Solidariedade

Voluntários distribuem quentinhas a pessoas em situação de rua

Entrega de alimentos, e também de itens de higiene, roupas e sapatos, aconteceu sábado, na área do Mercado Central

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Doações de roupas também fizeram parte da ação
Doações de roupas também fizeram parte da ação

São Luís - Um grupo de voluntários solidários fez uma ação solidária com mais de 300 pessoas em situação de rua na tarde de sábado, na área do Mercado Central, no centro de São Luís. Eles entregaram quentinhas, sobremesas e kits de higiene com escova para dentes, cotonetes, absorventes e barbeadores, entre outros itens. Os voluntários também doaram água, roupas e calçados.

A iniciativa chama-se “Quentinha Solidária”, que conta, inclusive, com uma página no Instagram (quentinhasolidariaslz). Segundo a professora universitária Perla Berwanger, uma das voluntárias do projeto, as ações começaram a ser realizadas no início da pandemia do novo coronavírus, sempre aos sábados, naquela área da cidade.

“Nós começamos a ação sempre às 17h, para fazer a entrega das quentinhas, todos os sábados, religiosamente. Já são quase 11 meses de trabalho voluntário e, além das pessoas em situação de rua, entregamos, ainda, para alguns moradores mais carentes daquela área da cidade, que sempre aparecem e nós nunca negamos”, informou a voluntária.

De acordo com Perla Berwanger, a ideia surgiu no início da pandemia, com a finalidade de arrecadar alimentos a serem doados a pessoas em situação de rua e neste período do ano, o movimento cresceu ainda mais. “Eu fiz um vídeo que viralizou na internet, pedindo a ajuda para meus amigos doarem e chegamos a receber alimentos, roupas e dinheiro. No Instagram, nós divulgamos um link para a ‘vaquinha solidária’, por meio da qual arrecadamos os donativos”, explicou.

Doações ocorreram na tarde de sábado. Imagens: Carlos Januário
Doações ocorreram na tarde de sábado. Imagens: Carlos Januário

Carinho

A voluntária explicou, ainda, que a iniciativa doa muito mais do que alimentos, roupas e itens de higiene. “Nós doamos o nosso tempo e o nosso carinho para com aquelas pessoas. Qualquer um pode doar e nós recebemos ou vamos apanhar aonde for”, complementou Perla Berwanger.

A iniciativa é apoiada pelo Laboratório de Design Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Além da contribuição em dinheiro, há outras formas de apoiar o projeto “Quentinha Solidária”. O projeto também está recebendo doações de mantimentos para a cozinha e aceitando o apoio de voluntários no preparo ou na entrega dos alimentos. O grupo conta com mais de 15 integrantes, responsáveis pelo trabalho na cozinha, na distribuição de marmitas e na comunicação. As ações são divulgadas pelas redes sociais.

Foram montadas cabines de banho (Imagens: Carlos Januário)
Foram montadas cabines de banho (Imagens: Carlos Januário)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.