(Divulgação)

PH

 (Divulgação)

Jorge Machado Mendes (Foto: Divulgação)

Oficina com Áurea

A atriz, diretora e performer formada pela Escola de Arte Dramática (EAD/ECA/USP) Áurea Maranhão, ministrou, na terça-feira (20), no Teatro Viriato Correia, no IFMA Monte Castelo, a Oficina de Introdução à Linguagem Teatral. O público-alvo eram estudantes dos cursos de Ensino Médio Integrado e afins.

Além de mostrar esse passo a passo, a oficina também abordou dramaturgia, figurino, direção e atuação, destacando muitas funções do fazer teatral.

“Falamos também de como, uma vez pronto o espetáculo, vendê-lo, embalá-lo para atrair o mercado e conseguir patrocínio”, completou a atriz e diretora.

A ação, oferecida pela Fontes Realizações Artísticas, foi viabilizada como contrapartida social do projeto ‘A Árvore – Circulação / Pronac 210138’, e foi realizada gratuitamente em parceria com o Departamento de Letras – DAL do IFMA.

Com Alessandra Negrini

Em seu primeiro solo, ‘A Árvore’, que estreia nesta sexta-feira (23), no Teatro Arthur Azevedo, a atriz Alessandra Negrini, que já está em São Luís, dá voz a uma mulher em processo de reflexão depois de ganhar uma pequena planta e ver-se sozinha com ela em seu apartamento. A temporada segue no sábado e no domingo.

Depois de enraizar-se no coração de São Paulo, onde estreou em 15 de agosto de 2024, o primeiro monólogo de Negrini germinou pelo Nordeste brasileiro e encerrará sua rota no majestoso Teatro Arthur Azevedo, o segundo mais antigo do Brasil.

O trabalho tem dramaturgia de Silvia Gomez, direção de Ester Laccava e produção de Gabriel Fontes Paiva e Alessandra NegriniMirella Brandi (luz), Camila Schimidt (cenário), Ana Luiza Fay (figurinos) e Morris (trilha sonora) completam a equipe de criativos.

Terceiro ensaio de Maracanã

O Boi de Maracanã, sotaque de matraca, fará seu terceiro ensaio para a temporada junina de 2025. O evento, a ser realizado neste sábado (24), às 20h, na sede, no bairro Maracanã, contará com a presença dos grupos de bumba meu boi Lendas e Magias, Encanto do São Cristóvão e Brilhoso do Sol e Mar.

Já foram realizados dois ensaios e este será o terceiro, antes do Ensaio Redondo, confirmado para o dia 31 de maio.

É uma festa do jeitinho que o povo gosta, com tambor rufando, matraca estalando e o coração batendo no compasso da cultura popular.

O grupo folclórico, além do terceiro ensaio deste sábado e do Ensaio Redondo, também participará do cortejo de bumba boi no Centro Histórico de São Luís, dia 30, às 17h, com largada às 17h, da Praça Deodoro, e chegada na Praia Grande, e da Festança Junina do Ceprama, no dia 31, às 22h.

MA Beach Film

Abertas as inscrições para o MA Beach Film Festival, evento internacional de cinema que será realizado no litoral do Maranhão, no município de Tutóia, de 31 de outubro a 6 de novembro. Interessados devem acessar o site www.mabeachfilm.com. As inscrições poderão ser feitas até o dia 25 de maio.

Em sua terceira edição, o festival vai abordar o tema “O cinema e a criação do mundo de uma perspectiva bíblica e científica”, com a parceria de festivais da Argentina e de Portugal.

A programação incluirá mostras competitivas, exibição de filmes, palestras e oficinas. O evento pretende contribuir com o desenvolvimento dos setores cultural, artístico e turístico da região, com foco na economia criativa, considerando o potencial cenário cinematográfico do Estado.

MA Beach Film...2

Com filmes inscritos do Brasil e do mundo, mais de 30 serão selecionados entre curtas e longas-metragens de filmes de ficção, documentário, animação e filmes experimentais.

Algumas ações de impacto são previstas no festival, como o Programa Jovem Hispanofalante, que incentiva alunos no estudo da língua espanhola, experiência astronômica noturna nas dunas, contação de história na praia e um espetáculo teatral sobre a temática.

O festival é promovido pela Ágape Filmes e vai acontecer em formato presencial e on-line.

DE RELANCE

Destacando avanços

Na sessão plenária de terça-feira (20), na Assembleia Legislativa do Maranhão, o deputado estadual Arnaldo Melo (MDB) destacou os avanços promovidos pelo Governo do Estado, especialmente nas áreas de infraestrutura, saúde, educação e assistência social.

O parlamentar também fez um convite aos colegas para participarem da próxima reunião da Frente Parlamentar de Combate à Pobreza.

Decano da Casa, Arnaldo Melo elogiou o volume de obras em execução pelo governo Carlos Brandão em todas as regiões do estado.

O parlamentar também ressaltou a descentralização das ações na área da educação, destacando a complexidade da manutenção e recuperação das mais de mil escolas estaduais.

Sobre a área da saúde, o parlamentar mencionou obras de grande impacto, como o Hospital da Ilha, em São Luís, e o novo Hospital Geral em construção em Imperatriz.

Indenização por zika

Crianças de até 10 anos, nascidas de 1º de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2024, com deficiências provocadas pelo zika vírus na gestação receberão uma indenização de R$ 60 mil em parcela única.

As famílias têm até 31 de outubro para pedir o benefício no aplicativo Meu INSS ou em outros canais de atendimento do órgão.

O pagamento da indenização foi publicado na terça-feira (20) em portaria conjunta assinada pelos ministros da Previdência Social, Wolney Queiroz; pelo ministro interino da Saúde, Adriano Massuda; e pelo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior.

Workshop em São Luís

Um workshop a ser realizado em São Luís no dia 9 de junho terá como tema “Biotecnologia & Saúde: Explorando Fronteiras e Oportunidades”.

O evento será realizado às 19h, no auditório da Faculdade de Negócios Faene, no bairro Angelim, voltado a estudantes e profissionais da área da saúde.

O tema será apresentado pelos professores doutores Valério Monteiro Neto, PhD em Microbiologia, Walter Cezar Nunes, da área de Informática na Educação, ambos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e pelo professor Marcelo Monier, mestre em Ciências da Computação e professor do IFMA.

Workshop em São Luís...2

Em tempo: os três professores discutirão, por exemplo, as novas fronteiras da biotecnologia no desenvolvimento de medicamentos, incluindo terapias para doenças emergentes e estratégias com prebióticos.

Eles também abordarão as aplicações da Inteligência Artificial (IA) e o aprendizado de máquina, com enfoque no papel da IA na biotecnologia e saúde, desde diagnósticos até análise de grandes dados biológicos.

Agenda movimentada

O deputado federal Juscelino Filho tem intensificado o diálogo com prefeitos e grupos políticos de várias cidades do Maranhão.

Durante toda a semana, ele terá reuniões e encontros com gestores acompanhados de vereadores, secretários e lideranças, para ouvir demandas e tratar de ações.

Milhares de prefeitos e suas comitivas estão na capital federal por ocasião da XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

Na última segunda-feira (19), o deputado federal reuniu-se com prefeitos, secretários municipais vereadores e lideranças políticas.

Descarrego na Lua Minguante

Nesta semana a lua entrou na sua fase minguante, momento ideal para deixar para trás todas as energias negativas.

