(Divulgação)

PH

Felipe Titto (Foto: Divulgação)

Felipe Titto(Divulgação)

Quem ministra palestra nesta quinta-feira na Expo Indústria é o ator Felipe Titto, que vai bordar temas relacionados a carreiras digitais e avanços na tecnologia e impacto nas profissões. Em 2017, ele decidiu inovar na carreira profissional e começar a empreender. O motivo principal de Felipe Titto abraçar a nova jornada de empresário foi a dificuldade financeira, após ficar desempregado com o término da novela “Avenida Brasil”, em 2012

Cantadores no Casarão 

Três feras dos batalhões de bumba meu boi se apresentam neste domingo (28) no Casarão Colonial (Rua Afonso Pena), no Centro Histórico de São Luís, dentro da programação especial do espaço em homenagem ao São João 2022, que contará, também, com a presença do Bumba Meu Boi da Maioba, abrindo os trabalhos da tarde/noite de festa. 

Os cantadores serão acompanhados pelo grupo CDC, um dos melhores do gênero samba do Maranhão. Ribinha de Maracanã (Boi de Maracanã), Chagas (Boi de Ribamar) e Marcos (Boi da Maioba) farão ecoar suas vozes poderosas que atraem o público para os arraiais juninos. Os “Tenores da Ilha” são os comandantes desses bois que figuram entre os mais contagiantes dos festejos juninos maranhenses.

Maioba na TV Mirante 

O Boi da Maioba, um dos mais emblemáticos grupos de bumba meu boi do Maranhão, participou, na manhã de ontem, do Bom Dia Mirante. Alguns de seus integrantes, acompanhados do cantador Marcos, evoluíram em um dos pátios internos do Grupo Mirante. 

Os apresentadores Célia Fontinele e Soares Júnior chamavam o batalhão para o “ao vivo” ao longo do telejornal. Maioba está com uma vasta programação de apresentações para o São João 2022. O presidente da manifestação folclórica é José Inaldo.

Máquinas e equipamentos 

Começa a operar em São Luís a Fornecedora Máquinas e Equipamentos, uma empresa fundada por João Arruda Ribeiro, o “Joãozito Arruda”, em 1955, no Ceará. Atualmente, o Grupo é comandado pelo engenheiro Nertan de Melo Ribeiro e seus dois filhos mais velhos, André Leão Ribeiro e Pablo Leão Ribeiro. 

A empresa consolidou-se ao longo de sua história como referência no setor, repleta de conquistas, crescimento e realizações. A unidade na capital, seguindo o padrão de todas as outras unidades, organiza-se para funcionar em parceria com a concessionária Case, que apresenta, nesta quinta-feira, na sua sede, na BR-135, sua linha completa de produtos para atender o mercado maranhense.

Novo aplicativo 

Nesta quinta-feira, o Multicenter Negócios e Eventos, no Cohafuma, será palco para a Expo Indústria Maranhão, feira multissetorial realizada pelas entidades do Sistema Fiema. Em sua quarta edição, a feira, com correalização do Sebrae/MA, tem a expectativa de gerar cerca de R$ 280 milhões em negócios. 

Aproveitando o ambiente próprio para o fomento da economia maranhense, a facilitação de networking, promoção do empreendedorismo e o estimulo ao uso das novas tecnologias, a Associação Comercial do Maranhão, que terá um estande, fará o lançamento oficial do seu aplicativo. 

O presidente da entidade, Cristiano Barroso Fernandes, explica que a ferramenta foi desenvolvida para estimular o relacionamento da ACM com os seus associados e poder revolucionar as relações comerciais nos municípios que fazem parte da Região Metropolitana de São Luís.

Granorte na Expo 

O publicitário Pedro Salgueiro está à frente do estande da Granorte na Expo Indústria Maranhão. A empresa de José Carlos Salgueiro, especializada na produção de material britado para construção, está apresentando toda a sua expertise nesse ramo. 

A Granorte dispõe de uma propriedade de 400 hectares e se preocupa com o meio ambiente, sendo detentora dos certificados ISO 9001, referente ao modelo de gestão da qualidade, e ISO 14001, que diz respeito às suas ações visando à preservação do meio ambiente.

Crimes cibernéticos 

O deputado César Pires apresentou requerimento na Assembleia Legislativa propondo que o secretário estadual de Segurança Pública, coronel Sílvio Leite, e o delegado-geral, Jair Paiva, sejam convidados a prestar esclarecimentos ao Parlamento estadual sobre o combate a crimes cibernéticos no Maranhão. 

Pires quer saber o que está sendo feito para coibir essas práticas e punir os criminosos. Ressaltando que o atual secretário é um homem preparado para o cargo, o deputado defendeu que o coronel Sílvio Leite precisa ir ao Legislativo estadual esclarecer em que nível se encontra o sistema de segurança do Maranhão para combater esse tipo de crime. 

César Pires acrescentou que o mundo inteiro se preocupa com as fake news, uma questão muito grave que deve ser discutida em todos os níveis para que sejam encontradas soluções para esse problema.

Painéis fotovoltaicos 

O Projeto de Lei 535/21, que institui a Campanha de Incentivo à Instalação de Painéis Fotovoltaicos no Maranhão, foi aprovado em primeiro turno pela Assembleia Legislativa do Maranhão. O PL ainda precisa ser votado e aprovado em segundo turno antes de seguir à sanção governamental. 

A proposição é de autoria do deputado Ariston Ribeiro e tem como objetivo estimular o uso da energia solar fotovoltaica em áreas urbanas e rurais em todo o Maranhão.

Painéis fotovoltaicos 2

 De acordo com o texto, o Estado promoverá ações educativas de conscientização sobre a importância da energia solar fotovoltaica para o meio ambiente e para o desenvolvimento sustentável. 

Além disso, disponibilizará informações sobre os benefícios do uso da energia solar fotovoltaica em residências, comércios, indústrias e propriedades rurais, oferecerá orientação e assistência técnica para a instalação de painéis fotovoltaicos e disponibilizará crédito e custeio para a instalação dos equipamentos.

De relance 

Gás veicular 

A partir dos próximos meses, o Gás Natural Veicular (GNV) estará disponível nos postos de combustíveis maranhenses. A novidade foi confirmada pelo governador Carlos Brandão, após reunião de trabalho com o presidente da Companhia Maranhense de Gás (Gasmar), Allan Kardec, e o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos, José Reinaldo Tavares.

Pesquisa de saúde 

No Brasil, 2,9 milhões de pessoas de 18 anos ou mais se declaram lésbicas, gays ou bissexuais. Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde: Orientação sexual autoidentificada da população adulta, divulgada pelo IBGE. Esta é a primeira vez que esse dado é coletado entre a população brasileira e, na avaliação do instituto, ainda pode estar subnotificado.

Prestações em atraso 

O mutuário inadimplente com a casa própria poderá usar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para negociar o pagamento de até 12 prestações em atraso. A medida foi autorizada pelo Conselho Curador do FGTS. Na ocasião, o Conselho Curador aumentou, de três meses para 12 meses, o limite de uso do saldo do fundo para quitar parcelas em atraso.

