Cancelamento

Dia da Independência do Brasil não terá desfile pelo segundo ano

Cancelamento do evento cívico-militar, que ocorria no Anel Viário e reunia centenas de pessoas, se mantém em razão do período pandêmico da Covid-19, determinado pelo Ministério da Defesa

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Na avenida Senador Vitorino Freire era realizado o desfile cívico-militar
Na avenida Senador Vitorino Freire era realizado o desfile cívico-militar (Ave. Vitorino Freire)

São Luís - Pelo segundo ano consecutivo, o tradicional desfile cívico-militar promovido, em São Luís, pelo 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24º BIS) para celebrar o Dia da Independência (7 de Setembro) foi cancelado em razão da pandemia da Covid-19. O evento era realizado todos os anos no Anel Viário, reunindo centenas de pessoas. Este ano é o 199º aniversário da Proclamação da Independência do Brasil.

Era costume todos os anos, no Dia da Independência do Brasil, as tropas do Exército, da Aeronáutica, Marinha e das forças auxiliares marcarem presença na avenida Vitorino Freire, no Anel Viário, levando suas viaturas e armamento para exposição à sociedade durante o desfile. Também nesse dia ocorria o Grito dos Excluídos e Excluídas, quando dezenas de entidades ligadas aos movimentos sociais faziam protestos em prol dos direitos humanos e justiça.

Este ano, a exemplo do ano passado, no entanto, a assessoria de comunicação do 24º BIS informou que o Ministério da Defesa, por meio de portaria, suspendeu o desfile cívico-militar devido a pandemia do novo coronavírus. O momento não é recomendado pelas autoridades sanitárias para a promoção de eventos que possam gerar aglomerações de público, devido ao risco de contaminação da doença.

Ainda segundo a assessoria de comunicação do 24º BIS, nesta terça-feira, 7, não está previsto de forma oficial na sede do Batalhão Barão de Caxias, localizado no bairro do João Paulo, nenhum evento em alusão ao Dia da Independência, mas, vai funcionar normalmente o posto de vacinação contra a Covid-19 para atender os militares.

Brasília
O dia 7 de Setembro é marcado por desfiles patrióticos na maioria das cidades brasileiras. O mais famoso deles ocorre em Brasília, na Esplanada dos Ministérios, com a presença do Presidente da República, que faz uma revista às tropas, mas também foi cancelado devido ao novo coronavírus.

O ministro da Defesa, Braga Netto, afirmou que o cancelamento do desfile da Independência foi uma determinação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Na ocasião, os representantes das Forças Armadas vão realizar a cerimônia de hasteamento do Pavilhão Nacional, em Brasília.

As comemorações alusivas ao 199ª Aniversário da Proclamação da Independência do Brasil vão ocorrer na sede do Palácio do Alvorada, em Brasília, mas com restrição de público, aos moldes do ocorrido no ano passado.

Desfile do Dia da Raça
Desde o ano de 2015 foi extinto pelo governo estadual o desfile estudantil no Dia da Raça, 5 de setembro, em São Luís. Esse evento foi realizado por mais de meio século e vários alunos das escolas públicas e privadas desfilavam pela Avenida Vitorino Freire, no Anel Viário.

Durante o evento havia a apresentação de bandas e fanfarras, cujos integrantes se preparavam o ano todo para fazer a apresentação na avenida. O desfile de bandas e fanfarras no Dia da Raça consolidou São Luís como uma das primeiras capitais brasileiras a realizar esse tipo de evento.

Sem o ato no Anel Viário, muitas escolas passaram a realizar os desfiles no Dia da Raça individualmente, nos bairros da capital, e tratavam de diversos temas, principalmente, questões sociais e ambientais.

SAIBA MAIS

7 de setembro de 1822 é o dia da Independência do Brasil, em que às margens do rio Ipiranga, dom Pedro I deu o famoso grito “Independência ou morte!”. Esse dia foi transformado em feriado nacional, celebrado com desfiles por todo o território.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.