Marcada por uma energia de introspecção e fechamento de ciclo, a lua minguante, que se iniciou na última segunda (19) e vai até o dia 27 de maio, transmite energia que auxilia na renovação emocional, física e espiritual, momento ideal para fazer a purificação e limpeza energética do corpo.

É necessário focar em tudo aquilo que precisa ser removido, como energias negativas, inveja, competição no trabalho e vibrações densas.

Para a melhor renovação das energias e se livrar de toda negatividade, vale preparar o “banho da Lua Minguante”.

Banho da Lua Minguante

Para reparar o banho é preciso: 2 litros de água mineral fervida; 5 folhas de laranjeira; 2 folhas de manjericão; 1 punhado de erva-cidreira; 2 rosas brancas e 1 punhado de sal grosso

Para preparar o banho, comece fervendo dois litros de água mineral e coloque em uma vasilha limpa, após esse processo, você vai acrescentar as folhas de laranjeira, o manjericão, a erva-cidreira e as pétalas das rosas brancas, na vasilha com a água. Depois disso, espere a mistura amornar e coe tudo com cuidado, agora, adicione um punhado de sal grosso e mexa bem, mentalizando a limpeza das más vibrações.

Na hora do banho despeje a mistura do pescoço para baixo, pedindo proteção, paz e renovação – para um efeito ainda mais forte, repita o banho durante três dias seguidos na Lua Minguante.

Por fim, descarte os restos das ervas no lixo e lave bem a vasilha para usá-la normalmente.

Esse banho vai usar o poder da lua para proporcionar uma limpeza energética no seu corpo e renovar as energias para uma semana cheia de novos ciclos e positividade.

Para escrever na pedra:

“É necessário sair da ilha para ver a ilha, não nos vemos se não saímos de nós”. Do Prêmio Nobel de Literatura José Saramago

TRIVIAL VARIADO

Gripe aviária: com a confirmação do primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial no Brasil e a consequente suspensão temporária das exportações de carne de frango e ovos para alguns países, a perspectiva é de que parte dessa produção volte ao mercado interno.

Queda nos preços: a gripe pode derrubar o preço do frango e dos ovos em São Luís. Casos da doença afetam exportações e geram expectativa de alívio no bolso do consumidor. O preço dos ovos e do frango pode reduzir com a alta oferta de proteínas.

Mega-Sena: joguei mas não levei. Apostas de Goiânia (GO) e Caraguatatuba (SP) levaram R$ 103 milhões. Os números sorteados foram 02, 25,  30, 39, 47 e 51. Vou continuar sonhando.

Oportunidade: se você sonha com um bom emprego, fique de olho. A PF está anunciando concurso para preenchimento de mil vagas em cinco cargos. As provas estão previstas para 27 de julho. Boa sorte!

Ação judicial: STF aceita denúncia contra mais 10 e eleva para 31 o número de réus por tentativa de golpe. O Grupo inclui nove oficiais do Exército e um policial federal e seria responsável por ações coercitivas. Ministros rejeitam acusações contra dois militares.

 

 (Divulgação)

O presidente da Fiema, Edilson Baldez, na comitiva da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em missão oficial aos Estados Unidos (Foto: Divulgação)

Baldez na comitiva da CNI  

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Edilson Baldez, integrou a comitiva da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em missão oficial aos Estados Unidos, realizada de 13 a 16 de maio.

A iniciativa teve como foco o fortalecimento do relacionamento econômico e institucional entre o Brasil e os Estados Unidos, com destaque para a economia verde, a inovação tecnológica e a transição para uma indústria de baixo carbono.

A agenda começou em Nova York, com a participação do presidente da CNI, Ricardo Alban, no Brazil Summit, organizado pelo Financial Times, onde destacou a importância da complementaridade entre as economias e a liderança brasileira na transição energética.

Baldez na comitiva da CNI  

Na terça-feira (13), a CNI e o Financial Times promoveram o seminário “Libertando o Potencial Industrial Verde do Brasil”, que reuniu autoridades, empresários e investidores internacionais para discutir caminhos para o crescimento sustentável da indústria brasileira, com base em sua matriz energética renovável e no uso de biocombustíveis.

Nos dias 15 e 16, a missão foi para Boston, onde visitou coletivamente o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e a Harvard Business School. Em Harvard, os presidentes das federações estaduais participaram de um encontro com estudantes brasileiros da universidade e do MIT, promovendo o intercâmbio de experiências e perspectivas sobre inovação, sustentabilidade e desenvolvimento industrial.

Para o presidente da FIEMA, Edilson Baldez, a missão representou um passo importante na integração do setor industrial maranhense com o cenário internacional:

Órbita Universal

O que nasceu como um single de música eletrônica, hoje pulsa como um dos selos de festa mais aguardados da cena alternativa são-luisense.

No próximo dia 24 de maio, a Órbita Universal aterrissa mais uma vez em São Luís, transformando o W e Club, no Centro, em um universo sonoro e visual.

A edição deste mês comemora também o aniversário dos DJs Paulo Vennus, Fora de Órbita e Jr Senna, nomes de peso da cena eletrônica local.

Órbita Universal...2

Criada inicialmente como um single colaborativo entre Paulo Vennus e Fora de Órbita, Órbita Universal ultrapassou as plataformas digitais e ganhou vida como selo de festas.

Desde então, o projeto tem tudo para promover noites marcadas por batidas eletrizantes, estética futurista e um público fiel que vibra na mesma frequência.

Nesta edição especial de aniversário, o line-up conta com oito artistas que comandaram a cabine durante a festa: Jennifer, Kustan, Mdisko, Rasec, Paulo Vennus, Fora de Órbita, Jr Senna e Henry.

A promessa é de uma jornada sonora que vai do house ao techno, com conjuntos pensados para manter o público em órbita a noite inteira.

Curso de Inglês

A Escola do Legislativo (Elema), em parceria com a Assembleia Legislativa do Maranhão, está oferecendo cursos de Inglês básico a servidores e público externo. O curso é dividido em duas etapas e a primeira começou na segunda-feira (19). As aulas prosseguem até 23 de junho. A segunda etapa terá início em agosto.

Com 35 inscritos, o curso tem duração de 40 horas e as aulas ocorrem duas vezes por semana, sempre às segundas e quintas, das 15h às 17h.

A iniciativa visa capacitar os participantes, contribuindo para a melhoria dos serviços prestados ao Legislativo, promovendo o fortalecimento da cidadania.

Aprovação superior

Levantamento realizado pelo Instituto Data M entre os dias 5 e 10 de maio, com 1.800 eleitores de 40 municípios maranhenses, revela que o governador Carlos Brandão possui índice de aprovação superior ao do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no estado.

Segundo os dados, 53,1% dos entrevistados aprovaram a gestão estadual, enquanto 38,8% reprovaram. Já o Governo Lula foi aprovado por 51,8% dos maranhenses e rejeitado por 44,7%.

Aprovação superior...2

Na avaliação detalhada, a maioria dos deputados (32,8%) classifica o Governo Brandão como regular; 27,6% o considerar bom e 15,3%, péssimo. Em relação à gestão federal, há um empate técnico: 25,8% é avaliado como boa, 25,7% como regular e 22,7% como péssima.

A pesquisa tem margem de erro estimada em 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, e intervalo de confiança de 95%.

