(Divulgação)

PH

 (Divulgação)

Capa (Foto: PH)

-----------------------------------------------------------

CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA

-----------------------------------------------------------

O Jantar no Ramalhete

Os Maias, um dos mais famosos romances de Eça de Queirós, não é desconhecido dos alunos que frequentam o ensino secundário. Trata-se de um título de leitura obrigatória e que leva os estudantes a descobrir o famoso Ramalhete e a história de Carlos da Maia e Maria Eduarda da Maia, bem como de outras personagens como Maria Monforte, Afonso da Maia ou João da Ega.

Na Escola de Comércio de Lisboa (ECL), a leitura de Os Maias não foi exceção, mas os alunos foram mais longe e procuraram transmitir o que aprenderam de maneira criativa.

Os alunos dos cursos de Cozinha e de Restaurante foram desafiados a ler o livro e a desenvolver um projeto inspirado no mesmo, com base nas qualificações adquiridas nos seus cursos.

E lançaram um projeto a que eles chamaram o Jantar no Ramalhete. Adequaram um conjunto de pratos que estão de acordo com alguns dos personagens.

Ou seja: os alunos das turmas de Cozinha e de Restaurante meteram, literalmente, as mãos na massa, e criaram pratos inspirados nos traços físicos e psicológicos dos principais personagens do famoso romance de Eça de Queirós.

O Jantar no Ramalhete...2

Assim, para o Jantar no Ramalhete, que virou lenda na imprensa portuguesa, os alunos criaram seis pratos inspirados em seis personagens.

Para o amuse-bouche, a escolha recaiu em Maria Monforte, representada num “Croquete de legumes assados com maionese de manjericão e lima”, um prato que, segundo os alunos, simboliza o individualismo e o egocentrismo da personagem.

A entrada foi dedicada a João da Ega e ao seu caráter provocador, mas também ao seu lado romântico com um “Tartar de Atum”.

Maria Eduarda da Maia surge representada numa sopa de “Creme de Beterraba com Ovo Escalfado”, onde o creme de cor avermelhada revela a paixão e a fatalidade da personagem, já o ovo escalfado simboliza a sua delicadeza.

O Jantar no Ramalhete...3

Para Carlos da Maia foi pensado um peixe “Raia à Lagareiro, onde o equilíbrio do prato representa a condição profissional de Carlos, médico, logo, foi feita uma escolha saudável. Já Afonso da Maia vê os seus princípios e valores tradicionais plasmados num “Borrego assado no forno com arroz de cogumelos, que é também uma referência às Beiras, de onde a família é originária.

Para terminar, a sobremesa de “Pudim de Ovos retrata Pedro da Maia, que surge na obra como uma personagem frágil e com uma educação fortemente católica – daí a escolha de um doce conventual.

Foi Apenas um Acidente

Estreou nos cinemas brasileiros um dos principais candidatos ao Oscar de melhor filme internacional – portanto, um dos grandes rivais na campanha de O Agente Secreto (2025) na premiação da Academia de Hollywood.

Aliás, Foi Apenas um Acidente (2025), do diretor e roteirista iraniano Jafar Panahi e o representante brasileiro correm na mesma raia.

Ambos podem ser definidos como um thriller político; ambos retratam a vida sob um governo autoritário, sempre impregnada pelo medo; ambos mostram como a memória e a verdade podem ser turvas ou até manipuladas; ambos abordam a dificuldade de lidar com um trauma que é tanto pessoal quanto coletivo; ambos têm personagens estranhos uns aos outros que se reúnem por uma causa comum; ambos pontuam a tensão e a violência com momentos cômicos; ambos terminam com um convite para o espectador refletir sobre o significado da última cena.

Curiosamente, ambos começam na estrada, acompanhando a viagem de um carro. E ambos foram premiados no Festival de Cannes: Foi Apenas um Acidente levou a Palma de Ouro, e O Agente Secreto ganhou os troféus de direção (Kleber Mendonça Filho), ator (Wagner Moura) e melhor filme pela crítica.

Coração pegando fogo

Zelda Fitzgerald, autora do livro “Esta Valsa é Minha”, é uma das personagens mais interessantes do filme “Meia-Noite em Paris”, que vez por outra revejo só para matar saudades da Cidade-Luz.

É famosa a frase de Zelda, após mais uma crise com o seu marido Scott Fitzgerald:

– Chamem os bombeiros! – ela teria berrado, num hotel em Paris, para avisar que seu coração estava pegando fogo.

Poesia

Não faz mal que amanheça devagar, nos diz Geir Campos, num dos mais belos poemas da língua (Alba).

As flores não têm pressa, nem os frutos. Sabem que a vagareza dos minutos, adoça mais o outono por chegar.

Por isso não faz mal que devagar o dia vença a noite nos seus redutos de leste.

O que nos cabe é ter os olhos enxutos e a intenção de madrugar.

Cinema: frases que eu ouvi

O tempo apaga a memória, uma lei orgânica, mas trago na visão do passado a lembrança de frases e cenas de alguns filmes a que assisti.

Uma delas foi no filme de Roberto Rossellini, Roma, Cidade Aberta, quando o notável ator que era Aldo Fabrizi faz o papel de um padre que era contra o nazismo e foi condenado à morte pelos próprios italianos, o que é gravíssimo. Afinal eram os dias do movimento do “neo-realismo”.

O velho padre vai andando para ser fuzilado e os grandes da igreja mandaram um padre bem jovem, inexperiente, para dar consolo a um religioso idoso e que conhecia os segredos da vida, da morte e da fé. O padre novinho se aproxima do condenado e diz: “Coragem e fé, padre”. E o personagem de Fabrizi responde: “Eu sei, morrer não é difícil, o mais difícil mesmo é viver.”

Cinema: frases que eu ouvi...2

Depois tem um filme nacional, creio mesmo que foi “Pixote, a Lei do Mais Fraco”, que vi pela primeira vez numa sala de cinema em Paris e, também, pela primeira vez, vi a plateia ficar, por mais de dez minutos, de pé, aplaudindo a película cujo roteiro, de Hector Babenco e Jorge Durán, é baseado no livro de romance-reportagem Infância dos Mortos, do escritor maranhense José Louzeiro, o qual serviu de mote, recentemente, para a brilhante tese de doutorado em História da jornalista Bruna Castelo Branco.

No filme, a atriz Marília Pera, admirável intérprete, tenta consolar um garoto sem família, doente e com fome. Ela o acaricia, deita no colo, descobre um dos seus seios sem leite e deixa o menino sugar, tudo indica ainda com inocência, como se pudesse surgir alimento de seios secos e também tão sofridos.

E o diálogo entre Liv Ulmann e Ingrid Bergman, como mãe e filha que se odeiam e desprezam em Sonata de Outono.

E agora uma frase, a preferida de Vivien Leigh em E O Vento Levou diante de um desgosto: “Só vou pensar nesses problemas e tristezas amanhã”.

