Estado Maior

Clima de paz

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15

Ao contrário do que temiam parlamentares da bancada maranhense ouvidos por O Estado há pouco mais de uma semana, foi em clima de paz que acabaram se desenrolando atos pró e contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em todo o país.

Um único momento de tensão foi registrado em Brasília, quando um pequeno grupo de bolsonaristas tentou soltar fogos nas proximidades do Itamaraty.

Nesse caso, os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro levavam cartazes e gritavam palavras de ordem contra o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF), mas foram rapidamente dispersados pela Polícia Militar do DF, que fez uso de bombas de gás.

A tranquilidade também marcou os dois atos realizados em São Luís.

Na capital do Maranhão, os apoiadores do presidente reuniram-se na Cohama e partiram em carreata até a Praça Maria Aragão, sem registros de incidentes.

Em outro ponto da cidade, partindo da Praia Grande, os militantes de oposição a Bolsonaro fizeram seu ato em carreata até a área Itaqui-Bacanga.

A grande distância entre as concentrações das duas manifestações também contribuiu para que não houvesse qualquer tipo de confronto.

Flopou?
Ao se manifestar sobre os atos, o deputado federal Bira do Pindaré (PSB) acabou caindo em fake news para atacar os bolsonaristas.

Baseado em reportagem do Valor, que citou apenas 5% do público esperado em Brasília, o socialista disse que o ato “flopou”. Nas redes, usa-se o termo para dizer que algo fracassou.

Soube-se depois que o discurso estava embasado em uma imagem da Globo News, registrada às 10h40 da manhã, ainda na concentração do ato. Horas depois, a área da Esplanada dos Ministérios estava lotada de manifestantes.

Presença
Em São Luís, o único político de mandato que participou do ato bolsonarista foi o senador Roberto Rocha (PSDB).

Um dos principais aliados do presidente Jair Bolsonaro no Maranhão, ele foi bem recebido pelos presentes ao movimento.

Pensando em 2022, Rocha segue buscando uma aproximação maior com lideranças da direita maranhense.

Foguete deu ré I
O senador Weverton Rocha (PDT) divulgou ontem um vídeo para tentar desfazer crise que ele mesmo criou no fim de semana.

Em entrevista a uma TV de Presidente Dutra, no sábado, 4, o pedetista insinuou que Carlos Brandão (PSDB) “nasceu para ser vice”.

Pressionado, ele pediu desculpas. “Eu cometi um erro ao me referir, de maneira deselegante e inapropriada, à função de vice. Por isso, gostaria de me desculpar”, disse.

Foguete deu ré II
O pedido de desculpas veio depois de Flávio Dino reagir, e destacar que sempre trabalhou com humildade, tendo construído, ao lado de Brandão, um “modelo de governança marcado pela harmonia, pelo diálogo e por fortes projetos transformadores”.

Entre aliados de Brandão, contudo, o recuo acabou virando piada.

- O foguete deu ré -, brincaram alguns deles, em referência à fala do próprio Weverton sobre sua pré-candidatura, que seria irreversível.

Decisão tomada
O deputado estadual Yglésio Moyses fez no fim de semana uma declaração reveladora.

Segundo ele, o vice-governador Carlos Brandão (PSDB) já foi escolhido como o candidato do grupo de Flávio Dino (PSB) para 2022.

- Só espera até novembro pra receber a notícia de quem é o candidato do grupo quem quiser se enganar… a decisão já foi tomada, o candidato é Carlos Brandão -, afirmou.

DE OLHO

1,5 mil É A QUANTIDADE de pontos do Wi-Fi Brasil instalados no Maranhão, com internet de graça para comunidades essencialmente rurais.

Subiu
O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão alcançou 93,30% no ranking da transparência do Poder Judiciário, relativo ao ano de 2021, ficando em 7º lugar no âmbito da Justiça Eleitoral.

Em 2020, esse índice foi de 84,21%.

O resultado foi divulgado durante a 2ª reunião preparatória para o Encontro Nacional.

E MAIS

• Ato de bolsonaristas em São Luís foi encerrado na praça que leva o nome de Maria Aragão, militante do PCB por meio século.

• Três criminosos armados invadiram ontem a residência do vice-prefeito de São João dos Patos, Márcio do Kizoeira, em São Luís.

• A ex-governadora Roseana Sarney segue sendo bem citada em pesquisas eleitorais para o Governo do Maranhão em 2022.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.