DE RELANCE

Saúde e Golpe

O Ministério da Saúde divulgou ontem nota para alertar sobre o uso do nome do órgão, do governo federal e do programa “Mais Saúde com Agente” para a aplicação de golpes, entre eles a venda de um suposto curso de agente de saúde. No documento, o Ministério informa serem falsas as informações que circulam nas redes sociais e em aplicativos de mensagens com a cobrança de taxa de inscrição de Agentes de Combate às Endemias (ACE), Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e preceptores.

As recomendações são para que os profissionais evitem preencher formulários suspeitos e não paguem nenhum valor, tampouco forneçam dados pessoais.

Na nota, a pasta, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, reitera que os cursos ofertados de forma idônea por meio do programa “Mais Saúde com Agente” são gratuitos para os trabalhadores da saúde e que no momento não há inscrições abertas para essas ofertas educacionais.

Conferência do Rotary

É nesta quinta-feira (22), às 19h30, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana (Cohafuma), a abertura da 74ª Conferência Distrital 2025, do Rotary International, promovida pelo Distrito – 4490.

A programação será marcada por homenagens, reflexões, entrega de medalhas e uma apresentação especial do Boizinho Barrica.

O evento terá continuidade na sexta-feira (23), a partir das 8h30.

A palestra magna com o tema “A magia do Rotary em nossas vidas” será proferida por Paulo Fonseca e Diva.

O segundo dia também será marcado por premiações, momentos reflexivos e atrações culturais.

Conferência do Rotary...2

A Conferência terá continuidade no sábado (24). A palestra magna sobre o tema “A Violência doméstica nas músicas” será ministrada por Selma Martins. Por volta das 11h, haverá apresentação do governador nomeado Fernando Malheiros, seguida de mensagens.

Não há abertura com um Baile de Máscaras animado por Bicho Terra, Mákina do Tempo e PP Júnior.

A programação paralela, realizada nos três dias, inclui reuniões, almoços, treinamento, entre outras atividades.

Palestra de Felipe Ladeira

O empresário e publicitário Felipe Ladeira, palestrante, professor e CEO da La Marka Marketing e Propaganda, prefere palestra hoje à noite na AmoVinho.

Ele, que tem mais de 20 anos de experiência em Marketing, Tecnologia e Inovação, será o centro das atenções durante o bate-papo sobre trajetória, desafios e visão de futuro.

O mediador será o professor de Negócios e escritor Fernando Coelho, diretor do Instituto Experiência do Cliente. O evento começa às 19h30.

Bebês reborn

O fenômeno dos bebês reborn – bonecos hiper-realistas que imitam recém-nascidos e simbolizam o último grito em escapismo para adultos que preferem viver em um mundo de faz-de-conta – é tema na mídia, nas redes sociais e de reportagens sensacionalistas sobre “pais” que disputam a guarda de seus reborns, sobre “mães” que os levam a consultas pediátricas e até intentam direito à fila preferencial quando na posse dos mesmos.

Que esses bonecos sejam objeto de coleção ou tragam alívio para transtornos ou carências, nada a estranhar. O bizarro é pretenderem que eles possam ter algum direito como se personalidade civil tivessem.

O problema é o uso que vem sendo feito delas. Adultos agindo como se fosse trivial criar bonecas como seres humanos, com direito a festinha de aniversário, roupinhas e passeio no parque é demais. Nem com os Tamagotchi (lembra deles?) dos anos de 1990 chegamos a esse nível de niilismo.

A febre "reborn" é a substituição das relações reais por uma invenção. Tem a ver com solidão, carência, frustrações e desconexão com a realidade.

Para a advogada gaúcha Natália Setúbal, “À luz do ordenamento jurídico do país, esses ‘bebês’ constituem meros objetos, desprovidos de personalidade jurídica. Personalidade civil é atributo exclusivo de seres humanos e entidades organizacionais”.

Para escrever na pedra:

“É fácil ter respeito por aqueles que pensam de forma parecida com a nossa, mas é preciso aprender que o fundamento da democracia é o respeito por quem pensa diferente”. De José “Pepe” Mujica, o uruguaio que nasceu nesta data em 1935 e nos deixou na semana passada.

TRIVIAL VARIADO

INSS: a Câmara deve analisar hoje a urgência de proposta que acaba com descontos de associações em aposentadorias.

IR 2025: cerca de 20 milhões de pagadores de impostos ainda não declararam o Imposto de Renda. O prazo termina em 30 de maio.

Cidadania: a Câmara da Itália se reúne hoje para discutir o projeto de lei que restringe a concessão da cidadania a descendentes de italianos que nasceram em outro país, como o Brasil. A proposta envolve a análise de um decreto que limitou o direito e já está em vigor.

Em Roma: Roseana Sarney e Jorge Murad estão em Roma. Domingo foram ver o Papa durante a missa inaugural de Sua Santidade na Praça de São Pedro. A deputada federal deve passar seu aniversário, no dia 1º de junho, em Paris.

 (Divulgação)

O vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin sendo cumprimentado pelo papa Leão XIV, na Praça São Pedro (Foto: Divulgação)

Alckmin e o Papa

Após a celebração da missa inaugural do seu pontificado, ontem (18), na Praça São Pedro, o papa Leão XIV cumprimentou líderes de diversas nações.

No encontro com o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, recebeu dele uma carta do presidente Lula o convidando para participar da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que ocorrerá em novembro em Belém, no Pará.

O combate às mudanças climáticas deve ser uma das prioridades do papado de Leão XIV, dando continuidade ao legado de Francisco, seu antecessor. O argentino, inclusive, chegou a confirmar presença na COP28, realizada em 2023 em Dubai, mas precisou cancelar a viagem para os Emirados Árabes Unidos por causa de uma infecção pulmonar.

O encontro de Alckmin com o papa durou poucos segundos. A transmissão não permitiu ouvir as palavras trocadas entre os dois. Além de entregar a carta ao novo pontífice, Alckmin beijou sua mão.

Os bebês reborn

As redes sociais têm uma nova polêmica: os bebês reborn, bonecas hiper-realistas que imitam recém nascidos. Vídeos publicados no TikTok e no Instagram mostram adultos tratando o brinquedo como crianças de verdade, agendando consultas médicas, dando mamadeira, trocando de roupa, levando para passear e até tentando usar assento e filas preferenciais.

De um lado, há quem critique e até questione a sanidade dos adultos que supostamente têm tratado as bonecas como filhas “de verdade”. Já outra parte dos internautas aponta um suposto viés machista nos argumentos.

Há quem critique e até questione a sanidade dos adultos que supostamente têm tratado as bonecas como filhas “de verdade”.

Um bebê reborn é uma boneca hiper-realista feita artesanalmente. O modelo existe desde o começo dos anos 2000, mas tem sido aprimorado com novos materiais há cerca de três anos para, cada vez mais, se parecerem com bebês reais.

Os bebês reborn...2

“Me recuso a entrar na pauta do bebê reborn porque, na minha concepção, se tem homem de 40 anos vestindo camiseta do Superman e colecionando action figure, tá mais do que liberado brincar de boneca”, escreveu um usuário do X.

A polêmica chegou até o Congresso Nacional e motivou a elaboração de novo projeto de Lei, apresentado na Câmara dos Deputados na última quinta-feira, 15.

O texto prevê multa de até 20 salários mínimos para quem tentar conseguir, utilizando bebês reborn, qualquer tipo de benefício, prioridade ou atendimento previsto para bebês de colo.