DE RELANCE

Mistérios de um espelho

Você enfrenta todos os dias uma luta para encontrar sua figura humana e se possível sua essência mesmo estando diante de um espelho.

É uma das lutas das mais desafiadoras, ou seja, você ter como adversário nada mais nada menos do que você próprio. E caso se veja refletido no espelho, ficará em dúvida se terá compaixão ou piedade diante de certas atitudes.

Não dou continuidade ao que escrevi acima e quero confessar que acredito que ainda existem homens que conseguem manter esse diálogo consigo mesmo. Creio que certas atitudes nascem do amor a si próprio mesmo em comparação com o de pessoas que sofrem ou não teriam condições de vencer na vida.

Esse movimento sinfônico em torno de mais de uma centena de mortos durante uma operação policial no Rio de Janeiro, é um bom exemplo. É preciso não perder o realismo, mas sempre acompanhado do perdão. 

Afinal, quando a idade vai chegando sempre é implacável na vida de todas as pessoas. Aquela idade que não permite mais experiências efervescentes.

Hoje o sexo parece ser algo naturalíssimo para tanta gente. Confundem sexo com desejo forte e relutante impulso, incontrolável. Podem estar certos porque o chamado “animadivertir” pode ser dividido em várias palavrinhas. Mas não se divide porque o desejo sexual tem uma vida muito longa e se esconde e domina a cabeça, visa o desejo, quando nossos olhos e outros sentimentos se reúnem. Então?

Acesso a crédito custa alto

Amplo, mas caro e desestruturado. Foi assim que economistas descrevem a situação atual do acesso a crédito no Brasil. E ponderam que o cenário contribui para o crescimento da economia do país, mas alertam que, a longo prazo, provoca alta no endividamento e no comprometimento de renda das famílias.

A verdade é que todo mundo tem acesso a crédito, inclusive quem está negativado. Mas, estruturalmente, isso não garante uma continuidade para o Brasil funcionar bem ao longo do tempo. É dinheiro para consumo.

Vale observar que, muitas vezes, o juro dos empréstimos atinge patamares abusivos. Grande parte das famílias paga juro muito alto. Não é o juro da Selic. Quem dera que fosse. É muito longe disso. 

Arquitetos da IA

A revista americana Time escolheu não uma, mas oito personalidades do ano em 2024. Trata-se dos "arquitetos da IA", e a capa mostra CEOs de grandes empresas de tecnologia, como Mark Zuckerberg (Meta), Lisa Su (AMD), Elon Musk (Tesla, SpaceX), Jensen Huang (Nvidia), Sam Altman (OpenAI) e Dario Amodei (Anthropic), além da cientista Fei-Fei Li, pioneira nas pesquisas em IA, e Demis Hassabis, líder do laboratório de IA do Google.

O anúncio foi feito ontem. Na imagem, gerada por IA, as "personalidades" estão sentadas em uma estrutura de aço no topo de um prédio. A obra faz referência à famosa foto tirada em 1932 de 11 operários descansando em cima de uma viga durante a construção do arranha-céu Rockefeller Plaza, em Nova York.

Onde o tráfico e o rock se encontram

Viva rápido e morra jovem, pregavam vanguardistas do rock´n´roll. Era uma época de revolta contra tudo que cheirasse a mofo, antigo. Vale também para explicar como milhares de jovens continuam a sucumbir em confronto com policiais e rivais do crime, sobretudo no Brasil.

E que o tráfico de drogas dobra os ganhos (e os riscos) para os adolescentes. O perigo vira glamour.

Eu ou você intuímos isso, nossos pais já alertavam, mas estudos científicos agora comprovam essa simbiose mortífera. Um deles, intitulado “Vivendo no limite: entrada, carreira e saída de jovens em gangues de tráfico de drogas”, foi escrito por dois estudantes de Economia. Mesmo publicado no final de 2015, o artigo continua atual e ajuda a entender a morte de 121 pessoas durante a mais letal operação policial já realizada no Brasil, há poucas semanas, no Rio de Janeiro.

Onde o tráfico e o rock se encontram...2

O estudo se embasa em entrevistas feitas com 230 cariocas da periferia. Vantagem financeira é, sem qualquer surpresa, o principal motivo pelo qual jovens migram para o crime, em locais com pouca oferta de salário decente.

Na época do estudo, os iniciantes nas quadrilhas ganhavam, em média, US$ 316 por mês (cerca de R$ 1,7 mil), o dobro do que esses adolescentes ganhariam se estivessem trabalhando no setor formal.

E com plano de carreira informal: a “firma” do tráfico opera como empresa. Tem vendedores iniciantes, soldados intermediários e gerentes no topo. Ideal para jovens com hormônios a mil darem vazão à adrenalina, como andar armados, feito Rambos juvenis. O que também serve para atrair namoradas e conferir poder.

Os riscos, claro, são enormes. Ao final de dois anos, 20% dos depoentes haviam morrido. A constatação final do trabalho acadêmico é que, para driblar atrativos do crime, é essencial que as políticas públicas elevem o valor da educação. Uma alternativa é criar programas de transferência de renda condicionada à frequência escolar. Outra é colégios de turno integral, tirando os jovens das ruas.

Síndrome do intestino irritado

A doença de crohn é uma inflamação crônica que pode afetar todo o trato gastrointestinal, como boca, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e a região do ânus. Ela pode se iniciar em qualquer idade mas, normalmente, afeta pessoas a partir de 18 anos.

Infelizmente, a causa é desconhecida, mas alguns estudos sugerem que os motivos do desenvolvimento da doença estão associados ao local onde o paciente mora, estresse, poluição, uso indiscriminado de antibióticos na infância, pouco tempo de amamentação e tabagismo.

Síndrome do intestino irritado…2

Quais são os sintomas? Aumento do número de evacuações; Sangue nas fezes; Muco; Febre; Emagrecimento; Dor na barriga; Anemia, Desidratação; Dores nas articulações.

Nem sempre é fácil fazer o diagnóstico da doença de crohn. Isso porque o médico precisará avaliar a histórica clínica do paciente, além de solicitar exames de sangue e de fezes. Mas, em muitos casos, o especialista solicita dois exames: Colonoscopia: para avaliar o ânus, reto e intestino grosso; Endoscopia: para avaliar esôfago, estômago, boca e duodeno.

É importante saber que a doença de crohn não tem cura e o foco do tratamento é desinflamar o intestino para aumentar o período de remissão dos sintomas.

Para escrever na pedra:

“Há mais coisas no céu e na terra, Horácio, do que sonha a tua vã  filosofia”.  De William Shakespeare.

 TRIVIAL VARIADO

Confusão: Gerou grande repercussão a confusão envolvendo três casais que se divertiam privadamente na capital maranhense. O que dizem é que o acordo de confidencialidade firmado entre eles foi quebrado por um dos participantes. Como dizia um velho amigo do PH: “Quando mais de uma pessoa sabe, acabou o segredo”.