Prestações em atraso 2 

A medida vale até 31 de dezembro. O uso do FGTS para reduzir o valor de prestações futuras ou abater atrasos inferiores a 90 dias existe há bastante tempo, mas a destinação dos recursos para pagar mais de três parcelas atrasadas, até agora, exigia autorização da Justiça.

Seminário do TJMA

 “Programa de cooperação sinal vermelho contra a violência” é o tema do seminário que será promovido pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, no dia 3 de junho de 2022. A Lei 14.188 de 2021 institui o Programa de Cooperação Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica, mais uma medida de enfrentamento a essa grave problemática.

 Seminário do TJMA 2 

Conforme ela, o Poder Executivo, o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública, os órgãos de Segurança Pública e as entidades privadas deverão estabelecer um canal de comunicação imediata com as entidades privadas de todo o País participantes do programa. A ideia é viabilizar assistência e segurança à vítima, a partir do momento em que houver sido efetuada a denúncia por meio do código ‘sinal em formato de X’, preferencialmente feito na mão e na cor vermelha.

Para escrever na pedra:

“Abra mão da necessidade de ser perfeito para que a oportunidade seja autêntica. Seja quem você é. Ame quem você é. Os outros farão o mesmo” - dE .

Trivial variado 

A deputada Helena Duailibe fez uma visita de cortesia ao novo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Paulo Velten. No encontro, a parlamentar tratou de assuntos ligados aos dois poderes e parabenizou o presidente, desejando boa sorte à frente do TJMA. 

O Partido dos Trabalhadores adiou para 4 e 5 de junho o Encontro de Tática Eleitoral do Maranhão em que deve ser confirmada a aliança com o governador Carlos Brandão e a indicação de Felipe Camarão como companheiro de chapa do socialista. 

A decisão atende a uma determinação da direção nacional, após recursos apresentados pelo deputado estadual Zé Inácio e pelo ex-presidente da sigla no Maranhão, Augusto Lobato. A reunião estava marcada para o próximo fim de semana, dias 28 e 29. 

Aliá, o deputado Zé Inácio foi um dos indicados para compor a Direção Nacional da Federação Brasil da Esperança, que une PT, PCdoB e PV.

Renan (Foto: Divulgação)

Renan(Divulgação)

O Maranhão está presente, através do veterinário Renan Moraes, no 41º Congresso da Anclivepa, que acontece de hoje até o dia 27 deste mês, em Maceió – Alagoas. Trata-se de uma feira composta por palestras nacionais e internacionais de altíssima importância e qualidade tendo por objetivo reunir especialistas nas diversas especialidades da Medicina Veterinária de animais de companhia. 

O evento tem como objetivo responder aos principais anseios técnicos e profissionais das demais entidades e órgãos do sector. Consolidado dentro da medicina veterinária em todo o país, o congresso trás um toque de ousadia reunindo grandes conferencistas do mundo para palestrar. 

O mercado de pets de estimação no Brasil vem apresentando fascinante crescimento e melhorias expressivas na qualidade da assistência médica, na abertura de novas áreas de trabalho, fato que tem gerado interesse em muitos profissionais resultando um significativo crescimento na história da medicina veterinária moderna. 

O congresso que começa hoje oportunizará discussões sobre diversas áreas que envolvam pequenos animais, desde a parte clínico-cirúrgica, especialidades à gestão e empreendedorismo (clínica hospitalar, pré-operatório e manejo clínico-cirúrgico, comunicação efetiva e liderança, estratégias para melhora da qualidade assistencial e segurança do paciente, gestão aplicada, entre outros assuntos relevantes) com um forte trabalho multiprofissional.

Dia da Indústria e Feira

 O Dia da Indústria, que transcorre hoje, será celebrado com ações marcantes pela Fiema ao longo desta semana – a principal delas é a realização da 4ª edição da Expo Indústria Maranhão, realizada pelo Sistema Fiema (Fiema, Sesi, Senai e Iel) e pela CNI. 

A feira, que acontece de quinta-feira (26) a domingo (29) no Multicenter Negócios e Eventos (Cohafuma), mobiliza toda a classe industrial do estado e outros setores fundamentais da economia maranhense. São aguardados para visitar o espaço mais de 25 mil pessoas. 

A expectativa é gerar R$280 milhões em negócios locais e internacionais. Com o tema Indústria Sustentável, a Expo Indústria Maranhão 2022 desafia o setor para uma adaptação capaz de modificar práticas efetivas na produção econômica do estado.

Dia da Indústria e Feira...2

 Segundo o presidente da Fiema, Edilson Baldez, a feira é uma vitrine para os negócios maranhense. “Estamos em busca de uma nova cultura, um modo de produzir capaz de priorizar o crescimento equilibrado. Geralmente, a indústria é vista como um vilão do meio ambiente, mas ressaltamos nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável.

 A vitrine de nossa feira produz tanto oportunidades econômicas quanto convida os empresários a renovar a indústria, tornando-a cada vez mais sustentável”, arremata Edilson Baldez. Ainda em comemoração ao Dia da Indústria, a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão realiza o plantio de mudas de árvores nativas no Parque Ecológico do Itapiracó, na manhã desta quarta-feira. 

O plantio é um ato simbólico que marca a véspera da Expo Indústria Maranhão 2022, representando a compensação do carbono, um investimento para minimizar os impactos ambientais causados pelo evento, que ocorre de 26 a 29 de maio, no Multicenter Negócios e Eventos.

Dia da Indústria e Feira...3 

Atualmente, o Maranhão conta com mais de 8 mil estabelecimentos industriais, segundo dados do último Perfil da Indústria - FIEMA, lançado em fevereiro deste ano. E emprega 88.512 pessoas (dados de 2022), representando 16,7% do emprego formal do estado. As empresas do setor industrial geraram um total de R$ 14,6 bilhões para o Produto Interno Bruto (PIB) maranhense, um equivalente a 17,3% do total do PIB. 

A indústria é o segundo setor mais produtivo no estado, sendo o ramo de comércio e serviço o primeiro e a agropecuária o terceiro. Conforme Edilson Baldez, o momento é de aceleração e busca por desenvolvimento seguro e sustentável. “Estamos buscando com a Expo Indústria uma retomada da aceleração, sob a égide de um crescimento que minimize ou mitigue todo e qualquer impacto ao meio ambiente e à sociedade”, ressalta o presidente da Fiema.

Show de Paula Toller no Palazzo Eventos 

Só se fala na nova turnê da cantora Paula Toller (Ex- Kid Abelha) que incluiu São Luís na rota. A cantora se apresentará nesta Capital, no Palazzo Eventos, no Araçagi, no primeiro sábado de junho, dia 4, a partir das 21h. 