A proposta ainda precisa ser discutida e passar pela Câmara dos Deputados e pelo Senado. Se aprovada, vai para sanção ou veto presidencial.

Cassas cancela 2º Sarau

Face a delicadas questões de saúde que o impediram de desembarcar  agora no mês de maio em São Luís, como previsto e, seguindo estrita recomendação médica, já que não houve recrudescimento e o mal-estar continua progredindo de maneira ostensiva, impedindo-o de se deslocar para esta Capital, o poeta Luis Augusto Cassas decidiu cancelar o 2º. Sarau para Embalar São Luís, cujas apresentações estavam programadas para os dias 7 e 14 de junho, na Livraria Amei e no Miolo Café e Bar, respectivamente, para continuar tratamento supervisionado em São Paulo, onde reside.

AMEI reduz preços

Considerando o interesse dos leitores em adquirir os livros de poemas de Cassas, a Livraria AMEI está disponibilizando dez por cento, mais baixo, o preço dos exemplares, até o dia 31 de maio.

Por outro lado, amigos fazem orações de cura e vibrações positivas pelo breve restabelecimento do poeta maranhense.

DE RELANCE

Na hora de pôr a mesa éramos doze

O poeta português José Luis Peixoto começa um poema dizendo assim: “na hora de pôr a mesa, éramos cinco: o meu pai, a minha mãe, as minhas irmãs e eu”.

Parodiando o jovem poeta, eu diria: na hora de pôr a mesa, éramos doze: o meu pai, a minha mãe, as minhas quatro irmãs, os meus cinco irmãos e eu.

Hoje, na hora de pôr a mesa, somos apenas seis. Cada um dos outros seis é um lugar vazio nesta mesa onde, mesmo que eu esteja sozinho, sinto que eles irão estar sempre aqui.

Na hora de pôr a mesa, seremos sempre doze. Enquanto um de nós estiver vivo, seremos sempre doze.

Na poesia de José Luis Peixoto talvez esteja a resposta para este momento da minha vida, no exato dia em que completo 77 anos.

Hoje, estou sentindo a dor de perder mais um irmão – o quarto de uma família de dez. Foram João, o mais novo, depois Geraldo Filho, o do meio, e Vanda Maria, a mais velha. Agora foi o Nacor, o quinto irmão de uma família de dez. Sinto que é uma ferida que o tempo não apaga, apenas ensina a conviver.

Entre lembranças e silêncios, cada risada, cada conselho e até mesmo as brigas ganham um valor imenso. Neste espaço de saudade, as palavras se tornam abrigo e ajudam a manter viva a presença de quem partiu, mas jamais será esquecido.

Levei alguns anos para reformular a palavra “perda” no meu repertório emocional, e muitos outros para entender que, ao tentar preservar “a vida normal” dos meus entes mais queridos, eu tornava mais difícil o processo dos seus próprios lutos. E só muito recentemente aprendi que o luto dos irmãos está entre os mais delicados, profundos e subestimados.

A dor de perder um irmão é um silêncio que grita no peito. É descobrir que a saudade tem o peso de mil mundos e o silêncio de mil noites. É aprender a viver com um espaço vazio que ninguém mais pode preencher. É um silêncio que grita no peito. É descobrir que a saudade tem o peso de mil mundos e o silêncio de mil noites. É aprender a viver com um espaço vazio que ninguém mais pode preencher.

A saudade de um irmão é como uma porta sempre entreaberta no coração: nunca se fecha completamente. Irmãos são as primeiras amizades que fazemos na vida, e elas permanecerão para sempre num coração que ama.

A ausência de mais um irmão pesa em todos os momentos em que mais precisamos de um conselho, de um abraço ou apenas da sua presença silenciosa. Ele partiu, mas deixou comigo a lembrança de um amor incondicional e uma saudade que nunca terá fim.

Sinto um enorme vazio no lugar que ele ocupava, mas há também uma presença invisível que me acompanha todos os dias. Ele nunca será esquecido.

Que Deus o guarde num lugar de paz, até o dia em que os nossos passos se cruzarem de novo.

Sobre perdas

Já perdi a cabeça, perdi a hora, perdi o dia, perdi a aliança, perdi o amor, perdi o livro, perdi o ano, perdi a caneta, perdi o guarda-chuva, perdi dinheiro, perdi o ticket do avião, perdi a elegância, perdi o humor, perdi a consciência, perdi o prumo, perdi o foco, perdi meus óculos, perdi o sapato, perdi a consulta, perdi a prova, perdi o amigo, perdi a voz.

Um dia perdi o meu pai. Depois perdi a minha mãe. E também perdi quatro irmãos.

Não há como disfarçar neste momento: estou completamente perdido.

Para escrever na pedra:

“Não é necessário mostrar beleza aos cegos, nem dizer verdade aos surdos. Mas não minta para quem te escuta e nem decepcione os olhos de quem te admira”. De Jô Soares.

TRIVIAL VARIADO

Remédio da “moda”: a venda de tadalafila, medicamento contra disfunção erétil, é quase 20 vezes maior agora do que há dez anos, no País.

Valorização do real: o real é a 4ª moeda que mais se valorizou frente ao dólar neste ano. Lista de maiores ganhos é liderada pela moeda da Rússia.

Crise sanitária: primeiro caso de gripe aviária em granja no Brasil abala exportações. O foco da doença foi confirmado pelo Ministério da Agricultura em propriedade de Montenegro, no Vale do Caí. Cerca de 17 mil aves ocupavam os dois galpões do local. Embarques para China, União Europeia e Argentina foram suspensos.

Eficiência energética: o Palácio da Alvorada vai instalar uma usina de energia solar na propriedade. O governo prevê uma economia de R$ 1 milhão por ano.

Restrição: a nova lei aprovada pelo Senado da Itália que restringe o número de gerações para o reconhecimento da cidadania italiana está dando o que falar no Brasil, onde a imigração italiana foi muito forte. No Maranhão, embora não tenha sido numerosa, teve importância histórica significativa.

Trabalho: a nova regulamentação sobre o trabalho aos domingos e feriados entrará em vigor em 1º de julho e ainda provoca discussões entre associações comerciais e o governo. A regra determina que a autorização para funcionamento nestas datas deve constar na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

A propósito: a portaria que trata do assunto foi publicada em novembro de 2023 e originalmente deveria vigorar desde o fim do ano passado. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) prorrogou o início para 1º de julho.

 (Divulgação)

CADA vez mais bela, a modelo e atriz maranhense Isabele Cutrim, radicada em Milão, tem desfilado a sua beleza estonteante e seu charme irresistível nos mais elegantes salões de São Luís e é o destaque de capa da edição deste fim de semana do PH Revista (Foto: Divulgação)

CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA

A melhor herança

Ainda hoje está na minha lembrança uma campanha publicitária lançada pela Fundação Itaú Social cujo mote era: “Leia para uma criança”. E complementava: o gostar de ler é o início de uma história cheia de descobertas e aprendizagens na vida. E tudo começa quando você abre um livro para ela.

Não poderia haver iniciativa melhor. Lembro que minha mãe sentava ao lado de minha cama de menino e me abria o universo dos grandes contos infantis, e que eu a ouvia encantado, até que o sono chegasse, povoado de príncipes, rainhas, cavaleiros, damas e mais um milhão de personagens que me povoavam o sonho.