Setembro 5: A Netflix acaba de receber Setembro 5, drama histórico que revisita o Massacre de Munique de 1972 sob uma perspectiva inédita: a da equipe de transmissão da ABC Sports. 

Tem mais: O filme acompanha jornalistas esportivos que, em plena cobertura dos Jogos Olímpicos, são obrigados a abandonar o tom leve das competições para relatar ao vivo uma crise global em desenvolvimento.

Aclamação: Com apenas 94 minutos, o longa Setembro 5 se destaca por ser intenso, conciso e ideal para quem busca um filme marcante sem precisar passar horas diante da TV. A recepção da crítica confirma o impacto: 90% de aprovação do público, consolidando-o como uma das obras mais aclamadas lançadas recentemente.

Natal: O Natal de 2025 será marcado por dois recordes – a menor taxa de desemprego da história e a maior taxa de inadimplência já registrada. Com isso, se por um lado, mais pessoas receberão salário e décimo-terceiro e assim poderão ir às compras.

Natal…2:: Por outro é um aviso para que as pessoas não comprem a prazo, pois com a taxa de juro em 15% ao ano na base e se multiplicando na ponta, a tendência é o aumento da inadimplência.

Natal…3: Todo o cuidado é pouco. Especialistas analizam que comprar a prazo é quase um suicídio financeiro, especialmente se a compra for feita nos carnês das lojas ou no rotativo dos cartões de crédito.

 (Divulgação)

O CEO da Operadora de Internet Maxx Augusto Diniz e o Diretor de Operações Jeferson Bandeira anunciam a nova opção de internet premium de 1000 Mega (Foto: Divulgação)

Mercado de alta performance

Num cenário em que a demanda por velocidade, estabilidade e confiabilidade cresce em ritmo acelerado, a operadora Maxx dá um passo estratégico e lança no mercado sua nova conexão de internet de 1000 Mega, voltada especialmente para consumidores premium – profissionais, criadores de conteúdo e famílias altamente conectadas, que precisam de internet robusta para múltiplas atividades simultâneas.

A novidade chega em um momento em que a digitalização do cotidiano já não é tendência, mas realidade consolidada.

Reuniões online, plataformas de streaming, jogos em nuvem, dispositivos inteligentes e backups constantes em nuvem pressionam a necessidade de conexões cada vez mais rápidas e consistentes.

É nesse contexto que a Maxx busca se diferenciar ao apresentar sua solução de gigavelocidade.

Uma experiência mais fluida

O plano de internet de 1000 Mega da Maxx foi concebido para entregar um salto significativo em desempenho.

A proposta, segundo a operadora, é permitir que o usuário realize tarefas profissionais e de entretenimento ao mesmo tempo, sem perda de estabilidade – desde videoconferências em alta definição até transmissões, downloads pesados ou uso simultâneo por vários dispositivos conectados.

De acordo com Jeferson Bandeira, Diretor de Operações da operadora, “a tecnologia empregada na estrutura do novo serviço reforça a confiança da marca em levar ao consumidor ainda mais conforto digital e performance superior, acompanhando a evolução das necessidades de um público cada vez mais exigente quando o assunto é conexão de internet” explica.

Estratégia de competitividade

O lançamento também reflete o movimento crescente da operadora Maxx que investe em tecnologias de fibra óptica e produtos de valor agregado para aumentar a competitividade.

Para a Maxx, ampliar o portfólio com um serviço desse porte significa posicionar-se de forma mais robusta no segmento premium, um mercado que valoriza qualidade e paga por desempenho.

“A expansão do portfólio reafirma nosso compromisso em inovar sempre, e entregar soluções eficientes, inovadoras e alinhadas às necessidades atuais dos usuários”, destaca Augusto Diniz, CEO da MAXX.

Novo livro de Dionisio Neto

Há muitos radicado em São Paulo, onde fez carreira vitoriosa como ator, diretor e escritor de teatro, Dionisio Neto, filho do meu saudoso amigo Raimundo Assub (ex-vereador de São Luís), lançará no início de 2026 o seu primeiro livro infantil: Miguel e Helena, sobre um menino que não gosta de brincadeiras de menino e se apaixona por uma menina que não gosta de brincadeiras de menina.

O livro será lançado com o selo da Editora Tapioca. E Dionísio também lançará o romance “Perla.Stuart - o ex-marido”, a segunda parte da trilogia que também conta com “Perla Stuart - a ex-mulher” e “Perla Stuart - os ex-amantes”.

Em abril, o artista maranhense estará na Flipoços (Poços de Caldas -MG). E também ensaia o show teatral “O ator e os poetas” e voltará com “Carta ao pai”, de Franz Kafka, na Unibes Cultural, em São Paulo, para a primeira temporada oficial do espetáculo, que esteve em São Luís no Teatro da Cidade, em 2023.

Correios e greve prometida

A rotina de entregas dos Correios pode mudar já antes do Natal, afetando inclusive a tradicional campanha de cartinhas para o Papai Noel, devido à ameaça de greve dos trabalhadores a qualquer momento, após a falta de acordo com a direção da estatal.

Eles reivindicam reajuste salarial, correção pela inflação e o retorno de um benefício de fim de ano conhecido como “vale-peru”, no valor de R$ 2,5 mil, que não deve ser pago este ano, em meio à pior crise financeira da empresa, que alega não poder arcar com o peso do ajuste interno.

Em reunião ontem no Tribunal Superior do Trabalho (TST), a estatal propôs apenas prorrogar o acordo coletivo que vence na próxima segunda-feira (15). A prorrogação seria até fevereiro de 2026, mas sem contemplar reajustes ou melhorias no vale-refeição.

Com o impasse, a categoria marcou assembleia para a próxima terça (16), quando poderá deflagrar a paralisação prometida.

Amigos para sempre

Existem amizades que não têm prazo de validade. Duram para sempre.

Há mais de meio século, Lenita Lago Bello, Tiana Gomes Pereira e Marilete Viégas criaram fortes laços de amizade com este Repórter PH. Laços que começaram quando ainda pontificavam entre nós os seus maridos Newton de Barros Bello Filho, Clorisval Gomes Pereira e Washington Viégas, respectivamente.

Os três nos deixaram muito cedo e partiram para outras constelações, embora continuem muito vivos na nossa memória afetiva.

Quinta-feira, como acontece pelo menos uma vez por mês, nos reunimos para jantar e colocar as conversas em dia. E vivemos, no bistrot Grand Cru, uma noite farta de sabores, da boa música de Bruna Lussaray e rica de boas lembranças.

Para quem ama Natal

O Natal está logo ali e São Luís vive o clima de uma das datas mais festivas e bonitas do ano. As infinitas luzes piscantes e a decoração vermelha e verde estão por toda parte da cidade.

Parques, praças, shoppings, grandes avenidas e centros culturais são palco para celebrar o finalzinho de dezembro.

Dentro da programação oficial do Natal de 2025, prédios icônicos do centro histórico – a Catedral da Sé, o Palácio dos Leões, o Tribunal de Justiça e a praça Pedro II – são cenários produzidos com muita criatividade e bom gosto.