Com produção local da Reprise Produções, o público maranhense vai ser presenteado com o show que já levou mais de 150 mil pessoas a cantarem junto com a premiada artista, que tem lotado casas de show por onde passa. Também, Paula Toller que está no melhor de sua forma artística, e apresenta um repertório que contempla toda a sua carreira, em especial os tempos de vocalista da Banda Kid Abelha, que teve mais de 9 milhões de discos vendidos em 39 anos. 

E para a felicidade de sua imensa legião de fãs, a banda terminou, mas Paula Toller seguiu fazendo carreira solo, e sempre relembrando sucessos que marcaram época.

 Considerada pela crítica como uma “hit maker”, Paula Toller é isso mesmo, uma colecionadora de sucessos, que até hoje são cantados por diversas gerações. E aqui poderão ser relembradas nesse show icônico, recheado de músicas como “Lágrimas de Chuva”, “Como Eu Quero”, “Nada Sei”, “Amanhã é 23” entre outros hits. E mais, Paula apresenta também seu mais recente álbum “Eu Amo Brilhar” – já disponível nas plataformas digitais; para não deixar ninguém parado.

Show de Paula Toller...2

 Paula Toller se apresenta nessa turnê que tem esgotado ingressos por onde passa – a exemplo do que deve acontecer aqui também – com sua banda, que tem o lendário produtor Liminha (arranjos e violão); Gustavo Carmardella (violão e vocal); Pedro Dias (baixo e vocal); Gê Fonseca (teclados e vocal) e Adal Fonseca (bateria). 

Quem quiser garantir o seu ingresso deve se apressar, pois o Palazzo Eventos prima pela organização e segurança, e tem lotação limitada; em especial nos espaços mais procurados que são o Espaço Premium com mesas e cadeiras para 4 pessoas e open food de salgados; e no Espaço Suítes – com puffs para 10 pessoas, garçom exclusivo e open food de salgados; além de outros espaços. 

Todos os detalhes e venda de ingressos podem ser acessados na Bilheteria Digital e nas lojas Degraus, no Shopping da Ilha e São Luís Shopping.

Maranhenses na fase final da Obecon 

Os estudantes maranhenses Luís Felipe Corrêa, Christian Silva e Guilherme Amaral foram aprovados para a fase final nacional da Olimpíada Brasileira de Economia (Obecon). Nesta semana, eles foram recebidos pelo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão, Davi Telles. 

A Terceira Fase acontecerá entre os dias 2 e 5 de junho, na sede do banco BTG Pactual, em São Paulo. Durante o encontro, os estudantes apresentaram os resultados que obtiveram nas duas primeiras fases da Obecon e a trajetória de estudos e metodológica que desenvolveram para alcançarem a aprovação. Eles são os únicos maranhenses na etapa final da Olimpíada.

DE RELANCE

 A vez das e-bikes 

Ainda são poucas, mas começam a ganhar as ruas: são as bicicletas elétricas. É uma tendência mundial que se repete no Brasil como opção de deslocamento ágil, mais econômico e com apelo sustentável. Conforme a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas e Bicicletas, foi a categoria de bike que a produção mais cresceu no primeiro quadrimestre no polo industrial de Manaus, que concentra as fábricas no país. Foram 3,1 mil unidades, 19% acima de igual período de 2021. Estatísticas recentes publicadas pela Aliança Bike, mas em relação ainda ao ano passado, mostram o mesmo. As bicicletas elétricas movimentaram em 2021 R$ 289,3 milhões, alta de 52% sobre 2020. Foram mais de 40 mil unidades vendidas no mercado interno, produzidas aqui ou importadas. A expectativa para 2022 é de que o número de e-bikes comercializadas avance pelo menos 20%.

A vez das e-bikes...2 

Resolução do Conselho Nacional de Trânsito define que as elétricas são equiparadas às bicicletas quanto têm potência máxima de 350 watts, velocidade de até 25 km/h, são dotadas de sistema que garanta o funcionamento do motor somente quando o condutor pedalar (sim, tem que pedalar) e inexistir acelerador, entre outros pontos. Como não são exigidos registro, emplacamento ou habilitação, não existem estatísticas oficiais de frota. Podem transitar em ciclovias ou ciclofaixas e têm equipamentos obrigatórios, como indicador de velocidade, sinalização noturna e retrovisores. O uso do capacete também é obrigatório. Os preços são bem acima das bicicletas comuns, mas em comparação com motocicletas, por exemplo, o custo de manutenção, começando pelo combustível, é muito menor.

Festival Internacional de Literatura 

Terra do Festival de Cinema, Gramado quer gravar de vez o nome da serra gaúcha no mapa do turismo cultural no Brasil. De 2 a 11 de setembro, a cidade realizará a primeira edição do Festival Internacional de Literatura de Gramado, o FiliGram. A festa literária deve substituir a Feira do Livro do município, que terá sua função comercial integrada ao festival, depois de 25 anos desde a primeira edição. O antigo evento, apesar de longevo, é considerado “tímido”, uma vez que não entrava no circuito de grandes mobilizações como o Natal Luz e o próprio Festival de Cinema.

Festival Internacional de Literatura...2 

O objetivo é ambicioso: fazer do FiliGram não só mais um atrativo turístico que levará público à cidade, mas também um dos grandes eventos literários do país, nos moldes da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Para isso, uma megaestrutura será montada. O QG oficial do evento vai sediar feira de vendas, sessões de autógrafos, palestras, formações, oficinas e shows musicais, enquanto uma série de outras atividades deve mobilizar toda a extensão do município com intervenções artísticas e ações de descentralização da cultura. Entre os escritores confirmados para marcar presença na primeira edição, estão o português Afonso Cruz, autor de sucessos como Vamos Comprar um Poeta e A Boneca de Kokoscha; o britânico Michael Bhaskar, especialista em mercado editorial; e os brasileiros Aline Bei, de O Peso do Pássaro Morto, e a cartunista Laluña Machado.

A não ficção avança 

Após lançar no começo deste ano o reality show Queen Stars, a plataforma de streaming HBO Max prepara três novos lançamentos nacionais de não ficção ainda para este primeiro semestre. O primeiro, que estreia nesta quinta-feira, é a série documental PCC: Poder Secreto, que narra os bastidores do Primeiro Comando da Capital (PCC), grupo considerado a maior organização criminosa do Brasil. – O grande diferencial dessa série é que, pela primeira vez, a gente entende a história do PCC de dentro. A perspectiva é de pessoas, criminosos que fizeram parte da organização em algum momento e de famílias que tiveram suas vidas atravessadas pela facção – explica Verônica Villa, líder de projetos de não ficção da companhia.

Maracanã encerra o cortejo

O Boi de Maracanã vai brilhar no encerramento do cortejo de abertura do São João do Maranhão, a ser realizado nesta sexta-feira (27), a partir das 17h, com saída da Praça Deodoro até a Casa do Maranhão, no Centro Histórico. O boi fará uma grande apresentação com os cantadores soltando a voz em cima de um palco. No sábado (28), o grupo folclórico participará da Festança no Ceprama, onde se apresentará às 21h30. Em seguida, o batalhão seguirá em direção a sua sede para o penúltimo ensaio antes da temporada junina propriamente dita. O ensaio terá início por volta das 23h e terminará ao amanhecer de domingo.

