
Estreou nos cinemas brasileiros um dos principais candidatos ao Oscar de melhor filme internacional – portanto, um dos grandes rivais na campanha de O Agente Secreto (2025) na premiação da Academia de Hollywood.
Aliás, Foi Apenas um Acidente (2025), do diretor e roteirista iraniano Jafar Panahi e o representante brasileiro correm na mesma raia.
Ambos podem ser definidos como um thriller político; ambos retratam a vida sob um governo autoritário, sempre impregnada pelo medo; ambos mostram como a memória e a verdade podem ser turvas ou até manipuladas; ambos abordam a dificuldade de lidar com um trauma que é tanto pessoal quanto coletivo; ambos têm personagens estranhos uns aos outros que se reúnem por uma causa comum; ambos pontuam a tensão e a violência com momentos cômicos; ambos terminam com um convite para o espectador refletir sobre o significado da última cena.
Curiosamente, ambos começam na estrada, acompanhando a viagem de um carro. E ambos foram premiados no Festival de Cannes: Foi Apenas um Acidente levou a Palma de Ouro, e O Agente Secreto ganhou os troféus de direção (Kleber Mendonça Filho), ator (Wagner Moura) e melhor filme pela crítica.
Coração pegando fogo
Zelda Fitzgerald, autora do livro “Esta Valsa é Minha”, é uma das personagens mais interessantes do filme “Meia-Noite em Paris”, que vez por outra revejo só para matar saudades da Cidade-Luz.
É famosa a frase de Zelda, após mais uma crise com o seu marido Scott Fitzgerald:
– Chamem os bombeiros! – ela teria berrado, num hotel em Paris, para avisar que seu coração estava pegando fogo.
Poesia
Não faz mal que amanheça devagar, nos diz Geir Campos, num dos mais belos poemas da língua (Alba).
As flores não têm pressa, nem os frutos. Sabem que a vagareza dos minutos, adoça mais o outono por chegar.
Por isso não faz mal que devagar o dia vença a noite nos seus redutos de leste.
O que nos cabe é ter os olhos enxutos e a intenção de madrugar.
Cinema: frases que eu ouvi
O tempo apaga a memória, uma lei orgânica, mas trago na visão do passado a lembrança de frases e cenas de alguns filmes a que assisti.
Uma delas foi no filme de Roberto Rossellini, Roma, Cidade Aberta, quando o notável ator que era Aldo Fabrizi faz o papel de um padre que era contra o nazismo e foi condenado à morte pelos próprios italianos, o que é gravíssimo. Afinal eram os dias do movimento do “neo-realismo”.
O velho padre vai andando para ser fuzilado e os grandes da igreja mandaram um padre bem jovem, inexperiente, para dar consolo a um religioso idoso e que conhecia os segredos da vida, da morte e da fé. O padre novinho se aproxima do condenado e diz: “Coragem e fé, padre”. E o personagem de Fabrizi responde: “Eu sei, morrer não é difícil, o mais difícil mesmo é viver.”
Cinema: frases que eu ouvi...2
Depois tem um filme nacional, creio mesmo que foi “Pixote, a Lei do Mais Fraco”, que vi pela primeira vez numa sala de cinema em Paris e, também, pela primeira vez, vi a plateia ficar, por mais de dez minutos, de pé, aplaudindo a película cujo roteiro, de Hector Babenco e Jorge Durán, é baseado no livro de romance-reportagem Infância dos Mortos, do escritor maranhense José Louzeiro, o qual serviu de mote, recentemente, para a brilhante tese de doutorado em História da jornalista Bruna Castelo Branco.
No filme, a atriz Marília Pera, admirável intérprete, tenta consolar um garoto sem família, doente e com fome. Ela o acaricia, deita no colo, descobre um dos seus seios sem leite e deixa o menino sugar, tudo indica ainda com inocência, como se pudesse surgir alimento de seios secos e também tão sofridos.
E o diálogo entre Liv Ulmann e Ingrid Bergman, como mãe e filha que se odeiam e desprezam em Sonata de Outono.
E agora uma frase, a preferida de Vivien Leigh em E O Vento Levou diante de um desgosto: “Só vou pensar nesses problemas e tristezas amanhã”.