A região central da cidade conta com vários pontos iluminados, incluindo as pontes José Sarney e Bandeira Tribuzi. E no bairro do Calhau, a sensação é o Natal do IPEM, que em 2025 superou as edições anteriores.

Ceia natalina mais salgada

A ceia de Natal deve pesar mais no bolso de quem não abre mão de castanhas, nozes e cerejas neste fim de ano. Pesquisa de preços mostra que, apesar de a variação média dos 42 produtos analisados em supermercados ter ficado praticamente estável em 2025 – crescimento de apenas 0,20%, muito abaixo dos 6,56% registrados no ano passado –, alguns itens dispararam por fatores diretamente ligados ao campo, dentro e fora do Brasil.

A comparação foi feita entre a última semana de novembro e a primeira semana de dezembro de 2024 em relação ao mesmo período de 2025.

Os maiores saltos aconteceram na castanha-do-pará, nas nozes e na cereja. Já produtos básicos da agricultura nacional, como batata e arroz, ficaram mais baratos e ajudaram a segurar o índice geral.

Ceia natalina mais salgada...2

O grande vilão da ceia em 2025 é o clima. No caso da castanha-do-pará, foi registrada a maior quebra de safra em 20 anos, impactada por eventos climáticos como estiagens na Amazônia.

A situação se repete fora do país. Na Turquia, principal produtora mundial de nozes, geadas primaveris destruíram cerca de 22% da safra.

No Chile, a colheita de nozes traz ainda efeitos da safra de 2024: atrasos e problemas de maturação provocaram queda estimada em 30% da produção na época.

A cereja, outro ingrediente tradicional na mesa natalina, também ficou mais salgada. Além de problemas produtivos no Chile, um carregamento de 1.120 quilos precisou ser destruído no aeroporto de Guarulhos após a detecção da praga Brevipalpus chilensis, que ameaça culturas brasileiras como uva, cítricos e kiwi.

DE RELANCE

Homenagem a Elimar Figueiredo

A procuradora de justiça aposentada e ex-procuradora-geral de justiça, Elimar Figueiredo Almeida Silva, foi a grande homenageada no XV Congresso Estadual do Ministério Público do Maranhão.

Ela participou, na quinta-feira, 11, da mesa de diálogo “Ministério Público e 40 anos de redemocratização” ao lado do procurador-geral de justiça, Danilo de Castro, e da corregedora-geral do MPMA, Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro.

 A homenagem foi iniciada com um vídeo institucional narrando a trajetória da primeira procuradora-geral de justiça eleita após a Constituição de 1988. Elimar dedicou 42 anos de trabalho ao Ministério Público do Maranhão.

Ela contou que, ao cumprimentar Danilo de Castro, pela sua nomeação como chefe do MPMA, em 2024, ouviu dele: “as portas de nosso gabinete estão abertas porque esse gabinete é seu. E isso me deixou emocionada”.

Homenagem a Elimar Figueiredo...2

A corregedora-geral do MPMA declarou que a homenagem significa um merecido reconhecimento à primeira procuradora-geral de justiça do MPMA e do Brasil.

O procurador-geral de justiça afirmou que a homenageada é reconhecida pelas novas gerações de membros do Ministério Público como alguém que lutou e defendeu a instituição, os promotores de justiça e suas prerrogativas. “A doutora Elimar representa o esteio de uma instituição que despontava como muito importante para a sociedade, que é o Ministério Público. Vossa Excelência é exemplo de coerência, simplicidade, firmeza, competência e dedicação à instituição”, enumerou Danilo de Castro.

Ao agradecer o reconhecimento dos seus pares, a homenageada declarou a satisfação de ainda ser lembrada, aos 96 anos, e receber o carinho das administrações que a sucederam. “Foram 42 anos devotados ao Ministério Público. Estou aqui inteira, gratíssima e honrada”.

Marca Iury Costa em São Luís

A marca de moda Iury Costa marcou sua chegada a São Luís com um coquetel, na última quarta-feira (10), no Shopping da Ilha.

A grife, fundada em 2009 pelos irmãos Iury Costa e Amanda Costa, é reconhecida por seu DNA autoral e pela forte identidade estética que combina autenticidade, sensualidade e brasilidade.

Ele, estilista; ela, engenheira de produção. Criados no universo da confecção têxtil, uniram seus talentos para construir uma marca que traduz sonhos, afeto e expressão pessoal por meio da moda.

Marca Iury Costa em São Luís...2

Com atmosfera aconchegante e acolhedora, a nova loja  que segue o conceito arquitetônico característico da marca foi projetada para proporcionar uma experiência sensorial e imersiva.

Os ambientes lembram uma casa, um loft ou um closet, criando uma sensação íntima e elegante onde histórias podem ser vividas e compartilhadas.

O espaço conta com cerca de 60m 2, displays com fotos de campanhas, materiais institucionais e comerciais, além de layout minimalista que valoriza as peças e convida à descoberta.

Vendas do varejo recuaram

Apesar de as vendas no varejo terem crescido 0,5% em outubro no Brasil, o Maranhão teve retração de 1% no índice de volume de vendas comparado a setembro.

Mato Grosso foi a unidade da federação que registrou a maior retração - recuo de 1,8%. Em segundo vem o RS, com 1,2%, seguido pelo Maranhão, com queda de 1%.

Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados ontem.

Os segmentos de supermercados e artigos farmacêuticos acumulam, em 12 meses, 5% e 3,6% de expansão, respectivamente. A atividade de equipamentos de escritório, informática e comunicação teve a queda mais expressiva, acumulando retração de 14,7% em 12 meses.

Vendas do varejo recuaram...2

No comércio varejista ampliado, o volume de vendas nacional cresceu 1,1% em outubro.

A variação negativa de outubro vem depois de um mês bom para setembro. Projeta, ainda, que o varejo deve ser favorecido no Brasil e no Maranhão no próximo ano, visto que o aumento do salário mínimo e a desoneração de Imposto de Renda para pessoas que recebem até R$ 5 mil, associados à desinflação em curso, devem contribuir para a ampliação do poder de compra da população, com reflexos sobre as vendas do varejo.

Para escrever na pedra:

“Não há ninguém, mesmo sem cultura, que não se torne poeta quando o amor toma conta dele”. De Platão.

TRIVIAL VARIADO

Moraes: “Ditador psicopata”, foi como Sóstenes Cavalcante, líder do PL na Câmara (RJ), atacou o ministro do STF Alexandre de Moraes após o magistrado anular a votação que salvou o mandato da deputada bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP). Ele afirmou que Moraes abusa do próprio poder.

Economia: Dólar cai para R$ 5,40 com reunião do Copom e mercado externo. A Bolsa sobe 0,07% e supera os 159 mil pontos.

Sonia Couto: É grande a corrente de orações em São Luís, dos amigos e admiradores de Sônia Couto, pelo pronto restabelecimento de sua saúde, após a delicada cirurgia a que ela será submetida nesta sexta-feira, em São Paulo.