Trivial variado

Os terrários urbanos podem ter área total de até 500 metros quadrados. Além disso, precisam contemplar medidas de sustentabilidade, como adoção de materiais ecológicos, formas alternativas de energia (painéis solares, etc), uso (ou reuso) racional da água e paisagismo com plantas nativas. 

Antes do lançamento oficial, que será nesta quarta-feira, recebo um exemplar do belo livro de edição exclusiva “Porto Alegre em Imagens - 250º Aniversário”. A obra, uma homenagem à Capital gaúcha, reúne 178 páginas que mostram o resultado do olhar diferenciado sobre a cidade de 70 fotógrafos gaúchos. 

Após uma infestação de baratas em sua casa, o homem vai ao mercado, pega um veneno e pergunta: - Esse produto é bom para baratas? E a atendente responde: - Não! Isso mata elas. 

Hoje é dia de celebrar a nova idade do vitorioso empresário Reges Gomes Fialho, dono da rede de restaurantes Cabana do Sol. Ele está completando 82 anos, mas vai deixar a comemoração para outra data. 

O jovem executivo Aderaldo do Nascimento Neto já está de alta do Hospital São Domingos após um mês hospitalizado cuidando de uma perna fraturada no começo do ano. Também aniversariante do dia 19, Aderaldo teve a data, assim como este Repórter PH, celebrada no leito do Hospital, mas com direito a manifestações de carinho da equipe de enfermeiros e outros servidores do São Domingos. 

Uma longa conversa colocou tete-a-tete no almoço de ontem, no Restaurante Cabana do Sol, na Ponta do Farol, Amaro Santana Leite e seu fraterno amigo José Francisco.

Bistrô (Foto: Divulgação)

Bistrô(Divulgação)

Tenores da Ilha

Três feras dos batalhões de bumba meu boi se apresentam neste domingo no Casarão Colonial, na Rua Afonso Pena, no Centro Histórico de São Luís, dentro da programação especial do espaço em homenagem ao São João 2022. Além deles, o Boi da Maioba também estará no espaço, abrindo a programação. 

Ribinha de Maracanã (Boi de Maracanã), Chagas (Boi de Ribama) e Marcos (Boi da Maioba) farão ecoar suas vozes poderosas que atraem o público para os arraiais juninos. Eles se apresentarão com o grupo CDC, um dos mais afinados dentro do gênero samba no Maranhão. 

Tenores da Ilha 2

Os “Tenores da Ilha” são os comandantes desses bois que figuram entre os mais contagiantes dos festejos juninos maranhenses. Ribinha de Maracanã, por exemplo, soma 25 anos como amo do Boi de Maracanã, cantando e compondo toadas. 

Já Chagas, do Boi de Ribamar, contabiliza 33 anos de cantoria no grupo folclórico, depois de passar 26 anos no Boi da Maioba e um ano no Boi da Pindoba. Marcos, por sua vez, está há 19 anos no Boi da Maioba, mas passou antes pelo Boi da Pindoba. 

Campão de natação

O nadador maranhense Davi Hermes foi destaque no Meeting Brasileiro de Natação 2022, competição organizada pela Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais com apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro, disputado no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.

Davi Hermes competiu em quatro provas no Meeting Brasileiro CBDI: 50m livre, 50m borboleta, 100m borboleta e 200m borboleta. E trouxe quatro medalhas: três ouros e uma prata. Atleta da Academia Viva água, ele treina todos os dias com o coach Osvaldo Telles, que o acompanha nas competições no Brasil e no exterior. 

O atleta é campeão mundial de natação e acaba de bater o recorde sul-americano para os 100m borboleta. Além de Osvaldo, Davi viaja acompanhado do pai, George Oliveira, que ao lado da mãe, Kledma, sempre o encorajou a superar seus limites e a desenvolver seu potencial dentro e fora das piscinas.

Incentivo à Cultura

A Chamada Instituto Cultural Vale 2022 está com inscrições abertas até 30 de junho. O edital destinará R$ 25 milhões via Lei Federal de Incentivo à Cultura a projetos de todo o país que valorizem a diversidade das manifestações culturais brasileiras, a democratização do acesso e que contribuam para o desenvolvimento da economia criativa nos locais onde são realizados.

Podem se inscrever projetos das áreas de Museus e Centros Culturais, Patrimônio Material e Imaterial, Música, Dança, Festividades e Circulação vindos de todo o Brasil. 

Para participar, é preciso ser pessoa jurídica, com ou sem fins lucrativos, com sede no território nacional, e que possa comprovar atuação na área cultural há um ano. 

Para a inscrição é necessário também que os projetos tenham número de Programa Nacional de Apoio à Cultura ativo ou proposta completa submetida à Secretaria Especial da Cultura. 

Violência no transporte

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET) reuniu sua diretoria, na semana passada, para tratar das estratégias visando frear a violência no sistema de transporte público na capital e, em seguida, discutiu o assunto com o Comando do Policiamento Metropolitano. A demanda foi atendida e já está dando resultados.

Para reprimir os ataques diários a coletivos e a violência crescente, estão sendo realizadas abordagens policiais nos trechos de maior incidência de roubos, em terminais de integração, além da adoção de medidas de caráter velado, a fim de prevenir a ocorrência desses atos criminosos.

Entre as medidas definidas em conjunto com as forças de segurança pública e que já estão sendo colocadas em prática está a intensificação da fiscalização em toda a Grande Ilha, na BR-135 e nos terminais de integração da capital, trabalho conjunto que envolve as policias Militar e Civil, além da Guarda Municipal.

Seminário sobre moda

O Sebrae/MA promoverá, de 26 a 29 de maio, no Sebrae Lab, o Seminário de Gestão e Moda, tendo como mediadora a consultora Rafaela Albuquerque. 

O objetivo é estimular o debate sobre criatividade e inovação no segmento da moda, reunindo microempreendedores e demais interessados no assunto. Participarão, entre outros, os empreendedores Ana Catarina Léda e Lara Moreira, João Belfort e Paulo Soares.

Aula Inaugural

Já tem data a Aula Inaugural da primeira turma do MBA em Tecnologia da Informação, Governança de Dados e Inovação Digital. O evento acontecerá no dia 31 de maio, às 19h, na Faculdade de Negócios Faene, no Residencial Pinheiros. 

O evento presencial com transmissão ao vivo contará com a presença dos professores Ricardo Carreira, Raphael Melo, Brenna Cunha e Hélio Freire, que conduzirão as palestras. 

De relance

Concertos Sacros

Em andamento em São Luís, até esta quarta-feira, a série Concertos Sacros, com o violonista maranhense Gabriel Castro. Trata-se de mais uma iniciativa da Belfort Produções 8, que oferta ao público das comunidades da Vila Palmeira, Maracanã e Jardim Tropical acesso gratuito à música clássica, tendo, ainda, um viés solidário, uma vez que, após os concertos, a produtora distribui cestas básicas.