[imi-shortcode-hidden]
DE RELANCE
Mistérios de um espelho
Você enfrenta todos os dias uma luta para encontrar sua figura humana e se possível sua essência mesmo estando diante de um espelho.
É uma das lutas das mais desafiadoras, ou seja, você ter como adversário nada mais nada menos do que você próprio. E caso se veja refletido no espelho, ficará em dúvida se terá compaixão ou piedade diante de certas atitudes.
Não dou continuidade ao que escrevi acima e quero confessar que acredito que ainda existem homens que conseguem manter esse diálogo consigo mesmo. Creio que certas atitudes nascem do amor a si próprio mesmo em comparação com o de pessoas que sofrem ou não teriam condições de vencer na vida.
Esse movimento sinfônico em torno de mais de uma centena de mortos durante uma operação policial no Rio de Janeiro, é um bom exemplo. É preciso não perder o realismo, mas sempre acompanhado do perdão.
Afinal, quando a idade vai chegando sempre é implacável na vida de todas as pessoas. Aquela idade que não permite mais experiências efervescentes.
Hoje o sexo parece ser algo naturalíssimo para tanta gente. Confundem sexo com desejo forte e relutante impulso, incontrolável. Podem estar certos porque o chamado “animadivertir” pode ser dividido em várias palavrinhas. Mas não se divide porque o desejo sexual tem uma vida muito longa e se esconde e domina a cabeça, visa o desejo, quando nossos olhos e outros sentimentos se reúnem. Então?
Acesso a crédito custa alto
Amplo, mas caro e desestruturado. Foi assim que economistas descrevem a situação atual do acesso a crédito no Brasil. E ponderam que o cenário contribui para o crescimento da economia do país, mas alertam que, a longo prazo, provoca alta no endividamento e no comprometimento de renda das famílias.
A verdade é que todo mundo tem acesso a crédito, inclusive quem está negativado. Mas, estruturalmente, isso não garante uma continuidade para o Brasil funcionar bem ao longo do tempo. É dinheiro para consumo.
Vale observar que, muitas vezes, o juro dos empréstimos atinge patamares abusivos. Grande parte das famílias paga juro muito alto. Não é o juro da Selic. Quem dera que fosse. É muito longe disso.
Arquitetos da IA
A revista americana Time escolheu não uma, mas oito personalidades do ano em 2024. Trata-se dos "arquitetos da IA", e a capa mostra CEOs de grandes empresas de tecnologia, como Mark Zuckerberg (Meta), Lisa Su (AMD), Elon Musk (Tesla, SpaceX), Jensen Huang (Nvidia), Sam Altman (OpenAI) e Dario Amodei (Anthropic), além da cientista Fei-Fei Li, pioneira nas pesquisas em IA, e Demis Hassabis, líder do laboratório de IA do Google.
O anúncio foi feito ontem. Na imagem, gerada por IA, as "personalidades" estão sentadas em uma estrutura de aço no topo de um prédio. A obra faz referência à famosa foto tirada em 1932 de 11 operários descansando em cima de uma viga durante a construção do arranha-céu Rockefeller Plaza, em Nova York.
Onde o tráfico e o rock se encontram
Viva rápido e morra jovem, pregavam vanguardistas do rock´n´roll. Era uma época de revolta contra tudo que cheirasse a mofo, antigo. Vale também para explicar como milhares de jovens continuam a sucumbir em confronto com policiais e rivais do crime, sobretudo no Brasil.
E que o tráfico de drogas dobra os ganhos (e os riscos) para os adolescentes. O perigo vira glamour.
Eu ou você intuímos isso, nossos pais já alertavam, mas estudos científicos agora comprovam essa simbiose mortífera. Um deles, intitulado “Vivendo no limite: entrada, carreira e saída de jovens em gangues de tráfico de drogas”, foi escrito por dois estudantes de Economia. Mesmo publicado no final de 2015, o artigo continua atual e ajuda a entender a morte de 121 pessoas durante a mais letal operação policial já realizada no Brasil, há poucas semanas, no Rio de Janeiro.
Onde o tráfico e o rock se encontram...2
O estudo se embasa em entrevistas feitas com 230 cariocas da periferia. Vantagem financeira é, sem qualquer surpresa, o principal motivo pelo qual jovens migram para o crime, em locais com pouca oferta de salário decente.