Tempestade: Comércio perde mais de R$ 50 milhões com falta de energia na capital paulista. A estimativa é da Associação Comercial do Estado de São Paulo.

Recuperação: A Americanas segue em recuperação judicial desde 2023, quando se descobriu um rombo contábil. Passou por forte enxugamento da operação, inclusive no Maranhão. Ainda assim, segue como uma varejista de grande porte.

 (Divulgação)

Os parceiros Rodolfo Almeida (Infovills) e Leandro Furlan, no lançamento do infoguia “Descomplica Destino - Lençóis Maranhenses” (Foto: Divulgação)

A viagem perfeita existe

O Guia Definitivo para a Viagem Perfeita existe, e acaba de ser lançado, tendo como primeiro destino os Lençóis Maranhenses, incluindo informações sobre as cidades de acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses que são Santo Amaro, Barreirinhas e o povoado de Atins.

A produtora de conteúdos digitais InfoVills, do empresário Rodolfo Almeida, lançou na Villa do Vinho Bistrô o “Descomplica Destino – Lençóis Maranhenses”, um guia multimídia completo, detalhado e confiável criado sobre os Lençóis Maranhenses, e o melhor, por quem entende do destino e das necessidades dos viajantes.

O projeto conta com a apresentação de Leandro Furlan, criador de conteúdo e especialista que mergulhou integralmente no desenvolvimento do guia, participando das vivências práticas nas cidades, curadoria e estruturação final do material.

O guia inaugura a plataforma Descomplica Destino – iniciativa que transforma informação turística em conhecimento estruturado, prático e totalmente confiável –, pensado tanto para turistas de outros lugares, quanto para maranhenses que desejam conhecer o destino com profundidade.

A viagem perfeita existe...2

O guia, já disponível em português, terá, no início de 2026, disponibilidade das versões em inglês, francês e espanhol – idiomas dos principais mercados emissores de turistas para os Lençóis Maranhenses.

Uma plataforma criada para revolucionar a experiência no planejamento de viagens, e que ajuda o turista a economizar tempo e fazer as melhores escolhas.

No evento de lançamento voltado para influenciadores digitais e imprensa especializada em turismo, o idealizador Rodolfo Almeida destacou os diferenciais que levaram o infoguia a ser posicionado como “O guia mais completo e confiável dos Lençóis Maranhenses”.

No evento de lançamento, foram mostrados alguns vídeos e o making off, que contou com uma profunda vivência real no destino.

Rodolfo e Furlan lembraram que o formato do produto é inédito e supercompleto. Não se trata de um e-book comum ou uma compilação de dicas soltas, mas sim de um guia definitivo, uma solução prática para quem quer viajar sem erros.

SESI Itinerante em Itapecuru-Mirim

A comitiva de diretores da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), liderada pelo presidente Edilson Baldez, esteve em Itapecuru-Mirim na terça-feira (9) para acompanhar a última edição de 2025 do SESI Itinerante.

O projeto é uma iniciativa do Serviço Social da Indústria do Maranhão (SESI-MA) com apoio do Conselho Nacional do SESI.

A visita ocorreu na área de eventos da empresa BB Show, espaço que concentrou a estrutura do projeto, e reuniu lideranças industriais, representantes de sindicatos patronais e o prefeito Filipe Marreca.

SESI Itinerante...2

O município, reconhecido como um dos principais polos ceramistas do Maranhão, recebeu serviços de saúde, exames e ações educativas oferecidos pelas unidades móveis do SESI.

Durante a passagem, a diretoria percorreu as instalações, conversou com equipes e observou o fluxo de atendimentos – que deve alcançar 1.500 pessoas em três dias, segundo o superintendente interino do SESI, César Miranda.

A presença da diretoria foi destacada pelo próprio Baldez, que classificou a iniciativa como “uma demonstração de parceria entre o poder público e o setor produtivo”.

Ele afirmou que o SESI Itinerante cumpre papel social relevante, mas que a agenda do dia também teve caráter institucional. “Estamos aqui para prestigiar Itapecuru e seus empresários, que têm mostrado união e disposição em construir soluções conjuntas”, disse.

DE RELANCE

Vontade estética

Mesmo um desatento passeio pelas ruas de São Luís já alerta: falta vontade estética. A cidade está enfeiando. A mão humana não apenas vem destruindo a paisagem natural como não se esmera por tornar suas obras mais agradáveis e acolhedoras.

Cada vez menos o poder público e a iniciativa privada preocupam-se em dar espaço para o sensível. Na capital maranhense, abundam os prédios-caixote, os calçamentos medonhos e irregulares, as fachadas de edifícios que lembram gigantescos banheiros azulejados, as praças depredadas, os shoppings anódinos.

E tem as farmácias: além de sua impressionante proliferação – quem toma tanto remédio? –, chama atenção a feiúra agressiva de boa parte desses novos estabelecimentos que ocupam as esquinas da cidade com uma “arquitetura” híbrida de posto de gasolina e lancheria drive-thru.

Não se trata de panorama restrito a São Luís: o cineasta Kleber Mendonça Filho detectou o mesmo fenômeno farmacêutico em sua Recife natal em Retratos Fantasmas (2023), documentário que parte de sua relação pessoal com os cinemas de calçada para registrar a alteração e a degradação urbana.

Vontade estética...2

Desde a Antiguidade a filosofia se dedica a pensar a estética, suas relações com a moral e a própria existência.

Não vou convocar conceitos e especulações sobre a estética no cotidiano, menos ainda advogar a favor do belo – essa categoria subjetiva, questionável e relativizada pela modernidade.

Quero apenas lembrar que tudo tem significado e intenção – e não se deve desperdiçar nenhuma oportunidade de contribuir para tornar o mundo mais tolerável em nossa breve passagem por aqui.

Vontade estética...3

A despeito de imperativos práticos e utilitários, o anseio estético está presente quando se esculpe uma voluta no braço de uma cadeira, elimina-se de vista a fiação dos postes nas ruas, pendura-se um quadro na parede, plantam-se flores na floreira da sacada e até se acrescenta um meme de coração em mensagem do zap.

A tal vontade estética nos é inata, vale mais pela intenção do que pelo resultado e manifesta-se mesmo nos contextos mais corriqueiros ou inóspitos.

Não adianta argumentar que a urgência, a carestia, a instabilidade institucional, a desconfiança do mercado, a falta de recursos, de tempo, de talento são empecilhos para impregnarmos de expressão criadora todos os aspectos da vida.

Embrutecer não é uma opção. 

Vem aí a Mansão Orla

A Avenida Litorânea vai ganhar um novo ponto de encontro com a abertura da Mansão Orla, “um espaço criado para quem vive a cidade no ritmo da praia, da música e da celebração”, segundo o empresário Márcio Barbosa, que está à frente do empreendimento.