Expo Indústria

De 26 a 29 de maio, no Multicenter Negócios e Eventos (Cohafuma), acontece a quarta edição da Expo Indústria Maranhão, feira com o objetivo de fomentar a geração de novos negócios, promover networking e fortalecer marcas e serviços. O evento contará, mais uma vez, com a participação da Stylo Fardamentos entre os expositores. A novidade é que, além da fábrica de fardamentos profissionais, a empresa levará sua mais recente expansão: a Stylo Fardamentos e EPI Express.

Turnê nos EUA 

Um dos mais perfeitos covers de Michael Jackson do mundo, o brasileiro Rodrigo Teaser, fará uma turnê nos Estados Unidos no mês de junho. Ele se apresentará, inclusive, em Nova York e Los Angeles. Teaser, aliás, desembarca em São Luís nesta quinta-feira e se apresenta na sexta-feira no Centro de Convenções, dentro da programação da Expo Indústria Maranhão. 

Governança corporativa

A chamada Agenda ESG (sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança Corporativa) está cada vez mais sendo incorporada aos negócios das empresas, uma vez que, sem sustentabilidade, simplesmente não há negócio. No Maranhão, o Grupo Potiguar já é adepto de práticas nessas três esferas há muitos anos, pois apoia ONGs, patrocina a cultura e valoriza ações voltadas para a proteção do meio ambiente. 

Turismo em alta

O setor de Turismo em São Luís tem apresentado crescimento, segundo o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza, que indicou aumento de 20.8% na arrecadação em 2021 em relação a 2020. De acordo com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda, houve a arrecadação de 4,1 milhões em 2021, superando os anos de 2020 (3,4 milhões) e também 2019, ano pré-pandemia (3,9 milhões).

Teatro de animação

A diretora artística da Cia. A Roda de Teatro de Bonecos, Olga Gómez, vai compartilhar sua experiência de 25 anos em teatro de animação por meio da oficina Origens – Laboratório de Brinquedos Populares, a ser realizada no Centro Cultural Vale Maranhão, de 31 de maio a 4 de junho, das 14h às 18h. Durante as aulas, serão construídos brinquedos como cata-vento, caleidoscópio, bonecos articulados, acrobatas, entre outros, usando sempre a memória afetiva dos alunos para uma colaboração criativa.

Intervenção governamental

A diretoria da Serviporto, empresa que está sob intervenção do governo estadual e, por essa razão, impossibilitada de agir para melhorar o serviço de transporte por ferryboats no que diz respeito às suas embarcações, informou que o sistema entrou em colapso por ingerência da gestão Flávio Dino. Frisou que a Serviporto, que operava o serviço há mais de três décadas, passou a ter muitas dificuldades a partir do governo anterior, mas que, mesmo assim, se desfez de boa parte do patrimônio para manter o serviço funcionando, sempre priorizando a segurança da população e dos funcionários. Disse, ainda, que antes da intervenção do governo Flávio Dino, as três embarcações estavam em operação. Desde fevereiro de 2020, o governo toma todas as decisões em relação à empresa no que diz respeito às operações de travessia. 

Feijoada do Maranhão 2022

Um grupo de maranhenses vai retornar a Belo Horizonte, em Minas Gerais, para participar de mais uma edição da Feijoada do Maranhão, que este ano acontecerá no dia 27 de agosto,  das 13h às 18h, no Dayrell Hotel & Centro de Convenções. Entre as atrações musicais deste ano estão a banda Baianeiros e a dupla Henrique e Manoel. O evento, com open bar e food, é organizado pelo maranhense Valdez Maranhão. há muitos anos radicado na terra do queijo. 

Para escrever na pedra:

“O verdadeiro heroísmo consiste em persistir por mais um momento quando tudo parece perdido” - De W. F. Grenfel.

Trivial variado

O deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL) anunciou que apoiará mesmo o senador Weverton Rocha (PDT) na disputa pelo Governo do Maranhão. 

Um projeto de lei apresentado pelo deputado federal Cléber Verde (Republicanos-MA) garante aos motoristas de aplicativo o recebimento de recursos financeiros quando estiverem impossibilitados de trabalhar em razão de danos graves nos veículos que utilizam para viagens de app. O texto foi protocolado no dia 18.

As vendas com cartão de crédito tiveram um crescimento de 42,4% no que diz respeito aos usuários que buscam cada vez mais soluções como compras on-line, parcelamento sem juros e pagamento por aproximação, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços.

O Ministério de Minas e Energia divulgou nota oficial em que informa que o governo federal, como acionista controlador da Petrobras, decidiu trocar o presidente da estatal. José Mauro Ferreira Coelho, que assumiu o cargo há 40 dias, será substituído por Caio Mário Paes de Andrade na presidência da empresa.

O deputado Antônio Pereira anunciou que o Governo do Estado começou a construir, com recursos de sua emenda parlamentar, um reservatório de água de 50 mil litros no povoado Mundo Novo, um dos mais populosos do município de Amarante, na Região Tocantina.
 

Olga (Foto: Divulgação)

Olga(Divulgação)

Há uma semana, quando uma virose tomou conta de mim e eu fui obrigado a sair de cena e me refugiar num leito de hospital, mais que rápido peguei na cabeceira de minha cama um livro que ganhei de presente de uma amiga de sempre: “Aqui Nos Encontramos”, de John Berger.

Uma após outra, sucedem-se as aparições, esboçadas com esmero e reverência, antes de voltarem a desaparecer deixando para trás o vislumbre de uma mensagem.

Essa obra tocante que ganhei de Olga Nagem Frota, que partiu para a eternidade no começo da penúltima semana de maio, foi a última que ganhei dessa devoradora de grandes livros.

Nem sempre é fácil definir no trabalho de John Berger, onde a ficção encontra a autobiografia e onde o ensaio encontra a meditação, alertava Olga Frota, com quem mantive uma próxima amizade que durou mais de meio século. Em "Aqui Nos Encontramos" o autor encontra-se com personagens do passado – Jorge Luís Borges, Rosa Luxemburg, entre outros, em várias cidades europeias, de Lisboa a Madrid e de Genebra a Cracóvia. Uma a uma, as personagens aparecem e desaparecem com o sussurro de uma mensagem deixada para trás.

Numa tarde quente em Lisboa, John Berger encontra a mãe que morreu há quinze anos atrás, e que lhe diz que os mortos nunca ficam onde são enterrados. A partir daqui entramos numa viagem literária única, onde a vida e o trabalho do autor são inseparáveis. É uma narrativa com a voz do autor mas não é um livro de memórias, é um retrato que viaja através do tempo e do espaço mas que nunca perde a noção do presente, é uma confissão sem ressentimentos profundamente emocional e sensual.