Muitos anos depois, estando em Paris, ouvi de meu saudoso amigo Napoleão Sabóia, jornalista correspondente de grandes jornais do Brasil, que ele tinha um compromisso sagrado todas as noites: ler para os filhos Bruno e Antonio livros que contavam histórias simples e belas. Eles não adormeciam sem escutá-las, quer fosse uma noite de verão, quer lá fora caísse mansamente a neve.

Há pouquíssimos anos estive em Paris e participei de uma cerimônia que celebrava justamente a leitura dos pais para os filhos, organizada por uma instituição que era dirigida por ninguém menos que o secretário perpétuo da Academia Francesa, meu saudoso amigo Maurice Druon, tetraneto do escritor maranhense Odorico Mendes.

Nada era solene. No pavilhão ao lado do jardim serviam-se acepipes cordon bleu, acompanhados por vinhos, champanhes, uísques, nada que diferenciasse a ocasião de uma festa parisiense elegante.

“A leitura é uma amizade”, dizia Proust. Ao que acrescento que é mais do que isso. É um vínculo profundo entre os seres humanos. Tenho nesta sala onde escrevo dezenas de fotografias de família. Numa delas se vê minha mãe lendo para seus filhos histórias infantis.

Cresci assim, numa casa onde todos liam, ou ao menos acompanhavam em discos long play histórias para crianças. Não havia distração maior do que escutá-las, nem alegria melhor do que comentar os textos lidos ou ouvidos, com minha mãe ou com o meu pai, que era leitor de Anatole France e Marcel Proust.

Lembro que certa vez, durante uma visita do meu pai a São Luís fui com ele conhecer a Livraria Moderna. Ele não se limitou a apresentar-me as prateleiras sortidas de obras literárias para todas as idades. Comprou, para cada um de seus dez filhos, livros que recebemos encantados.

Poucas heranças são maiores do que essa.

Reviravolta

Não faz muito tempo, o escritor e jornalista Ruy Castro fugiu dos comentários sobre temas atuais, como a possível CPI do INSS, e fez uma observação original: “Os rapazes brasileiros estão deixando de andar com o boné com a aba para trás. De repente, voltaram a usá-los com a aba para a frente”. 

É o fim de uma tendência importada dos Estados Unidos, que o autor afirma não ter encontrado sentido.

A observação do jornalista foi só para mostrar que as modas se vão, sem aviso ou explicação, e a gente segue a fila, pois precisamos do respaldo da maioria até para usar boné.

Eleição na CBF

Nomeado, por decisão judicial, interventor da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), após o afastamento de Ednaldo Rodrigues, Fernando Sarney assinou ontem  o Edital de Convocação para novas eleições para a presidência da entidade.

O ato será publicado hoje e a votação está marcada para o dia 25 de maio, um dia antes da apresentação e primeira convocação de Carlo Ancelotti como novo técnico da Seleção.

De acordo com o edital, serão escolhidos, além do novo presidente, oito vice-presidentes, três membros efetivos e mais três suplentes do Conselho Fiscal para exercício dos mandatos do quadriênio de 2025/2029.

O processo para registro das chapas concorrentes será entre este próximo domingo, 18, e a terça-feira, 20.

O documento assinado por Fernando Sarney ainda diz que a condução do processo eleitoral “ficará sob responsabilidade da Comissão Eleitoral Apartada e Independente”.

A Assembleia Geral Eleitoral será no dia 25.

Chegada de Ancelotti

No dia 26, chega ao Brasil o novo treinador da seleção masculina de futebol contratado pela CBF.

Aliás, não sei se Carlo Ancelotti tomou vinho quando morava em sua Emilia-Romagna natal. Afinal, com 20 anos, ainda jovem, já estava jogando no Roma. Mas dá pra presumir que, nos anos 1970, um garoto do interior da Itália bebeu uma bebida entre os itens básicos da refeição. E o lugar onde nasceu, Reggiolo, é propício para o brinde com um tipo de vinho super popular no Brasil, o Lambrusco.

Não sei se Lambrusco é um tipo de uva (com diversas variações, como grasparossa, salamino etc.) e um tipo de vinho (normalmente frisante, normalmente feito pelo método charmat, quase sempre tinto, com vários níveis de dulçor – do secco ao dolce.

Ancelotti e o vinho

Existem muitos exemplares industriais, em supermercados, que são meio enjoativos e unidimensionais. Mas há outros que são vinhos francos, feitos com cuidado. Não dá, claro, para esperar vinhos de meditação, complexos ou profundos. São alegres e despretensiosos e vão que é uma beleza com embutidos – mais um ponto forte da Emilia Romagna.

Não é à toa que Ancelotti batizou um de seus livros de “Prefiro a Copa”, que é tanto um torneio quanto um presente que o porco nos dá.

Uma das uvas tintas mais conhecidas da Emília-Romanha é a ancellotta, que até entra em alguns blends de Lambrusco, mas é mais conhecida por protagonizar tintos tranquilos.

Semana S e os 80 anos da CNC

Realizada em todas as unidades das Federações, Sesc e Senac do país, a Semana S ocorre pela primeira vez em São Luís, com uma programação especial neste sábado e no domingo, na Praça Maria Aragão, com atividades diversas, de serviços de saúde a experiências tecnológicas e apresentações culturais promovidas pelo Sesc-MA.

Idealizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e promovida pelo Sistema Comércio: Sesc, Senac e Fecomércio, uma programação comemorativa dos 80 anos da CNC e terá, ainda, escritórios de gestão e inovação, consultorias de imagem, atendimentos de beleza e apresentações culinárias com especialistas do Senac-MA.

Atrações em São Luís

Entre as atrações culturais, um dos destaques será a abertura oficial da temporada 2025 do Balaio de Sotaques, programação tradicional de São João do Sesc Maranhão, que será realizada neste sábado (17) e contará com nomes importantes como o Boi de Nina Rodrigues, Cia Barrica, Boi de Axixá, Boi de Morros e Boi da Maioba.

Já no domingo (18), a Semana S terá apresentações de bandas como Argumento, Tiruliluli e Pindaré-Mirim, além de sessões especiais dos espetáculos “As aventuras do Dindooo: O Musical”, “Pão com Ovo” e do teatro de bonecos com Silvana Cartágenes e Grupo SLZ.

Além dos shows e apresentações, o público terá acesso também às ações de educação e lazer com espaço garantido entre o público.

DE RELANCE

As Quatro Estações do Ano 

Como o título indica, “As Quatro Estações do Ano” (The Four Seasons, 2025) se passa ao longo de quase um ano inteiro, mas pode ser maratonada em um único dia: a minissérie que todo mundo com mais de 50 anos deveria ver, está disponível na Netflix e tem oito episódios de meia hora cada.

Trata-se de uma das séries mais vistas na plataforma de streaming desde sua estreia, em 1º de maio, “As Quatro Estações do Ano” é a modernização do filme homônimo de 1981 dirigido, escrito e estrelado por Alan Alda, que, aos 89 anos, faz uma breve participação especial em um dos episódios. Aliás, o elenco é um senhor chamariz. 

Steve Carell, 62 anos, disputou seis vezes o prêmio Emmy de melhor ator pelo Michael Scott do seriado The Office e concorreu ao Oscar por Foxcatcher (2014). 

Tina Fey, 54, uma das criadoras da minissérie, ao lado de Lang Fisher e Tracey Wigfield, ganhou o Emmy de melhor atriz em comédia pela Liz Lemon de 30 Rock e duas vezes o troféu de atriz convidada por participações no Saturday Night Live, programa no qual ela despontou como roteirista. 