Márcio diz que “na Mansão Orla o Réveillon encontrará o nascer do sol, o Pré-Carnaval será a grande promessa da temporada e o Carnaval ganhará um cenário à altura: mar na frente, energia lá em cima e experiências que só a orla sabe oferecer”.

Com o pensamento positivo, Márcio acrescenta que “a Mansão Orla chega para ser palco de momentos intensos, encontros marcantes, noites que começam grandes e terminam lendárias”.

A Mansão Orla é como será chamada uma bela residência projetada pelo arquiteto Cláudio Bernardes (de saudosa memória), na Avenida Ivar Saldanha, no Olho d´Água.

Produtos mais caros no Natal

Consumidores relatam alta no preço do produto e reforçam a necessidade de comparar valores para economizar na ceia

Com a aproximação das festividades natalinas, os maranhenses já iniciaram a preparação para a ceia de Natal, o que tem elevado o fluxo de consumidores nos supermercados e feiras, em especial em busca dos melhores preços.

Em um dos maiores supermercados de São Luís, os dois itens mais cobiçados têm preços de mais de R$ 30 o quilo, no caso do peru; e de mais de R$ 45 o quilo, para o chester.

A demanda maior nesse período pode elevar o preço dos produtos, o que preocupa muitos consumidores que têm apostado na pesquisa de preços em diferentes estabelecimentos na intenção de economizar.

Municípios recebem extra

Prefeituras brasileiras receberam ontem o repasse extra de 1% referente ao Fundo de Participação dos Municípios de dezembro.

Essa é a 19ª vez que as cidades recebem a parcela a mais.

Ao todo, os cofres municipais já receberam R$ 81,7 bilhões relacionados aos repasses extras, criados por Emenda Constitucional.

Neste ano, a previsão é de que o crédito some R$ 9,4 bilhões, que devem ser usados para despesas típicas dessa época como o 13º salário dos servidores.

Para escrever na pedra:

“O livro leva a vida a respirar tranquila sob a proteção da literatura. Na altura dos anos, eu só tenho um plano: sorver a cultura. O Polo nisso tudo vai ser o meu mundo de estudo recluso com desenvoltura”. Vale a poesia.

TRIVIAL VARIADO

Fuji Residence: é hoje, às 17h, o evento de lançamento do Fuji Residence, uma nova proposta residencial assinada pela ESA Empreendimentos. O sunset será realizado no Quinta do Lago Eventos, no Olho d’Água. E a apresentação será da jornalista Tayse Feques, âncora do JM1, da TV Mirante.

Senai-MA: O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (SENAI), abriu 120 vagas em Imperatriz, divididas igualmente em quatro cursos técnicos para profissionalização em Automação Industrial, Eletrotécnica, Eletromecânica e Informática para Internet. As aulas começam no dia 2 de fevereiro.  

Tráfico humano: Operação da PF investiga organização que aliciava mulheres no Brasil. Meta é combater exploração sexual na Europa.

 Hoje na história: Em 1910, nasceu o cantor e compositor carioca Noel Rosa, expoente do samba do século 20. Ele morreu em 1937. No ano de 1998, a Nasa lançou o Orbitador Climático de Marte. Próxima ao planeta vermelho, a cápsula pegou fogo e se desintegrou por causa de uma falha no sistema.

 (Divulgação)

O fotógrafo Meireles Jr. já entregou, em mãos, ao ex-Presidente José Sarney o seu 11º livro, “Luz do Paço: Traços e Fragmentos de Um Olhar”, que será lançado oficialmente hoje, às 18h, na Livraria AMEI (Foto: Divulgação)

Noite de autógrafos de Meireles Jr

Em celebração aos seus 30 anos de carreira, o fotógrafo Meireles Júnior lança “Luz do Paço”, seu 11º livro, que é um retrato das riquezas e belezas do município de Paço do Lumiar. O artista celebra três décadas de dedicação à arte visual com uma obra dedicada à cultura pulsante da Ilha de São Luís.

O evento de lançamento, que celebra também esse importante momento profissional, será realizado nesta quarta-feira, às 18h, na Livraria AMEI.

Trata-se de um trabalho de destaque no acervo do artista, inteiramente dedicado à cidade de Paço do Lumiar, na Ilha de São Luís e que conta com o patrocínio do Posto Júlia Campos.

Noite de autógrafos…2

O livro “Luz do Paço” é uma profunda imersão visual nas riquezas locais, destacando sua cultura pulsante, o folclore, o turismo e a força da economia da região.

É, também, um convite à valorização do patrimônio de Paço do Lumiar, capturando através da fotografia os “traços e fragmentos” que compõem sua identidade única.

“Este lançamento é duplamente especial: celebramos 30 anos de carreira e dedicamos este novo trabalho a Paço do Lumiar, uma cidade de cultura vibrante e um folclore inigualável. Através da fotografia, quis dar a 'Luz' merecida a esse 'Paço', mostrando a riqueza de seu povo, de sua terra e de suas tradições”, pontua Meireles Júnior.

30 Anos em 11 Livros

A carreira de Meireles Júnior é marcada pela excelência e pela paixão em documentar o Maranhão. O lançamento de “Luz do Paço” consolida essa jornada de três décadas.

“Luz do Paço: Traços e Fragmentos de Um Olhar" é o seu décimo primeiro livro. Entre seus títulos mais aclamados, que o estabeleceram como um dos maiores fotógrafos do estado, destacam-se:

– “Joias da Arquitetura Civil Portuguesa (2024) – Casario de São Luís do Maranhão”: Obra bilíngue de luxo sobre a arquitetura pombalina.

– “Ritos Tenetehar: A Cultura Ancestral de Um Povo" (2021): é um livro de arte e documentação que mergulha na essência e na espiritualidade do povo Tenetehar (Guajajara), uma das maiores etnias indígenas do Brasil.

– “Manguezais, Raízes Maranhenses” (2019): Obra que integrou exposição na Bienal de Arquitetura de Veneza.

– “Entre o Céu e a Terra - Maranhão Patrimônio de Imagens” (2018): Extenso registro da capital maranhense, fauna, flora e riquezas culturais do estado.

– “Sobrenatural (2016): uma viagem entre dois lugares mágicos: os lençóis maranhenses e Grand Canyon (EUA)”.

– “Sobre São Luís” (2014), uma visão aérea da ilha mostrando todos os detalhes, cultura, arquitetura e natureza.

– “400 Anos Luz” (2012): Lançado em homenagem ao quarto centenário de São Luís.

– “Descobrindo os Lençóis Maranhenses” (2004): Documento fotográfico fundamental sobre o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

– “Lume” (2001): Retrata os encantos de Paris, Roma, Portugal e São Luís.

Fui Residence

É amanhã, quinta-feira (11), às 17h, o evento de lançamento do Fui Residence, uma nova proposta residencial assinada pela ESA Empreendimentos.

Trata-se de um projeto no bairro Cohama criado para quem busca exclusividade, sofisticação e uma nova forma de viver.

O sunset será realizado no Quinta do Lago Eventos, no Olho d’Água.