Sopro do paraíso...2

Numa das últimas conversas que tive com Olga Frota, que carregava nos ombros mais de nove décadas de vivências pelo mundo, lembramos, sobre o livro, que homem se debruça na beira do mar e sopra a água até formar ondas. Ele apoia o corpo todo num só braço. Com o outro, empurra o resultado do seu esforço, encadeando as corcovas salgadas que explodem um pouco adiante, como se cada onda fosse parte de um rebanho. A espuma também vem desse sopro sobrenatural, fruto de um pulmão possante, de uma garganta profunda, de um olhar avesso, aquele em que o branco da córnea substitui a pupila.

Não foi a primeira vez que eu e Olga descobrimos seres em obras na natureza. O pequeno deus que contraria o crepúsculo, iluminando a boca da noite com sua tez laranja, confundindo turistas e camarões, é um deles. Outro é este descrito agora, que faz flexão com o torso enquanto providencia o chocalhar das águas, que bate nos banhistas. Ele usa um vento interior, vindo de suas grutas de veludo. Nada a ver com o Leste ou Sul, rebentos da ilha, já que esse arfar que fabrica a onda obedece a outro expediente.

Confesso que ele só existe no canto da baía de São Marcos, já que o miolo do lugar, tão calmo em outras estações, agora é um tapume de plásticos e sujeira. Talvez ele queira dar seu recado, já que o esgoto tomou conta do centro da curva, fabricada, possivelmente, por um seu semelhante. Imagino um encontro desses gigantes conversando sobre o estrago feito ao longo do ano e não apenas no verão. Eles sussurram e depois olham ao redor, ressabiados. O que estarão aprontando?

Sopro do paraíso...3

Porque divindades não se recolhem, como nós, depois de uma vida dedicada à sobrevivência. A inutilidade do nosso esforço para permanecer de pé sobre a Terra, quando o destino é deitar definitivamente sobre ela, deve enchê-los de assombro. Por serem eternos, confabulam mudanças para nos pregar sustos. Aprontam tempestades, obedecendo mapas riscados nas pedras. Providenciam avalanches em lugares planos. Salpicam de neve o deserto de nossas esperanças.

Não são cruéis, apenas querem compartilhar suas heranças. Por possuírem poder, sabem desviar a correnteza para que o navio fantasma evite os falsos faróis, colocados de propósito para gerar saques, a partir da costa, em brigues piratas. Mergulham tesouros no mar e de lá não tiram nada. Nem deixam que faísque no fundo alguma ametista, pois isso seria dar razão aos que ainda não desistiram totalmente da aventura. Eles precisam cercar os segredos de todos os cuidados, para assim não atrair os amadores que desvirtuam o horizonte, os pseudo viajantes noturnos, os pássaros de palha.

Eles criam dificuldades para que os heróis, se é que esses ainda existem, possam descobrir suas vocações. Colocam Quasímodos em todos os portais dos mares. Ciclopes vigiando enseadas e sargaços. Fazem chover lava onde se vislumbra oásis. Assim selecionam mortais determinados. Estes, quando ficam prontos, exibem corcéis couraçados na fronte, barbatanas afiadas nas omoplatas, garras que podem libertar Prometeu.

Sopro do paraíso...4

Quando despertarem os heróis, transidos de pavor, pai da coragem, então será a vez de se desencadearem, em bandos, os cantores da eternidade. O som do mar é um poema épico, que só se escuta quando vemos o final do nosso tempo. Fora dessa sinfonia, só existem as ruínas e o vazio perverso.

Por enquanto, estou atento ao sopro que modula a flauta da manhã. As ondas beijam os pés dos passantes, enquanto gotas de orvalho queimam as últimas estrelas. Tudo parece tépido, tímido, como se os instrumentos do dia obedecessem ao um simulacro de dança, de arabesco, de braços imitando cisnes. É que não escutamos ainda a bigorna que pulsa no ventre das baleias. Ela avisa a súmula da reunião dos deuses anônimos, os que assessoram as águias, e apascentam nuvens e tufões. O veredicto é claro.

Somos prisioneiros da poesia, que nos carrega como um ramo de flor sobre o oceano interminável, sabendo que não haverá barca que nos salve, nem mesmo quanto entoarmos o cântico libertário.

Nossa sorte, minha eterna e saudosa Olga, será enxergar a melodia nas pequenas coisas, as que renovam nossas chances. Até acumularmos forças para nos aproximar de Deus, que nos recolhe.

Náufragos da solidão, seremos soprados ao paraíso pálido, mas ainda intacto.

Sopro do paraíso...5

Vale lembrar que a Missa da Esperança, pelo sétimo dia do falecimento de Olga Frota, será realizada nesta segunda-feira, às 19h30, na Igreja de São Marcos, na Ponta d´Areia (entrada pela Fribal do mesmo bairro).

DE RELANCE

Missa da Esperança para Zeca Belo

Parece que foi ontem e já foi transcorrido um ano sem a presença entre nós do empresário e grande figura humana José de Ribamar Barbosa Belo, nosso saudoso e querido Zeca Belo.

A viúva Marilena Rosa Belo, as filhas, genros e netos mandarão celebrar a Missa da Esperança em memória desse grande maranhense, às 18hs do dia 30 de maio, na igrejinha do Olho d´Água.

O ato religioso será conduzido pelo Frei José Antônio Macapuna, OFMCap, da Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo, que abrange os Estados do Maranhão, Pará e Amapá, e o Padre Heitor Morais.

Festança Boi da Lua

A tradicional sociedade maranhense pediu e nós estamos promovendo a volta de um dos maiores e mais elegantes eventos do folclore maranhense na temporada junina.

Com o selo do Grupo Mirante, será realizado no dia 17 de junho, após um longo período de hibernação, desta vez nos belíssimos jardins do Rio Poty Hotel, a Festança Boi da Lua, reunindo no palco as mais importantes brincadeiras dos folguedos no Maranhão. E no sofisticado arraial, de frente para o mar da Ponta d´Areia, as figuras de maior prestígio da sociedade maranhense.

Os detalhes do evento, ainda em fase de produção, serão revelados na próxima semana quando estiverem confirmadas todas as atrações da noite.

Roseana está de volta     

A ex-governadora Roseana Sarney levantou as mãos para os céus e está agradecendo a Deus por mais uma vitória conseguida. Depois de uma delicada cirurgia em São Paulo, ela está desde ontem de volta a São Luís com o astral elevadíssimo.

E não esconde que chegou pronta para tocar sua campanha para se eleger deputada federal em outubro deste ano.

Vila Galé celebra potencial do Maranhão

A Vila Galé realizou na noite de 19 de maio um coquetel em São Luís, para degustação dos vinhos da Casa Santa Vitória e apresentação das empresas do grupo.

O evento foi realizado no prédio da Fiema e contou com a presença de empresários, políticos, personalidades e jornalistas.

A Casa de Vinhos Santa Vitória é uma empresa do grupo Vila Galé, fundada em 2002, que produz vinhos e azeites alentejanos com ótima qualidade. Além disto, oferece geléias, compotas e vinagres.

Durante a estadia no estado maranhense, o presidente e fundador, Jorge Rebelo de Almeida, visitou possíveis locais para a implantação de um hotel do grupo.

