Terceira dose

Primeiro dia de dose de reforço a profissionais da saúde tem baixa adesão

Mais 4.817 idosos e imunossuprimidos receberam a terceira dose contra o novo coronavírus, contudo, movimentação é baixa em postos de imunização de SL

Bárbara Lauria / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
terceira dose está sendo ministrada em todos os postos
terceira dose está sendo ministrada em todos os postos (vacina terceira dose)

São Luís – O primeiro dia de aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para profissionais de saúde, a partir de 60 anos, teve baixa adesão nos pontos de vacinação de São Luís. Anunciado nas redes sociais da Prefeitura para começar nesta segunda-feira (27), muitos profissionais não se informaram sobre a dose de reforço, e não compareceram nos postos no primeiro dia.

Antônio José Lopes, profissional na área de odontologia, conta que só soube que a aplicação da dose de reforço havia começado ao chegar no trabalho. “Realmente não tinha visto que se iniciaria hoje, mas assim que soube, eu vim. Até porque precisamos deste reforço. As coisas já estão melhorando, mas só se colaborarmos é que realmente tudo volta ao normal”.

O Estado esteve nos pontos de vacinação da UEMA e no Multicenter Sebrae, porém, poucas pessoas estavam no local de aplicação. Nos pontos da UEMA, tanto no drive-thru quanto no centro de vacinação, apenas três pessoas haviam comparecido pela manhã, para a dose de reforço.

Inicialmente, conforme planejamento da Campanha Municipal de Vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) vai vacinar profissionais com idade a partir de 60 anos e que tomaram a segunda dose até 30 de março. Este público poderá ir a qualquer um dos nove pontos de vacinação da Prefeitura de São Luís, instalados nos centros municipais de vacinação do Multicenter Sebrae, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) Maracanã e Drive-thru do Ceuma, UFMA e Shopping da Ilha, que funcionam das 8h às 18h, levando documento de identificação com foto e o cartão de vacina.

Resistência
De acordo com a equipe de coordenação do centro de vacinação da Uema, desde o início da aplicação da terceira dose poucos idosos têm comparecido aos postos, e muitos vão com resistência. “Muitos que aparecem têm reclamado de precisar tomar mais uma dose, que já tomaram as primeiras e têm apresentado diversos tipos de resistência. Já houve dias em que ninguém veio tomar a dose de reforço”, informou um membro da coordenação.

Anelilson Rabelo, de 70 anos, não faz parte do grupo de resistência. O aposentado procurou logo o posto de vacinação e ressalta a importância de manter o cuidado. “Eu vejo alguns amigos dizendo que não vão se vacinar, que não é importante, mas eu não penso assim, não. O que eu precisar fazer para manter meus cuidados, eu vou. Nós temos que cuidar da nossa saúde”, ressalta.

A capital maranhense foi a primeira a oferecer a terceira dose no país. O Ministério da Saúde havia autorizado a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 no Brasil a partir do dia 15 de setembro, no entanto, em São Luís, a vacinação começou um dia depois da publicação da orientação do MS, em 26 de agosto.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou, em nota, que 53.655 profissionais da saúde de São Luís receberão a terceira dose (ou dose de reforço) contra a Covid-19. Nesta segunda-feira (27), a Semus iniciou a aplicação em profissionais de saúde com 60 anos ou mais e, nesta terça-feira (28), continuará aplicando a dose de reforço nos profissionais da categoria com idade a partir de 50 anos e que tenham cumprido esquema vacinal (de duas doses) até 30 de março. Para a vacinação, é necessário levar documento oficial com foto, o cartão de vacinação específico da campanha Covid-19 e a carteira do respectivo conselho ou declaração que comprove a atuação profissional.

SAIBA MAIS

Segunda dose antecipada

Além da dose de reforço, a Prefeitura de São Luís também antecipou a aplicação da segunda dose dos imunizantes. O chamado está em andamento desde o dia 15 de setembro. Quem ainda não tomou a segunda dose deve ficar atento aos calendários de vacinação divulgados diariamente nos canais oficiais da Prefeitura de São Luís e se dirigir a um dos postos de imunização para completar o seu ciclo vacinal.

Apesar de adolescentes de 12 anos já estarem completando seu ciclo de imunização, a coordenação da UEMA também ressaltou que há adultos evitando a segunda dose, principalmente da Astrazeneca, por medo de reações. “Temos visto poucas pessoas vindo tomar a segunda dose, mas os adolescentes estão tendo uma boa adesão”, disse a equipe. Agendados dias 30 e 31 de outubro vão receber a segunda dose nesta terça-feira, 29.

Segundo dados do vacinômetro da Prefeitura de São Luís até sábado (25), foi contabilizado um total de 1.435.237 doses aplicadas. Já completaram o ciclo de imunização, ou seja, tomaram a D1+D2, 643.514 pessoas que receberam as vacinas Coronavac, AstraZeneca e Pfizer, além da dose única do imunizante Janssen, que integram o Plano Municipal de Imunização e disponibilizadas ao Município pelo Governo Federal por meio do Ministério da Saúde. Além dessas, mais 4.817 idosos ou imunossuprimidos já receberam a terceira dose contra o novo coronavírus.

Risco de contaminação

A Prefeitura de São Luís reforçou que mesmo após a segunda dose, a pessoa vacinada pode ser infectada pelo novo coronavírus e transmitir a Covid-19, sobretudo devido à circulação de novas variantes do vírus. Por essa razão, o distanciamento social e todos os demais protocolos sanitários vigentes (fazer uso de máscara, higienização constante das mãos e evitar aglomerações), sejam seguidos de forma rigorosa, para reduzir as chances de transmissão, adoecimento, hospitalização e, nos casos mais graves, óbitos pela doença.

Postos de vacinação

  • - Centro Municipal de Vacinação – Multicenter Sebrae
  • - Drive-thru – Espaço Reserva (ao lado do Shopping da Ilha)
  • - Centro Municipal de Vacinação - Uema
  • - Drive-thru - Uema
  • - Drive-thru - Ceuma Renascença
  • - Centro Municipal de Vacinação - UFMA
  • - Drive-thru - UFMA
  • - Centro Municipal de Vacinação IFMA - Maracanã
  • - Centro Municipal de Vacinação UNDB (Ginásio)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.