Interesses

Cônsul-geral dos EUA faz visita a São Luís e se reúne com gestores

Jessica Simon concedeu entrevista a O Estado e tratou sobre pautas na cidade, inclusive com o governador

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Jessica Simon destacou o interesse na Base Aérea de Alcântara
Jessica Simon destacou o interesse na Base Aérea de Alcântara

São Luís - Meio ambiente, desenvolvimento econômico, direitos humanos, educação e segurança são alguns temas da pauta principal da cônsul-geral dos Estados Unidos para a região Nordeste, Jessica Simon, durante visita ao Maranhão. Entre outras agendas, ela reuniu-se com o governador do Maranhão, Flávio Dino, e com o prefeito de São Luís, Eduardo Braide. Na manhã de ontem, concedeu entrevista exclusiva a O Estado, no Hotel Luzeiros, na Ponta d’Areia, onde está hospedada.

Jessica Simon destacou o interesse de empresas norte-americanas em investir na Base Aérea de Alcântara, para lançamento de satélites. “Esse processo envolve, também, o diálogo com a comunidade local, para entendermos os desafios e oportunidades que possam advir desse acordo. É preciso envolvê-la nesse processo visando ao desenvolvimento econômico da região. Nos reunimos, inclusive, com representantes de comunidades quilombolas habitantes de Alcântara”, frisou.

A cônsul-geral também tratou de assuntos ligados ao meio ambiente e ressaltou que o presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, ao assumir as rédeas do país, providenciou sua reintegração ao Acordo de Paris sobre o clima. Ela frisou os impactos da mudança climática, que acenderam o alerta global sobre os perigos da degradação ambiental para populações de todo o mundo.

“Com essa ação, ele mostrou que as questões ambientais seriam prioridades. Sobre essa temática, estamos conversando com o governo brasileiro e, também, com os governos estaduais. No Maranhão, observamos que o governador Flávio Dino tem sido atuante, até porque ele integra o Consórcio de Governadores da Amazônia Legal”, disse, citando também o problema das queimadas no Brasil, que também ocorrem em algumas regiões dos Estados Unidos.

Turismo
Simon também falou sobre turismo, enfatizando que a Casa Branca já anunciou que, em breve, liberará a entrada de estrangeiros no país, inclusive brasileiros, o que deve acontecer no começo do mês de novembro. “Nós estamos acompanhando esse processo e, assim que houver mais informações, divulgaremos na imprensa brasileira”.

A representante do Consulado esteve com o governador Flávio Dino e os dois trataram de diversos assuntos, incluindo projetos na área de infraestrutura e saúde. Ela lembrou que, no começo da pandemia, os Estados Unidos doaram um hospital de campanha para o governo maranhense. Os dois conversaram, ainda, sobre investimentos no Porto do Itaqui, de suma importância para os Estados Unidos. “Uma vez que grande parte das importações que desembarcam no porto é proveniente de estados americanos”.

Com o prefeito Eduardo Braide, a cônsul abordou assuntos relacionados ao patrimônio histórico. O prefeito deu exemplos de obras realizadas no Centro de São Luís e Simon informou que os Estados Unidos pensam em apoiar alguns projetos. Ela disse que elogiou a política de saúde na capital com a chegada da Covid-19. “Parabenizei o prefeito pela alta porcentagem de pessoas vacinadas na cidade. Lembro que os Estados Unidos também contribuíram para isso, doando vacinas da Pfizer e Janssen, tanto para a capital como para as outras cidades maranhenses”.

Ela finalizou falando sobre programas na área da educação, com destaque para os intercâmbios culturais, sendo um deles voltados para jovens da rede pública de ensino, que viajarão para os Estados Unidos para uma experiência de três semanas. “Esse programa deverá acontecer em 2022. Normalmente, selecionamos jovens de vários estados do Brasil, inclusive do Maranhão. Temos, ainda, o programa Jovens Líderes das Américas, de apoio a empreendedores, além do Education USA, que possibilita jovens brasileiros a estudarem nos Estados Unidos”, finalizou.

.
.

Nesta quinta-feira, 7, o cônsul de diplomacia pública, Jeffrey Lodermeier, visitou a redação de O Estado. Na ocasião, ele conversou com o diretor de redação, Clóvis Cabalau sobre os projetos e parcerias dos Estados Unidos com a Prefeitura de São Luís. O cônsul faz parte da comitiva da cônsul-geral dos EUA para a região Nordeste, Jessica Simon, que está em visita ao Maranhão. Na oportunidade, Lofermeier leu a edição mais recente do jornal e também conheceu os funcionários responsáveis pela produção e veiculação do periódico.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.