As Quatro Estações do Ano...2

Talvez esta comédia dramática da Netflix não converse tanto com adolescentes ou com quem tem 20, 30 anos. Mas os cinquentões e os sessentões podem se reconhecer bastante em “As Quatro Estações do Ano”, a despeito de alguns visíveis privilégios da turma de seis amigos retratada na ficção.

Esses seis amigos formam três casais. Dois deles têm os mesmos nomes do filme de 1981: Nick (papel de Steve Carell) e Anne (Kerri Kinney), Jack (Will Forte) e Kate (Tina Fey). O terceiro, Danny e Claudia no original, foi adaptado para os novos tempos: agora é um casal homossexual e inter-racial, Danny (Colman Domingo, já apontado como “o primeiro astro negro gay”) e Claude (o italiano Marco Calvani, que é casado com o ator brasileiro Marco Pigossi). 

A mudança remete a uma piada da série cômica O Estúdio (2025), do Apple TV+, que faz referência à preocupação de produtores da Hollywood atual em montar elencos representativos de diferentes etnias e orientações sexuais – o que muitas vezes pode configurar um quebra-cabeças com soluções complexas ou fáceis demais (como parece ser o caso).

As Quatro Estações do Ano...3

Jack diz que é normal casais de longa data se sentirem, às vezes, como colegas de quarto. Mas Nick retruca – para ele, a situação é pior:

– Somos como colegas de trabalho em uma usina nuclear. Ficamos sentados na mesma sala a noite toda, monitorando telas diferentes.

A comparação, tão engraçada quanto impiedosa, ilustra um trunfo de “As Quatro Estações do Ano”: eis uma comédia que não é bobinha, mesmo que também seja hábil em investir no humor físico e nas trapalhadas (como na viagem da trupe para um resort tropical ecológico). As situações vividas pelos personagens e seus diálogos podem nos fazer rir, mas no instante seguinte vem à boca um gosto amargo.

A alegria imediata e momentânea convive com uma angústia capaz de ser mais duradoura: será que nós somos assim? Será que vamos ficar assim?

As Quatro Estações do Ano...4

O anúncio de Nick cria um rebuliço prático e também emocional nos seus amigos. Eles não sabem como lidar com o rompimento de um elo na cadeia social que construíram com tanto carinho ao longo do tempo e, paulatinamente, passam a ver com outros olhos os seus próprios relacionamentos amorosos ou de amizade. 

Os personagens da minissérie tendem a julgar as pessoas e o mundo em geral – a ponto de Danny brincar sobre Jack e Kate: “Reclamar é a versão deles para sexo”. Mas agora cada um, a certa altura e em maior ou menor grau, com ou sem humor, precisará se sentar no lugar do réu.

Por que você não se cuida melhor? Por que você é tão controlador? Por que sou eu que tenho de fazer tudo? Por que você confia tão pouco no meu jeito de fazer as coisas?

Visão Integrativa

São Luís será palco nos dias 14, 15 e 16 de agosto, no Multicenter Negócios e Eventos, do Congresso Brasileiro e Internacional Multidisciplinar – CONBRAIM, que chega à sua 6ª edição consolidado como um dos maiores eventos dedicados à saúde integrativa no Brasil.

Com uma proposta única de integração entre ciência, práticas complementares e inovação, o congresso promove o diálogo entre especialidades, saberes e experiências que contribuem para uma abordagem mais completa e consciente da saúde.

E reunirá profissionais de todo o Brasil, assim como de Portugal, Argentina, Reino Unido, Paraguai, Estados Unidos e Alemanha, que atuam com visão integrativa na abordagem da saúde do paciente para discutir o futuro da ciência, as nova evidências científicas e os desafios que as terapêuticas integrativas enfrentam para a sua prática.

Visão Integrativa...2

O CONBRAIM 2025 será um ponto de encontro entre profissionais, estudantes, pesquisadores e especialistas de diversas áreas da saúde, unidos pelo propósito de transformar a forma como se cuida das pessoas. Seja ela da área clínica, acadêmica ou de áreas correlatas, existe uma modalidade de inscrição feita para cada perfil.

O Congresso é coordenado por uma Comissão Executiva presidida pela Dra. Acácia Jordão (nascida em Pernambuco mas há muitos anos radicada no Maranhão) e que tem como coordenadores, o Dr. Renato Leça, a Dra. Karla Tratsk, a Dra. Helena Fraga e a Dra. Karina Koller. E deverá reunir 54 palestrantes médicos, 3 dentistas, 2 nutricionistas, 2 advogados, 2 veterinários, além de psicólogos, farmacêuticos, bioquímicos, etc.

É, sem dúvida, o maior evento integrativo do Brasil com alcance internacional.

Para escrever na pedra:

“A vida não passa de uma oportunidade de encontro; só depois da morte se dá a junção; os corpos apenas têm o abraço, as almas têm o enlace”. De Victor Hugo.

TRIVIAL VARIADO

Inteligência artificial: o filósofo e educador digital baiano André Stangl encantou o público que compareceu à Academia Maranhense de Letras, no fim da tarde do dia 15/05, para ouvir sua palestra “Coescrita com Inteligência Artificial: Criatividade, Ética e Novas Narrativas”.

Em debate: André Stangl é filósofo e educador digital, Doutor em Comunicação  e Coordenador da Oficina de Linguagens Digitais. O debate foi como as IAs estão transformando o ato de escrever; Os limites entre criação humana e máquina; Autoria, ética e o futuro das narrativas digitais. O palestrante fez uma reflexão sobre o presente e o futuro da criatividade!

FPM: a segunda parcela de maio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) será repassada às prefeituras na terça-feira (20). O montante, que corresponde a R$ 1,8 bilhão, é cerca de 46% maior do que o valor repassado no mesmo período do ano passado, quando os municípios de todo o país receberam R$ 1,2 bilhão.

Violência: no Brasil, a taxa de homicídios foi reduzida para 21,2 a cada 100 mil habitantes em 2023. O resultado corresponde a uma queda de 2,3%, em relação ao ano imediatamente anterior. São Paulo é o estado que conta a menor taxa, uma vez que registrou, no período específico, 6,4 homicídios por 100 mil habitantes.

Cidadania: nascido em São Luís, o superintendente do SESI-MA, Diogo Lima, recebeu na manhã de ontem, na Câmara Municipal de Morros o título de Cidadão Morroense. A homenagem é um reconhecimento pelo impacto transformador de seu trabalho à frente da educação e da saúde na cidade, onde o SESI é referência com a Indústria do Conhecimento e um laboratório de robótica montado pelo SESI para os alunos da cidade.

 (Divulgação)

O ex-presidente José Sarney está nas Páginas Amarelas da revista VEJA desta semana com uma entrevista que está repercutindo nos meio político nacional (Foto: Divulgação)

Sarney na revista VEJA

A influente revista Veja desta semana dedica suas páginas amarelas a uma entrevista com o ex-presidente José Sarney. E afirma que o maior legado da passagem de José Sarney (MDB) pela Presidência (1985 a 1990) foi guiar o país durante a saída da ditadura militar, um dos momentos mais críticos da história brasileira.

Alçado ao cargo máximo da República após a morte de Tancredo Neves, o nome que havia sido ungido pelo Colégio Eleitoral, Sarney enfrentou desde o início a resistência de setores das Forças Armadas que não queriam a passagem de bastão do poder para os civis, mas conseguiu conduzir o governo no fio da navalha, em um movimento decisivo para pacificar a nação.