A apresentação será da jornalista Tayse Feques, âncora do JM1, da TV Mirante.

O empreendimento inclui apartamentos de 80,53m² e 61,79m².

Bruna Louise em SL

A comediante curitibana Bruna Louise retorna a São Luís neste domingo (14) para apresentar seu mais novo show de stand-up, “O Que Passa na Cabeça Dela?”, encerrando a programação de 2025 da Tablado Produções. Em única apresentação, o espetáculo será apresentado às 19h, no auditório do Centro de Convenções do Sebrae.

De volta à capital maranhense, Bruna traz um show totalmente inédito, afiado e sem papas na língua.

A artista promete revelar o que realmente passa em sua cabeça, sempre com a coragem, a espontaneidade e a autenticidade que a tornaram um dos maiores nomes da comédia no país.

Bruna Louise em SL...2

No espetáculo, relacionamentos, perrengues, empoderamento e situações absurdas do cotidiano viram piada em seu estilo direto e envolvente. Bruna aposta também na interação com o público, o que faz com que cada apresentação seja única, já que ao vivo tudo pode acontecer.

Para quem busca uma noite divertida, cheia de verdades que muita gente pensa mas não diz, “O Que Passa na Cabeça Dela?” é o programa ideal para fechar a semana com boas risadas.

DE RELANCE

Expertise da Granorte

A Granorte vai fechar o ano de 2025 como referência no setor de agregados no Maranhão, pois sua experiência se reflete em projetos robustos, a exemplo da obra de ampliação da Avenida Litorânea, compreendendo um trecho de cerca de 5,1 km de via e integrando vários municípios da chamada Grande Ilha. São 2 mil toneladas de pedra rachão por dia para o projeto.

A empresa, que detém os certificados de Gestão em Qualidade ISO 9001 e Gestão Ambiental ISO 14001, testa seus materiais em laboratório próprio, garantindo qualidade e confiabilidade ao produto final, e isso é fundamental para a segurança e durabilidade dos projetos aos quais está associada.

Expertise da Granorte...2

O projeto da Avenida Litorânea é bastante significativo e complementa o portfólio vitorioso da Granorte.

Afinal, a obra tem sido considerada uma das mais robustas de mobilidade urbana do litoral maranhense e terá impactos em turismo, transporte, urbanização da orla e mobilidade intermunicipal.

Os agregados constituem a base sobre a qual assenta grande parte da construção moderna e da economia global.

Expertise da Granorte...3

Pedra britada, cascalho e areia são muito mais do que um simples componente da construção, mas representam, aproximadamente, 80% da massa do betão e uma proporção semelhante nas misturas betuminosas utilizadas nas estradas.

Cada ponte, túnel, barragem, aeroporto ou avenida, a exemplo da Avenida Litorânea, requer toneladas destes materiais, processados com precisão para garantir a qualidade da obra.

Noite de Sabores

É nesta quarta-feira (10), às 19h, no restaurante Feijão de Corda, no bairro Cohajap, a Noite de Sabores, aula inaugural de mais uma turma do curso de MBA Gastronomia, Hotelaria e Eventos, com a presença de alunos, ex-alunos, professores e convidados

Uma das palestras será proferida pelo secretário municipal de Turismo de São Luís, Saulo Santos, que falará sobre as perspectivas para o turismo na capital maranhense.

Também ministrarão palestras o administrador e gestor do restaurante Casa de Juja, Lula Fylho, abordando inovação e desafios na área da gastronomia, e o professor e diretor da Faculdade de Negócios Faene, Ricardo Carreira, que falará sobre a importância do conhecimento no desenvolvimento de um negócio.

Noite de Sabores...2

O curso é inédito em São Luís e tem sido bastante elogiado pela proposta inovadora em prol do desenvolvimento da cidade.

A ideia do curso surgiu após o aquecimento do setor, o que ocorreu com o enfraquecimento da pandemia do novo coronavírus.

O MBA atrai pessoas diretamente ligadas a esses ramos pelo fato de se tratar de uma proposta inédita.

Luau Trapiche

O Casarão Beira Dumar, na Avenida Beira Mar, vai ganhar uma noite mágica no dia 20 de dezembro.

É a festa Trapiche Original, que reunirá as bandas Raiz Tribal e Soul Reggae, além dos DJs Léo Scartey e Neto Myller. O evento terá início às 20h. Os ingressos estão sendo vendidos no site Meu Bilhete.

Um evento de frente para o mar para limpar a alma e renovar as energias. Uma atmosfera perfeita para fechar o ano de 2025 com chave de ouro, relembrando um dos projetos de reggae mais vitoriosos da história da agenda cultural de São Luís.

Prêmio Ser Humano

A Safemed, referência em medicina ocupacional e segurança do trabalho, vai encerrar o ano com mais insígnias.

A empresa conquistou o Prêmio Ser Humano ABRH/MA 2025, na categoria Excelência Organizacional. 

Quem recebeu o troféu, durante a cerimônia, foi Adalberto Teobaldo, um dos sócios da empresa.

A premiação foi graças ao projeto ‘Gente que Brilha’, um movimento vivo que nasceu para transformar relações, fortalecer vínculos e valorizar o que há de mais precioso: a dignidade humana.

O Prêmio Ser Humano ABRH/MA 2025 está na nona edição e celebra as melhores práticas de gestão de pessoas, destacando inovação e desenvolvimento humano, focando em sustentabilidade, diversidade e transformação organizacional.

Bem-vindo ao Inferno

Depois da repercussão da série Tremembé, que reacendeu o interesse do público pelos crimes cometidos pelo ex-médico Roger Abdelmassih, muitas pessoas querem entender melhor os bastidores da caçada que levou à prisão de um dos criminosos mais procurados do Brasil.

Para quem deseja se aprofundar na história real por trás da ficção, a dica de leitura é “Bem-vindo ao Inferno”, de Malu Magalhães e Claudio Tognolli, publicado pela Matrix Editora.

O livro conta a trajetória de Vana Lopes, vítima que transformou sua dor em força e mobilizou mídia, redes sociais e informantes até encontrar Abdelmassih no exterior. Um relato jornalístico eletrizante sobre coragem, justiça e determinação.

Para escrever na pedra:

“Toda saudade é uma espécie de velhice”. De João Guimarães Rosa.

TRIVIAL VARIADO

Indústria: O faturamento da indústria recuou 2,7% em outubro. Esse é o terceiro mês consecutivo de queda, segundo levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os indicadores de emprego, massa salarial e rendimento médio dos trabalhadores também diminuíram.

Laboratório clandestino: Rede que produzia haxixe para traficar no Brasil é desmantelada no Uruguai. Mais de 4,4 toneladas de maconha foram apreendidas.

Inovação: A Jornada Nacional de Inovação da Indústria se aproxima do fim do ano com perspectivas positivas. Iniciado em julho de 2025, o movimento já percorreu cidades das regiões Sul, Centro-Oeste e Nordeste. Até o primeiro semestre de 2026, ainda estão previstos encontros em municípios do Norte e do Sudeste. No Maranhão, a caravana passou por São Luís.