A Vila Galé é a maior rede de Resorts do Brasil e o segundo maior grupo hoteleiro em Portugal. O grupo é composto por diversas sociedades, das quais se destaca, pela sua dimensão e importância, a Vila Galé – Sociedade de Empreendimentos Turísticos, S.A.

Governo e Academia de Letras

O presidente da Academia Maranhense de Letras (AML), Lourival Serejo, reuniu-se, na manhã da última sexta-feira, com o secretário chefe da Casa Civil do Governo do Maranhão, Sebastião Madeira. Na pauta do encontro, assuntos de interesse das duas instituições, como a conclusão do processo de desapropriação, pelo Estado, de imóvel pertencente à Academia na rua da Palma, no Centro de São Luís.

Outro tema que entrou em pauta na reunião, realizada no Palácio dos Leões, foi a retomada dos programas de reedição de livros, parceria entre a AML e o governo do Maranhão que já vem acontecendo há três anos.

Sebastião Madeira disse que o governo tem todo o interesse em continuar mantendo parcerias produtivas com a AML, no fomento à produção literária e a eventos culturais em diferentes regiões do Estado. “A Academia, associada a instituições como o governo, tem a missão primordial de ser uma guardiã permanente dos nossos valores literários e de abrir caminhos para a formação de novos leitores”, frisou Lourival Serejo.

Participaram também da reunião o secretário-geral da AML, Félix Alberto Lima, e a secretária estadual de Educação, professora Leuzinete Pereira.

 Para escrever na pedra:

“Ouse, arrisque, não desista jamais e saiba valorizar quem te ama, esses sim merecem seu respeito. Quanto ao resto, bom, ninguém nunca precisou de restos para ser feliz”. De Clarice Lispector.

TRIVIAL VARIADO

Tenho um amigo que desde muito criança, tem o hábito de escrever em diários. Hoje, ele tem cerca de 30 caderninhos com suas anotações. Há de tudo neles: frases soltas, provérbios, reflexões sobre a sala de aula, ideias de romances, poemas inacabados, confissões impublicáveis, decepções e conquistas amorosas, impressões de viagens e todo tipo de registo dos seus afetos.

Quem escreve diários vai muito além de um mero registro. Um diário é uma biografia dos próprios sentimentos. Uma confissão a nós mesmos. Como uma necessidade de viver a vida duas vezes: uma pela experiência e outra pela escrita.

Um diário recupera os rastros sentimentais de datas e dias fugazes. Porque a vida acontece sempre. Mesmo quando estamos num momento aparentemente monótono de um dia qualquer, a vida continua acontecendo. A vida não para. Um diário sobrevive à própria morte. Alonga nossa existência e nos dá uma ideia mais clara do quanto existir é raro.

Muitos jovens já compreenderam a importância de se manter um diário. Eles já sabem que a escrita é confissão. E encontraram na escrita um jeito de conversar consigo mesmo. Na verdade, estamos sempre em conversa com nós mesmos, falamos sozinhos mentalmente a todo momento.

O diário é uma companhia subjetiva, às vezes dura e implacável. Um diário aceita tudo: nossas fraquezas, nossas alegrias, nossos erros e tudo aquilo que nos constitui. Um diário não nos julga, por isso a sinceridade faz parte desse gênero.

Mantenho-me em estado de poesia quando escrevo. Mesmo quando não faço literatura. Acho que meus diários são uma espécie de cemitério de palavras, porque raramente aproveito as ideias que estão ali em meus livros.

O diário é uma segunda vida. Uma possibilidade de registrar os rastros e os vestígios sentimentais. Toda vida é importante e por isso registrá-la com as próprias palavras confere dignidade à nossa jornada. Portanto, caro leitor: escreva diários, mas não deixe ninguém ler, a não ser que você queira.

Em parceria com a editora da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), a Academia Maranhense de Letras (AML) acaba de publicar 16 livros relacionados a aspectos históricos e literários do Maranhão. A parceria editorial entre as duas instituições contempla obras da Coleção Biblioteca Escolar – Série Fundadores da Academia I.


 

Edilson Baldez das Neves (Foto: Divulgação)

Edilson Baldez das Neves(Divulgação)

De 26 a 29 de maio será realizada, em São Luís, a Expo Indústria Maranhão, evento que também impulsiona a retomada da economia maranhense, na tentativa de superar a crise provocada pela pandemia, que afetou a todos os empresários e negócios de todos os portes. Segundo o presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves, há empreendimentos já instalados ou em processo de implantação, aumento da exportação pelas empresas maranhenses, polos industriais locais, como o de couro. 

O evento é um reflexo desse momento favorável. “Estamos oferecendo oportunidades de negócios, de inovação, de acesso às informações mais atuais no ambiente empresarial, nas áreas de tecnologia, sustentabilidade, disrupção, de obtenção de crédito e de como firmar importantes parcerias comerciais internacionais”, disse Baldez. 

Romance em quadrinhos

Um dos romances mais emblemáticos da literatura brasileira, “Úrsula”, da maranhense Maria Firmina dos Reis, ganhou versão em quadrinhos. A iniciativa é do escritor e mestre em história Iramir Araújo.

O romance original foi publicado em 1859 e é considerado o primeiro escrito por uma mulher no Brasil, sendo precursor da temática abolicionista na literatura nacional. 

Na obra em quadrinhos, que tem roteiro assinado por Iramir Araújo e arte de Rom Freire e Ronilson Freire, o leitor poderá conhecer também um pouco da história de vida da escritora Maria Firmina dos Reis.

Novas promotorias

O Ministério Público do Maranhão deu mais um importante passo visando a maior aproximação com a população da capital. É que foram inauguradas as sedes das Promotorias Distritais de São Luís.

Com a iniciativa, as comunidades terão promotores mais próximos dos problemas, que poderão ser resolvidos por meio da atuação extrajuridicional, sem burocracia e com mais efetividade.

Foram entregues sete Promotorias Distritais de São Luís. As do Centro, Itaqui-Bacanga, Coroadinho, Cidade Operária, Cohatrac e Zona Rural funcionarão, provisoriamente, no Centro Cultural e Administrativo do Ministério Público do Maranhão. Já a da Divineia está instalada na Rua do Peru, no Olho d’Água.

Renda e Oportunidade

O Governo Federal apresentou medidas para inserir e manter mulheres e jovens no mercado de trabalho. A ação faz parte do Programa Renda e Oportunidade, lançado pelo Ministério do Trabalho e Previdência para alavancar a retomada do emprego e da economia no país.

No leque está uma Medida Provisória que institui o Programa Emprega mais Mulheres e Jovens, criando uma série de medidas para impulsionar o emprego para estes grupos.

Entre as ações para beneficiar as mulheres estão a flexibilização do regime de trabalho, a qualificação em áreas estratégicas para ascensão profissional e apoio no retorno ao trabalho após a licença maternidade.

Renda e Oportunidade 2

A Medida Provisória também prevê a implementação de medidas de apoio na chamada parentalidade na primeira infância, que é a participação dos pais no desenvolvimento e educação das crianças.