Hoje, aos 95 anos, vive em seu estado natal, o Maranhão, mas continua influente nos bastidores de Brasília e acompanha com interesse a movimentação política.

Para ele, a agitação promovida em 8 de janeiro de 2023 não foi uma tentativa de golpe – “Houve um excesso de judicialização da política e de politização da Justiça”, disse – e, embora alerte que a democracia sempre inspira cuidados, não acredita que haverá outros distúrbios do tipo.

A VEJA o ex-presidente diz ainda que o Brasil precisa de uma ampla reforma política, critica o sistema partidário e as emendas parlamentares e defende que o MDB, partido do qual é presidente de honra, caminhe com Lula em 2026. ...

Arraial a céu aberto

Com a chegada do meio do ano, a cidade de São Luís se transforma em um verdadeiro arraial a céu aberto. As tradicionais festas juninas invadem praças, clubes, igrejas e centros culturais da cidade, oferecendo uma explosão de cores, sabores e ritmos que conquistam maranhenses e turistas.

Em 2025, a programação promete ser ainda mais especial, com eventos para todos os gostos: das quermesses familiares às festas de grande porte com shows e atrações para o público jovem.

Prepare a fantasia inspirada nos brincantes de bumba-meu-boi e faça bonito nas festas juninas da capital maranhense em 2025.

Em tempo: reservem a data de 18 de junho, véspera de feriado, para participar da festa mais bonita desta temporada, com  esta coluna.

Balaio de Sotaques

Imagine iniciar a temporada junina com grandes atrações da cultura popular maranhense e ainda prestigiar o lançamento de um dos mais tradicionais projetos culturais do Sesc?

Assim será este sábado (17), na Praça Maria Aragão, com a abertura oficial da temporada 2025 do Balaio de Sotaques, tradicional programação de São João do Sesc Maranhão, que este ano acontece dentro da Semana S, promovida pelo Sistema Comércio: Sesc, Senac e Fecomércio.

Com nomes importantes do São João maranhense como o Boi de Nina Rodrigues, Cia Barrica, Boi de Axixá, Boi de Morros e Boi da Maioba, o lançamento do Balaio de Sotaques 2025 será movido a muitas matracas, danças e com a folia característica do Maranhão.

Balaio de Sotaques...2

A abertura do Arraial do Sesc está agendada para começar neste sábado, dia 17, a partir das 18h, na Praça Maria Aragão.

O evento integra a programação da Semana S – que será realizada até domingo, dia 18, na Praça Maria Aragão, sempre a partir das 14h.

Ambas as programações são gratuitas e abertas ao público.

Para participar das ações e serviços, os interessados podem se inscrever no local do evento, no dia de cada programação.

Na edição deste ano, o Balaio de Sotaques leva toda a beleza e diversidade do São João maranhense ao público de São Luís, nas Unidades Deodoro e Turismo (Olho d’Água), Itapecuru-Mirim e Caxias, durante o mês de junho.

Com 40 anos de tradição, o projeto visa fortalecer a cultura maranhense, incentivar a economia criativa e valorizar a pluralidade cultural e artística do maior São João do mundo.

Semana S é nacional

A propósito: a Semana S é um evento realizado em todas as unidades das Federações, Sesc e Senac do país que tem como objetivo mostrar a força do Sistema Comércio e como o trabalho das entidades é desenvolvido no dia a dia.

Idealizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a programação contempla atividades de lazer, cultura, entretenimento, conhecimento e cidadania, além de marcar a celebração dos 80 anos da CNC.

Durante os dois dias de evento, o público terá acesso a atividades diversas, de serviços de saúde a experiências tecnológicas e apresentações culturais do Sesc-MA, assim como oficinas de gestão e inovação, consultorias de imagem, atendimentos de beleza e demonstrações culinárias com especialistas do Senac-MA.

Varejo físico cresceu

A atividade do varejo físico cresceu 3,3% na semana do Dia das Mães (de 5 a 11 de maio), segundo o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian.

Em São Luís, os shoppings reafirmaram seu protagonismo como principal destino de compras. As expectativas eram de que os centros comerciais movimentassem até R$ 144 milhões, conforme pesquisa da Fecomércio-MA, que apontaram a preferência de 48,9% dos consumidores por esse tipo de ambiente para escolher os presentes.

O levantamento da Serasa, que compara os dados de 2025 com o mesmo período de 2024 (6 a 12 de maio), também revelou que, no fim da semana do Dia das Mães (9 a 11 de maio de 2025, comparado a 10 a 12 de maio de 2024), o crescimento foi ainda maior, sendo de 3,6%.

A pesquisa da Fecomércio-MA indicou os segmentos mais procurados nesse período, que seriam perfumaria e cosméticos (36,9%), vestuário e acessórios (23,9%) e joias e bijuterias (17%). A expectativa era de que parte dos 15,5% ainda indecisos acabassem realizando compras até a data comemorativa.

 Mérito Legislativo

A Assembleia Legislativa do Maranhão vai prestar, hoje à tarde, em solenidade marcada para as 16h, no Plenário Nagib Haickel, do Palácio Manuel Beckman, uma merecida homenagem a uma maranhense que ganhou prestígio internacional por sua marcante atuação salvando vidas durante a pandemia da Covid-19.

Trata-se da médica infectologista Maria dos Remédios Freitas Carvalho Branco, professora titular da Universidade Federal do Maranhão e possuidora, entre outros títulos, de doutorado em Doenças Tropicais e Saúde Internacional pela Universidade de São Paulo (USP).

Remédios receberá das mãos da presidente ALEMA, deputada Iracema Vale, autora da proposição da honraria, a Medalha do Mérito Legislativo Jackson Lago.

A homenageada tem larga experiência na área de Medicina, com ênfase em Doenças Infecciosas e Parasitárias.

DE RELANCE

Golpe cruel e covarde

Esta coluna faz coro com o jornalista Antonio Carlos Macedo quando afirma que raras vezes o Brasil testemunhou uma combinação tão desprezível de covardia, crueldade e canalhice quanto a que sustentou a fraude bilionária contra aposentados e pensionistas do INSS.

A investigação da Polícia Federal revelou não apenas mais um escândalo de corrupção, mas um ataque direto a uma das parcelas mais vulneráveis da população.

Os alvos foram escolhidos a dedo: 67% das vítimas são aposentados de zonas rurais – pessoas simples, afastadas dos centros urbanos, sem acesso a agências da Previdência Social para buscar esclarecimentos ou exercer seus direitos.

Também foram atingidos doentes com mobilidade reduzida, pessoas com deficiência, indígenas e analfabetos.

Golpe cruel e covarde...2

Enquanto isso, entidades de fachada, com poucos associados e receitas irrisórias, viram subitamente seus quadros sociais e arrecadação explodirem, fortalecidas por filiações fraudulentas feitas sem qualquer autorização.

Um exemplo gritante é o da Associação dos Aposentados Mutualistas para Benefícios Coletivos (Ambec), cuja receita saltou de R$ 135 em 2021 para R$ 91 milhões em 2023.

Tudo isso aconteceu com a complacência – ou omissão criminosa – de autoridades e servidores públicos.

O mínimo que se espera é cadeia para todos os crápulas envolvidos nesse golpe repugnante. Mas sejamos realistas: num país onde poucos são punidos, é difícil acreditar que o caso não seja mais um a se perder no labirinto da impunidade.