Na época do estudo, os iniciantes nas quadrilhas ganhavam, em média, US$ 316 por mês (cerca de R$ 1,7 mil), o dobro do que esses adolescentes ganhariam se estivessem trabalhando no setor formal.
E com plano de carreira informal: a “firma” do tráfico opera como empresa. Tem vendedores iniciantes, soldados intermediários e gerentes no topo. Ideal para jovens com hormônios a mil darem vazão à adrenalina, como andar armados, feito Rambos juvenis. O que também serve para atrair namoradas e conferir poder.
Os riscos, claro, são enormes. Ao final de dois anos, 20% dos depoentes haviam morrido. A constatação final do trabalho acadêmico é que, para driblar atrativos do crime, é essencial que as políticas públicas elevem o valor da educação. Uma alternativa é criar programas de transferência de renda condicionada à frequência escolar. Outra é colégios de turno integral, tirando os jovens das ruas.
[imi-shortcode-hidden]
Síndrome do intestino irritado
A doença de crohn é uma inflamação crônica que pode afetar todo o trato gastrointestinal, como boca, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e a região do ânus. Ela pode se iniciar em qualquer idade mas, normalmente, afeta pessoas a partir de 18 anos.
Infelizmente, a causa é desconhecida, mas alguns estudos sugerem que os motivos do desenvolvimento da doença estão associados ao local onde o paciente mora, estresse, poluição, uso indiscriminado de antibióticos na infância, pouco tempo de amamentação e tabagismo.
Síndrome do intestino irritado…2
Quais são os sintomas? Aumento do número de evacuações; Sangue nas fezes; Muco; Febre; Emagrecimento; Dor na barriga; Anemia, Desidratação; Dores nas articulações.
Nem sempre é fácil fazer o diagnóstico da doença de crohn. Isso porque o médico precisará avaliar a histórica clínica do paciente, além de solicitar exames de sangue e de fezes. Mas, em muitos casos, o especialista solicita dois exames: Colonoscopia: para avaliar o ânus, reto e intestino grosso; Endoscopia: para avaliar esôfago, estômago, boca e duodeno.
É importante saber que a doença de crohn não tem cura e o foco do tratamento é desinflamar o intestino para aumentar o período de remissão dos sintomas.
Para escrever na pedra:
“Há mais coisas no céu e na terra, Horácio, do que sonha a tua vã filosofia”. De William Shakespeare.
TRIVIAL VARIADO
Confusão: Gerou grande repercussão a confusão envolvendo três casais que se divertiam privadamente na capital maranhense. O que dizem é que o acordo de confidencialidade firmado entre eles foi quebrado por um dos participantes. Como dizia um velho amigo do PH: “Quando mais de uma pessoa sabe, acabou o segredo”.
Setembro 5: A Netflix acaba de receber Setembro 5, drama histórico que revisita o Massacre de Munique de 1972 sob uma perspectiva inédita: a da equipe de transmissão da ABC Sports.
Tem mais: O filme acompanha jornalistas esportivos que, em plena cobertura dos Jogos Olímpicos, são obrigados a abandonar o tom leve das competições para relatar ao vivo uma crise global em desenvolvimento.
Aclamação: Com apenas 94 minutos, o longa Setembro 5 se destaca por ser intenso, conciso e ideal para quem busca um filme marcante sem precisar passar horas diante da TV. A recepção da crítica confirma o impacto: 90% de aprovação do público, consolidando-o como uma das obras mais aclamadas lançadas recentemente.
Natal: O Natal de 2025 será marcado por dois recordes – a menor taxa de desemprego da história e a maior taxa de inadimplência já registrada. Com isso, se por um lado, mais pessoas receberão salário e décimo-terceiro e assim poderão ir às compras.
Natal…2:: Por outro é um aviso para que as pessoas não comprem a prazo, pois com a taxa de juro em 15% ao ano na base e se multiplicando na ponta, a tendência é o aumento da inadimplência.
Natal…3: Todo o cuidado é pouco. Especialistas analizam que comprar a prazo é quase um suicídio financeiro, especialmente se a compra for feita nos carnês das lojas ou no rotativo dos cartões de crédito.