Nesse caso, a nova legislação propõe o reembolso de valores gastos com creches ou a liberação de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço para auxílio no pagamento de despesas com creche e cursos de qualificação profissional. A medida ainda será regulamentada pelo Conselho Curador do FGTS.

Febre aftosa

Há 20 anos, o Maranhão conquistou o status de zona livre de febre aftosa, com o reconhecimento internacional da Organização Mundial de Saúde Animal. Uma conquista importante e que eleva a produção no estado, garantindo a possibilidade de comercialização com outros países.

A doença causa febre, seguida pelo aparecimento de aftas, principalmente na boca e nos pés de animais de casco fendidos.

O alto poder de transmissão do vírus provoca impactos econômicos e, por isso, os países estabelecem fortes barreiras à entrada de animais suscetíveis à doença.

Cigarro eltrônico

O uso de cigarros eletrônicos tem aumentado em São Luís, principalmente entre a ala jovem que frequenta bares e espaços musicais. Mas os especialistas afirmam que eles são tão prejudiciais à saúde quanto os tradicionais. É que a fumaça e os produtos usados nos dispositivos podem inflamar o sistema respiratório e o uso constante pode causar doenças graves.

O dispositivo é usado para provocar a simulação do ato de fumar, oferecendo ao usuário a mesma sensação supostamente sem os riscos do consumo de substâncias cancerígenas de um cigarro tradicional. No entanto, o vapor liberado pelo cigarro eletrônico também contém substâncias químicas.

O uso, principalmente por adolescentes, tem preocupado a saúde pública. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cigarros eletrônicos e produtos semelhantes que contêm nicotina são uma estratégia da indústria tabagista para captar novos clientes.

Violência doméstica

A denúncia de casos de violência doméstica é uma das ações iniciais para a mulher receber a ajuda dos órgãos da Segurança Pública, caso da Delegacia Especial da Mulher, e da Justiça. De janeiro até o início de maio de 2022, 22 mulheres foram vítimas de feminicídio no Maranhão.

Segundo a Delegacia da Mulher, todos os casos são de vítimas que não denunciaram seus agressores, nem pediram medidas protetivas.

As denúncias de violência doméstica podem ser feitas de forma presencial, na Delegacia Especial da Mulher, instalada na Casa da Mulher Brasileira, no Jaracati, que forma uma rede de órgãos atuantes na prevenção e no combate a essas práticas.

De relance

Decoração junina 

O Centro Histórico de São Luís já está sendo preparado para o São João 20222, com a preparação da decoração temática tradicional, com suas cores fortes e vibrantes. Além da Rua Portugal, receberão decoração de mosaico de bandeirolas as ruas Djalma Dutra, da Estrela, Rua da Alfandega (próximo à Feira da Praia Grande) e, ainda, a Ponte José Sarney. Na Praça dos Catraieiros (próximo à Casa do Maranhão), será montado um painel instagramável junino. Todo o trabalho deve ser concluído até a próxima sexta-feira, dia 27.

Música de Michael Wesley

O cantor Michael Wesley acaba de lançar uma nova música. Chama-se “A Bebida”, composição de Wallas Dias, Chaianne Moraes, Drica Pessoa e Matheus Candote. A nova canção ganhou um clique já disponível no YouTube. Michael é maranhense, mas reside atualmente em Fortaleza (CE), onde dá continuidade a sua carreira musical emplacando, principalmente, músicas dos gêneros sertanejo e arrocha.

Mudanças no trânsito

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, tendo em vista a necessidade de modificação experimental no fluxo de veículos sobre a Ponte do Caratatiua, vai realizar alterações no sentido bairro-Centro, a partir deste sábado.  A mudança tem como objetivo melhorar a fluidez do trânsito nos horários de pico. Com isso, não haverá, provisoriamente, a abertura da ponte para criação de mão dupla pela Avenida Daniel de La Touche, deixando assim a ponte livre.

Incertezas da EAD

Repensar a importância da educação a distância (EaD) e trazer reflexões acerca da sua implementação e fragilidades é o ponto central do livro “O lugar de incertezas da EAD: Contradições entre a política pública e a oferta de ensino no Brasil”, escrito pela professora Josie Bastos, do Departamento de Comunicação Social da Universidade federal do Maranhão. O lançamento ocorreu na na Livraria Leitura, no São Luís Shopping, com a presença do vice-reitor da UFMA, professor Marcos Fábio Belo Matos, além de amigos, familiares, professores e admiradores do trabalho da docente.

Benefício do FGTS

Trabalhadores nascidos em julho já podem sacar até R$ 1 mil das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) a partir deste sábado (21). A Caixa Econômica Federal depositará o dinheiro na conta poupança digital usada para o pagamento de benefícios sociais e previdenciários. Os valores só podem ser movimentados por meio do aplicativo Caixa Tem, o que permite o pagamento de contas domésticas e a realização de compras virtuais em estabelecimentos não conveniados. O Caixa Tem também libera o saque em caixas eletrônicos e a transferência para a conta de terceiros.

Anistia do Fies

A dívida do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) pode ser anistiada em 99%. É que o plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, aprovou uma nova versão de uma Medida Provisória que permite inadimplentes abaterem até 99% de suas dívidas do Fies. A iniciativa é válida para estudantes que tenham contratado o financiamento até o segundo semestre de 2017 e estão com débitos vencidos pendentes.

Leilão de excedentes

O governo federal começou a repassar 20, R$ 7,7 bilhões para todos os estados, Distrito Federal e 5.569 municípios do valor relativo à arrecadação dos bônus de assinatura do leilão dos excedentes para exploração de petróleo e gás natural da cessão onerosa dos campos de Sépia e Atapu, no pré-Sal, de acordo com informações do Ministério de Minas e Energia.

Para refletir:

“Se Deus criou as pessoas para amar, e as coisas para cuidar. Por que amamos as coisas e usamos as pessoas” - De Bob Marley. 

Trivial variado

O presidente Jair Bolsonaro sinalizou que existe a possibilidade de criar uma proposta para reestruturar as carreiras dos agentes da Polícia Rodoviária Federal e do Departamento Penitenciário Nacional. A ideia é equiparar essas carreiras à de agente da Polícia Federal, que ganha, atualmente, cerca de R$ 12,5 mil por mês de salário inicial.

A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou sessão solene para entrega da Medalha "Manuel Beckman" ao defensor público Jean Carlos Nunes, ao coronel Carlos Augusto Furtado e ao advogado e professor Thales Dyego de Andrade, pelos serviços prestados à sociedade em suas respectivas áreas. 

A homenagem foi proposta pelo deputado Welington do Curso (PSC). Participaram da cerimônia familiares e amigos dos homenageados, além de várias autoridades.

Entrou em vigor, no dia 16 de maio de 2022, a Lei 11.721, originária do Projeto de Lei 280/2019, de autoria do deputado estadual Vinicius Louro, que eleva as vaquejadas ocorridas no Parque Maratá à condição de Patrimônio de Natureza Imaterial e Cultural do Maranhão.