Atenção primária: Profissionais do SUS receberão treinamento em cuidados paliativos. Objetivo é oferecer mais qualidade de vida a doentes graves.

Violência: Quase metade das brasileiras (46%) acredita que as mulheres não são tratadas com respeito no País. Os números são da 11ª Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher, o maior levantamento sobre o tema, realizado pelo DataSenado e pela Nexus, em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência (OMV), do Senado Federal

 (Divulgação)

Oneide da Silva (Foto: Divulgação)

A volta de O Iluminado

Para comemorar os 45 anos da estreia de O Iluminado (The Shining, 1980), que foram completados em maio, a Warner Bros. vai relançar nos cinemas nesta quinta-feira (11) o clássico do terror baseado em um romance do escritor Stephen King e dirigido pelo genial Stanley Kubrick (1928-1999).

O Iluminado é um dos marcos da história do cinema, um filme a ser visto e revisto. E é também um dos mais notórios casos no debate sobre adaptações de obras literárias. 

Basicamente, King, hoje com 78 anos, reclama da falta de fidelidade por parte de Kubrick, especialmente em relação ao protagonista. No livro, o aspirante a escritor Jack Torrance é um bom pai que, aos poucos, vai sucumbindo ao alcoolismo e ao isolamento no Overlook, um hotel assombrado nas montanhas do Colorado, nos EUA, onde ele vai trabalhar como zelador durante os cinco meses em que o lugar fica fechado por causa da neve. 

A volta de O Iluminado…2

No filme, a bebida mal aparece, e desde os primeiros minutos o personagem interpretado por Jack Nicholson é detestável. Mas um detestável adorável, né? Somos capazes de decorar e repetir todas as suas falas e seus trejeitos enquanto começa a surtar e a ameaçar sua esposa e seu filho pequeno e sensitivo (daí o “iluminado” do título) – Wendy (Shelley Duvall, excelente no papel) e Danny (Danny Lloyd, em seu único trabalho de ator). 

Conhecido por seu rigoroso perfeccionismo, o cineasta de 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968) e Laranja Mecânica (1971) imprimiu em O Iluminado um clima de progressiva tensão psicológica que vai embaralhando realidade e alucinação.

A tela grande permite também apreciar elementos com os quais o diretor tinha um esmero de artesão, da cenografia à precisão dos movimentos de câmera, da trilha sonora às expressões dos atores, submetidos a repetições de tomadas por vezes excruciantes até obterem a aprovação de Kubrick.

DE RELANCE

Viver em áreas carentes

O IBGE acaba de demonstrar em números vários aspectos que explicitam as agruras de viver em favelas e comunidades urbanas.

Em todo o país, indicam os números do Censo Demográfico de 2022, cerca de 16,4 milhões de pessoas moravam nessas áreas, caracterizadas pela falta parcial ou completa de serviços públicos ou infraestrutura básica.

Era um contingente equivalente a 8,1% da população.

Com as conclusões, o levantamento tem o mérito de indicar as principais intervenções necessárias para propiciar condições de vida dignas nesses aglomerados.

Isso porque demonstra de forma individualizada as deficiências, em tópicos como transporte público, acessos, saneamento, iluminação, arborização e calçadas.

Viver em áreas carentes...2

As informações disponibilizadas são úteis para o poder público se planejar e atuar. A presença do Estado nas periferias é chave, por exemplo, para evitar que a criminalidade domine esses territórios.

A iluminação pública é outro aspecto que requer atenção. Em todo o país, 91% dos moradores de favelas, na média, dispõem de vias com luz.

Ter espaços públicos iluminados é sinônimo de mais segurança. Na arborização, a diferença dentro da Capital é abissal. Nas áreas mais pobres, somente 33% da população mora em ruas com árvores.

Um dos principais benefícios da arborização é tornar o clima mais ameno nos períodos escaldantes do ano.

Viver em áreas carentes...3

Contar com calçadas, algo que deveria ser trivial no ambiente urbano, também não é regra. No Estado, menos de 40% vive em trechos com passeio público.

Favelas, vilas e outras regiões desprovidas do básico são o resultado de uma urbanização acelerada e desordenada em décadas passadas, com a chegada de grandes contingentes em especial às capitais, em uma velocidade que o poder público não teve como acompanhar.

A consequência foi a proliferação de moradias precárias em áreas sem infraestrutura mínima.

Uma década de imagens

Aproveitei o fim de semana prolongado para mergulhar de corpo e alma no livro-documentário “TV UFMA – Uma década de imagens, um futuro de ideias”, de Cecília Leite, Pablo Monteiro, Rafael Batista e Asmynne Barbosa, editado para comemorar os 10 anos da emissora.

O livro, publicado com recursos culturais da Lei Rouanet, celebra a jornada bem-sucedida de uma emissora que inaugurou “uma nova era na comunicação pública maranhense e se consolidou como um canal de educação, informação, cultura e cidadania, com o selo da UFMA”.

Em suas páginas estão o percurso e a evolução da emissora, os desafios da mídia pública no cenário digital e sua contribuição para a sociedade.

Reciclagem e dignidade

São Luís, como outras tantas cidades brasileiras, enfrenta um gravíssimo problema ambiental e humanitário, qual seja o de uma verdadeira legião de homens e mulheres vasculhando o lixo em busca de materiais recicláveis, sujeitos a toda sorte de doenças e acidentes.

Uma solução, talvez, seria a organização desses “catadores” em pequenas usinas cooperativadas de reciclagem, possivelmente subsidiadas pelo poder público e pela indústria que se beneficia desse reaproveitamento.

O certo é que deve haver um esforço conjunto da sociedade em conferir dignidade a esses excluídos do mercado formal de trabalho.

Sem perder a ternura

Ídolo de 10 em cada 10 revolucionários no mundo, o guerrilheiro argentino Che Guevara é apontado como autor de uma frase célebre: “É preciso endurecer, mas sem jamais perder a ternura”.

Pois me parece que esse dilema continua para a esquerda brasileira.

No caso específico, é hora de repensar conceitos sobre segurança pública, um tema em que os adversários de direita costumam levar ampla vantagem.

Para escrever na pedra:

“Existem coisas muito melhores no futuro do que as que deixamos no passado”. De L.S Lewis.

TRIVIAL VARIADO

Judiciário: O ministro Edson Fachin defende a criação de código para regrar conduta de membros de tribunais superiores. A iniciativa é inspirada na Suprema Corte da Alemanha. Debate ganhou força após revelação de viagem de Dias Toffoli com advogado que atua no caso Master.

Luto: O diretor regional do Senac, José Ahirton Batista Lopes, sofreu um duro golpe na tarde de segunda-feira, com o falecimento de seu pai, Paulo Batista Lopes, no UDI Hospital. O corpo está sendo velado na Casa de Velórios Pax União, na Rua Grande. E o sepultamento será na tarde de hoje.