Exploração

Eneva perfura mais um poço na área da Bacia do Parnaíba, no MA

A companhia opera 25 blocos exploratórios, dos quais 17 estão localizados na Bacia do Parnaíba, reunindo cinco campos produtores de gás natural e quatro em desenvolvimento

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Poço pioneiro em perfuração informado pela Eneva à ANP, integra bloco arrematado na 13ª Rodada de Licitação
Poço pioneiro em perfuração informado pela Eneva à ANP, integra bloco arrematado na 13ª Rodada de Licitação (Perfuração Eneva)

SÃO LUÍS - A Eneva realizou a perfuração do poço pioneiro 1-ENV-22-MA, localizado no bloco PN-T-146, na Bacia do Parnaíba, informou a ANP no último dia 14. O bloco foi arrematado na 13ª Rodada e, segundo a agência reguladora, o prazo do 2º período exploratório da área termina no dia 23 de setembro de 2022.

Em agosto de 2021, a companhia perfurou o poço pioneiro 1-ENV-21-MA, do bloco PN-T-47 e,
naquele mês, encontrou indícios de gás e petróleo no poço de extensão 3-ENV-20-MA, perfurado no bloco PN-T-48. Ambos os poços estão localizados na Bacia do Parnaíba, assim como o PN-T-46.
A Eneva opera 25 blocos exploratórios, dos quais 17 estão localizados na Bacia do Parnaíba. As oitoáreas restantes foram arrematadas no 2º Ciclo da Oferta Permanente, em 2020, sendo sete blocos exploratórios nas bacias do Amazonas e Paraná e a área de acumulação marginal de Juruá, na Bacia de Solimões.

A Eneva tem ainda cinco campos produtores (Gavião Real, Gavião Vermelho, Gavião Branco, Gavião Caboclo e Gavião Azul) e quatro em desenvolvimento (Gavião Preto, Gavião Branco Norte, Gavião Tesoura e Gavião Carijó). Esses nove ativos estão localizados na Bacia do Parnaíba, região onde opera o Complexo Parnaíba (parque de geração termelétrica com 2,8 GW de capacidade instalada). Há ainda o campo de Azulão, no Amazonas.

Sobre a Eneva
A Eneva é única empresa privada de geração de energia do Brasil com experiência em E&P e acesso ao gás onshore (em terra). Seu modelo de negócio é centrado no Reservoir-to-Wire (R2W), que consiste na geração térmica integrada aos campos produtores de gás natural.

Desempenha um papel importante na transição da matriz energética brasileira, com um combustível flexível, mais limpo, econômico e eficiente.

A Companhia atua também no Mercado Livre de Energia e Gás Natural com a Eneva
Comercializadora, empresa que oferece ao mercado uma plataforma robusta de negócios. Em Geração Distribuída (GD), estabelece projetos piloto que vão beneficiar consumidores no Ceará e no Maranhão. A Eneva está listada no Novo Mercado da B3 (Bolsa de Valores brasileira) desde 2007.

Mais
Bacia do Parnaíba

- Dez campos de gás natural, declarados comerciais, sendo cinco em produção e cinco em
desenvolvimento.
- Área exploratória total superior a 40 mil km².
- Infraestrutura própria e dedicada de abastecimento de combustível, com 203 km de rede própria de gasodutos.
- 24,1 bcm de reservas remanescentes certificadas.
- Capacidade de produção de 8,4 milhões de m de gás natural por dia.
- Mais de 140 poços perfurados.
- Taxa de sucesso de poços pioneiros de 35%.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.