Mais lento

Intervalo restringe aplicação de terceira dose em São Luís

Conforme apontado pelo Ministério da Saúde, na última quarta-feira (25), pessoas a partir dos 70 anos somente podem tomar após seis meses da segunda dose; vacinação é lenta na capital

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Idosos começaram a receber a terceira dose da vacina contra a Covid-19 em São Luís desde a semana passada
Idosos começaram a receber a terceira dose da vacina contra a Covid-19 em São Luís desde a semana passada (vacinação ma)

O intervalo entre a aplicação em pessoas a partir dos 70 anos de idade da segunda e terceira dose da vacina a Covid-19, conforme apontado pelo Ministério da Saúde (MS) de seis meses restringe o recebimento da vacina extra a este público na capital. A medida, considerada mais do que necessária por alguns infectologistas, tornou o ritmo da imunização da terceira dose mais lento neste início.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), apenas 240 pessoas receberam até o momento a terceira dose na capital, considerando idosos e os imunossuprimidos (cujo intervalo entre o recebimento da terceira dose, considerando a segunda dose, é de 28 dias).

A aplicação da terceira dose em São Luís começou na quinta-feira, dia 26. Na ocasião, de acordo com o Município, 142 idosos em instituições de longa permanência foram protegidos. A vacinação a este público prosseguiu na sexta-feira, dia 27, e no sábado, 28, com o recebimento de doses por pessoas com 90 anos de idade ou mais.

Ontem, os idosos de 86 a 89 anos receberam a terceira dose. Até o fechamento desta edição, a Prefeitura de São Luís não havia informado o saldo do dia de vacinados.

A autorização para o recebimento da terceira dose na capital foi dada pelo prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), com base na orientação do MS. A concessão foi dada em contraponto ao que orientava a Secretaria Estadual de Saúde que, por sua vez, informou a O Estado no dia 25 que a ideia era seguir com a data estipulada pelo MS, ou seja, de aplicação no dia 15 do próximo mês.

No entanto, algumas cidades, por considerarem avançados os ritmos de aplicação de segunda e principalmente de primeira dose, decidiram antecipar o prazo. Além de São Luís, outras cidades como Niterói (RJ) e Campo Grande (MS) também começaram as aplicações de terceira dose antes da data do MS.

Números

Até o momento, de acordo com dados da Prefeitura, 784.009 pessoas receberam pelo menos uma dose de vacina na capital. Deste total, 359.898 estão imunizadas em duas doses, o que é considerado em tese e para alguns casos pelo MS como imunização plena.

O efeito do aumento na cobertura vacinal se reflete na queda de ocupação de leitos específicos na rede pública. Na segunda-feira, dia 30, o percentual de leitos de UTI com pacientes era inferior à 50%.

Por enquanto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não chancelou a decisão do MS de autorizar a terceira dose. Em nota encaminhada a O Estado, o órgão disse que “a segurança e a eficácia de esquemas vacinais com vacinas diferentes ainda não foram decididas por autoridades regulatórias de referência”.

Segundo a Agência, outras entidades recomendam – no momento – que as doses sejam complementadas com as mesmas vacinas. Ou seja, para a Anvisa, quem tomou por exemplo as duas primeiras doses com a AstraZeneca, deveria tomar uma eventual terceira dose com o mesmo imunizante. O mesmo raciocínio valeria para outras vacinas.

Apesar da orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS), que orienta os países considerados desenvolvidos e mais avançados na vacinação a doarem imunizantes a territórios que, porventura, estejam atrasados na aplicação das doses, Israel por exemplo decidiu aplicar a terceira dose em sua população.

Mais

Dados

Ainda de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), 53.394 idosos com 70 anos de idade ou mais estão aptos a tomar a terceira dose da vacina contra a Covid-19. O entendimento é com base na autorização concedida pelo Ministério da Saúde (MS).

Na capital, pessoas que tomaram qualquer imunizante (CoronaVac, AstraZeneca ou Pfizer) devem tomar a terceira dose, caso se enquadrem na faixa etária citada. Além dos idosos que se dirigem aos pontos de imunização, pessoas acamadas com mais de 70 anos também serão imunizadas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.