Suporte hidroviário

DNIT conclui melhorias em atracadouros em 7 municípios do Maranhão

As estruturas recuperadas no estado estão situadas em Canárias e de Barreiras, em Araioses; de Caburé, em Barreirinhas, de São José dos Leites/Lago de Areia, em Palmeirândia, de Cateauá, em Porto Rico, Cururupu e Guimarães

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Obras garantiram melhores condições de funcionamento às estruturas e maior segurança nas operações de embarque e desembarque de passageiros e cargas em geral
Obras garantiram melhores condições de funcionamento às estruturas e maior segurança nas operações de embarque e desembarque de passageiros e cargas em geral (suporte hidroviário)

Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) concluiu, no mês de agosto, uma série de melhorias em oito instalações portuárias de suporte hidroviário, conhecidas como atracadouros, em municípios do Maranhão e do Piauí. Foram contempladas com obras de manutenção as estruturas de Canárias e de Barreiras, em Araioses (MA); de Caburé, em Barreirinhas (MA), de São José dos Leites/Lago de Areia, em Palmeirândia (MA), de Cateauá, em Porto Rico do Maranhão (MA); e de Uruçuí (PI), Cururupu (MA) e Guimarães (MA).

O objetivo do trabalho é garantir melhores condições de funcionamento às estruturas e maior segurança nas operações de embarque e desembarque de passageiros e cargas em geral. As obras foram iniciadas há menos de um ano, após inspeção técnica periódica que constatou a necessidade de reforma dos atracadouros devido à ação da natureza (salitre, umidade) e ao desgaste natural causado pelo alto tráfego hidroviário e pelas operações de embarque e desembarque.

Sem que as operações nas instalações fossem paralisadas, as equipes da Autarquia realizaram serviços de reforma e manutenção corretiva com substituição e recuperação de estruturas danificadas, de troca de peças e componentes, de troca do sistema de sinalização náutica, de fundeio e de pintura geral. No total, foram investidos R$ 1,4 milhão nas obras das oito instalações.

As melhorias nas estruturas são importantes principalmente para a população local, que utiliza a via fluvial para o acesso a bens e serviços essenciais. Ao garantirem a segurança nas operações de embarque e desembarque, as obras realizadas nas instalações portuárias proporcionam também mais dignidade nas atividades rotineiras das comunidades ribeirinhas.

Transporte hidroviário

A movimentação diária de passageiros nas instalações varia de acordo com a região, com uma média de 500 a mil pessoas por dia, incluindo moradores e turistas. Em relação à movimentação turística, as instalações que se destacam são as de Caburé e Canárias.

Em geral, pelas estruturas são transportadas cargas acompanhadas nos deslocamentos inter e intramunicipais, como mercadorias de primeira necessidade, gêneros alimentícios e carga oriunda da atividade de pesca - a última categoria, especialmente nas instalações de Cururupu, Cateauá e Guimarães.

Instalações portuárias de suporte hidroviário - Os atracadouros hidroviários são equipamentos fundamentais na melhoria da infraestrutura de vias navegáveis interiores. Essas estruturas permitem o embarque e desembarque de pessoas e a movimentação de cargas com a segurança necessária e exigida pela Marinha do Brasil, além de proporcionar melhores condições de operação para conforto da população que utiliza o transporte aquaviário.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.