Solidariedade

Fundação Antonio Dino lança a campanha Outubro Rosa

Intuito da campanha é prevenir mulheres sobre o câncer de mama, além de alertar para as formas de descobrir a doença, com o uso de autocuidado e as consultas realizadas semestralmente

Kethlen Mata / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Venda de camisas faz parte da campanha, com renda para compra de próteses
Venda de camisas faz parte da campanha, com renda para compra de próteses (Outubro Rosa)

São Luís –

Na manhã desta sexta-feira, 1º, a Fundação Antonio Dino, mantenedora do Hospital do Câncer Aldenora Bello, realizou a abertura da campanha Outubro Rosa, visando a conscientização da população maranhense sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama. Este ano, em decorrência da pandemia de coronavírus, o lançamento da campanha ocorreu de forma intimista, com a presença da coordenadora do serviço de mastologia do HCAB, funcionários do hospital e pacientes. O objetivo da campanha é promover a conscientização da população além de incentivar o autocuidado e procurar um médico anualmente para realizar mamografia aos 40 anos.
“Primeiro, Outubro Rosa é um mês de prevenção. É o mês de levar informação, já que muitas mulheres nem sabem o que é câncer de mama, não sabem como fazer o diagnóstico, como prevenir, o que é preciso ser feito. Existem muitas fake news sobre o exame de mama e isso faz com que as mulheres tenham medo”, afirma a coordenadora da mastologia do Hospital do Câncer Aldenora Bello, Gláucia Cordeiro.

Outubro Rosa
A Campanha Outubro Rosa é um movimento mundial de conscientização para a prevenção e diagnostico precoce do câncer de mama, realizada durante o mês de outubro. O movimento surgiu em 1990 em Nova York com a primeira corrida pela cura, evento que se tornou anual desde então. Em 1997, outras entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover ações voltadas ao diagnóstico e prevenção do câncer de mama, elegendo o mês de outubro como epicentro de suas atividades.
A iniciativa repercutiu rapidamente, e hoje diversos países e instituições endossam e promovem criativamente a iniciativa. No Maranhão, a Fundação Antonio Dino e o Hospital do Câncer Aldenora Bello promovem a campanha Outubro Rosa, visando a conscientização da população Maranhense sobre o câncer de mama, sua prevenção e diagnóstico precoce.

Fundação Antonio Dino
A Fundação Antonio Dino é uma instituição filantrópica que atua na luta contra o câncer no Maranhão, desde dezembro de 1976. Fundada por Enide Moreira Lima Jorge Dino, a partir da união entre a Liga Maranhense e a Rede Feminina de Combate ao Câncer, após o falecimento do Dr. Antonio Jorge Dino, um dos precursores da luta contra o câncer no Maranhão.
A Fundação mantém diversas atividades de combate ao câncer no Maranhão, entre elas, o Hospital do Câncer Aldenora Bello: hospital de referência no tratamento Oncológico no Maranhão e as Casas de Apoio, que hospedam pacientes vindos do interior do estado e de outras localidades, possibilitando a realização de tratamento adequado com sua estadia próxima ao hospital.

SAIBA MAIS

Venda de camisas

Como parte da programação de conscientização durante todo o mês de outubro será disponibilizada a venda de camisas da campanha, em que toda a renda obtida será destinada para compra de próteses mamárias para pacientes em atendimento no Hospital do Câncer Aldenora Bello. As camisas da campanha podem ser encontradas na sede da Fundação Antonio Dino, com um dos voluntários e pelos fones 99971-9897 ou 3089-3153.

O que é o câncer de mama?

“O câncer de mama é o câncer mais comum nas mulheres. Ele é tratável, curável, de preferência quando se existe um diagnóstico inicial. Mas antes disso, é ideal que as mulheres tenham o hábito de fazer seu exame de rotina, mamografia uma vez por ano, independente de sentir alguma coisa”, afirma Gláucia Cordeiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.