Presença na III JOMED UNDB

Nesta sexta-feira e no sábado (16 e 17) acontece no auditório da Fiema, na Cohama, a III Jornada de Medicina da UNDB, evento que reúne alguns dos mais importantes profissionais de saúde locais e nacionais, para discutir a inovação na prática médica.

Entre os destaques da programação que inicia hoje, está a palestra de Keneth Corrêa (SP), especialista em Estratégia e Crescimento de Negócios, com o tema “Inteligência Artificial para agilizar o Consultório”.

Com uma carreira marcada pela atuação em grandes projetos de marketing, dados e inovação, Kenneth é Administrador, Diretor de Estratégia na 80 20 Marketing, CTO da MedGuias, professor de MBA na FGV e autor do livro Organizações Cognitivas.

Sua fala traz provocações essenciais para quem deseja se adaptar, liderar e inovar - inclusive na área da saúde, onde pensar estrategicamente se tornou indispensável.

Presença na III JOMED UNDB...2

Outro destaque na Jornada é o Dr. Fernando Tallo, que fará a conferência magna de abertura, hoje, às 18h10, com o tema “Panorama da residência médica no Brasil”.

O Dr. Fernando Tallo (SP) é referência nacional em Clínica Médica, Urgência e Emergência. Com formação acadêmica sólida, é Mestre, Doutor e Pós-Doutor pela UNIFESP, onde também atua como chefe de enfermaria e supervisor do programa de residência médica em Clínica Médica; além de Secretário-Geral da Sociedade Brasileira de Clínica Médica.

Já no sábado (17), a programação tem entre os destaques a palestra magna de encerramento do Dr. Marcelo Borges (PE). Ele vai falar sobre o tema “Uso da pele da tilápia em queimaduras” com mediação da Dra. Monique Santos do Carmo e Dr. Artur Serra.

Cirurgião plástico, é pioneiro em cirurgias de residência com pele de tilápia em queimados; é referência nacional e internacional no tratamento de queimaduras. Médico plástico reparador, é reconhecido por sua atuação pioneira na área.

Festival Guarnicê

Tome nota: já estão abertas as inscrições para a 5ª Mostra Competitiva de Jogos Digitais da 48ª edição do Festival Guarnicê de Cinema, que será realizado de 30 de julho a 6 de agosto, nesta Capital. Os interessados podem se inscrever até o dia 30 de maio.

Promovida pela UFMA, em parceria com a Associação Maranhense de Desenvolvedores de Jogos, a mostra tem como objetivo integrar audiovisual, arte e tecnologia, além de incentivar a produção independente de games no Nordeste.

A mostra conta com duas categorias competitivas: Jogos Maranhenses, para projetos com pelo menos 50% da equipe do Maranhão, e Jogos Nordestinos, com a mesma proporção mínima de integrantes da região.

O regulamento completo e o formulário de inscrição estão disponíveis no site guarnice.ufma.br.

Festival Guarnicê...2

Com quase meio século de história, o Festival Guarnicê de Cinema irá manter, na edição deste ano, o formato híbrido: as exibições acontecem tanto presencialmente, em São Luís, quanto de forma online, pelo aplicativo Cineguarnice e pela plataforma guarnice.ufma.br.

A programação inclui mostras competitivas e paralelas, além de uma ampla agenda de ações formativas, com oficinas, palestras, workshops e o Seminário Ciência Cine Guarnicê.

Também integram o festival a Mostra Universitária, dedicada a produções acadêmicas maranhenses, a Mostra de Jogos Digitais, voltada à criação independente e interativa, a mostra Guarnicêzinho, voltada para o público infantil e a Mostra Jovem, destinada ao público infantojuvenil.

Festival Guarnicê...3

Reconhecido como o quarto festival de cinema mais antigo do Brasil, o Guarnicê mantém sua relevância desde 1977, quando foi criado como Jornada Maranhense de Super 8.

O evento é realizado pela Diretoria de Assuntos Culturais (DAC) da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e segue como um espaço essencial de democratização do acesso ao cinema brasileiro e valorização da cultura audiovisual maranhense.

Ana Karin homenageada

A Academia Brasileira de Letras das Guardas Municipais – ABLAGUAM realiza nesta sexta-feira, a Cerimônia de Homenagens em que será agraciada Ana Karin Andrade, “em reconhecimento à sua espetacular trajetória em contribuição à sociedade”.

O evento será às 18h, no Auditório Prestes Maia da Câmara Municipal de São Paulo.

Gorgonzola terá outro nome

Um dos queijos mais consumidos no Brasil, o gorgonzola passará por uma mudança em seu nome no país. A denominação será alterada e poderá ser vista em breve nas prateleiras dos supermercados brasileiros.

A mudança acontecerá seguindo o acordo de livre comércio firmado entre o Mercosul e a União Europeia, que possui cláusulas de proteção a indicações geográficas (IGs) de produtos europeus.

O acordo estabelece que nomes de produtos com IGs, como o “Gorgonzola”, só podem ser utilizados por itens produzidos em suas regiões de origem.

Desempenho positivo

A indústria da construção civil no Maranhão manteve, em março de 2025, o nível de atividade em 57,3 pontos, de acordo com a Sondagem da Construção divulgada pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O resultado repete o desempenho de fevereiro e permanece acima da linha de 50 pontos, que indica satisfação com a atividade do setor.

O levantamento mostra que o indicador de número de trabalhadores registrou 54,5 pontos, com crescimento de 0,8 ponto frente ao mês anterior. Esse é o segundo mês consecutivo de avanço no índice, sinalizando ampliação na força de trabalho das empresas consultadas.

O maior destaque do período foi o indicador de utilização da capacidade operacional (UCO), que alcançou 79,0 pontos, o melhor resultado desde julho de 2023. Em relação a fevereiro, o crescimento foi de 12 pontos percentuais.

 Para gravar na pedra:

“Você pode disfarçar cuidadosamente 20 anos a mais na idade da mulher, mas ela não pode enganar um lance de escadas”. De Marlene Dietrich.

TRIVIAL VARIADO

Diplomacia: com salário inicial de R$ 22,5 mil, o Itamaraty divulga edital com 50 vagas para a carreira de diplomata.

Desvios bilionários: Oposição e governo disputam controle da crise no INSS. O escândalo pressiona o Planalto e embala rivais. Aliados atuam para indicar comando de CPMI e garantir que gestão anterior seja alvo.

Isenção de visto: o governo da China decidiu conceder isenção de visto para brasileiros que ficarem no país por até 30 dias, assim como já ocorre para diversos países europeus e asiáticos.

Isenção de visto...2: a medida, que entra em vigor em 1º de junho, valerá por um ano para viagens de turismo, negócios, visita de família e amigos, intercâmbio e trânsito. 

Bonecas: a Câmara dos Deputados registrou ontem o protocolo de 3 projetos dedicados a criar políticas relacionadas aos bebês “reborn”.

Pirataria: cerca de 30% dos internautas fazem uso de algum tipo de conteúdo pirata, segundo a Associação Brasileira de TV por Assinatura.

Em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) - Lei nº 13.709/2018, esta é nossa Política de Cookies, com informações detalhadas dos cookies existentes em nosso site, para que você tenha pleno conhecimento de nossa transparência, comprometimento com o correto tratamento e a privacidade dos dados. Conheça nossa Política de Cookies e Política de Privacidade.