Ação criminosa

Bando mata vigilantes durante assalto a banco em Vitória do Mearim

Crime está sendo investigado pela Seic; pelo menos quatro bandidos participaram diretamente do ato criminoso e conseguiram fugir

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
População ficou atônita com assalto violento a agência bancária
População ficou atônita com assalto violento a agência bancária (Bradesco)

Quadrilheiros instalaram clima de pânico na manhã desta quarta-feira, 25, na cidade de Vitória do Mearim. Segundo a polícia, criminosos armados tentaram assaltar o banco Bradesco e na troca de tiros mataram dois vigilantes da agência, identificados como Nascimento e Edésio, e ainda atiraram na cabeça de uma jovem, de nome não revelado. Somente neste ano, três agências bancárias foram alvo de bandidos no interior do estado.
A agência bancária fica localizada no centro da cidade. Houve correria, as pessoas ficaram com medo dos tiros e muitos comerciantes fecharam as portas de seus empreendimentos, ao mesmo tempo em que vários moradores foram para a rua, a fim de saber informações sobre o ato criminoso. Dentro do banco havia marcas de sangue e tiros.
A polícia informou que, pelo menos, quatro bandidos participaram diretamente desse ato criminoso. Eles chegaram à cidade seguindo um carro-forte que foi abastecer a agência. Após o veículo deixar o local, os bandidos invadiram a agência e anunciaram o roubo.
Os vigilantes reagiriam ao assalto, houve troca de tiros, e dois deles foram baleados e morreram no local. Uma jovem, que estava passando no momento do assalto, também foi baleada e levada para o hospital da cidade. A polícia informou que estado dela era grave e, ainda na quarta-feira, 25, passaria por procedimento cirúrgico. A polícia informou que não foi levada quantia em dinheiro da agência.

Polícia acionada
Policiais militares e civis de Vitória do Mearim e das cidades adjacentes foram acionados e iniciaram incursões por toda a região, inclusive, várias barreiras foram montadas, mas até a noite não tinham conseguindo efetuar a prisão dos criminosos.
A equipe do Departamento de Combate a Roubo a Instituições Financeiras (Decrif), órgão da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), também foi deslocada para Vitória do Mearim e vai ficar responsável pela investigação do caso.
O superintendente da Seic, delegado Ederson Martins, declarou que as imagens da agência e dos pontos comerciais, localizados nas proximidades do banco, vão auxiliar no trabalho investigativo da polícia. “Testemunhas disseram para a polícia que, pelo menos, quatro bandidos participaram desse assalto”, frisou o delegado.

Outra agência
No dia 5 do mês passado, bandidos explodiram a agência do Bradesco da cidade de Monção. De acordo com a polícia, toda a empreitada criminosa ocorreu durante o período da madrugada. O bando era composto por mais de oito bandidos. Eles se deslocaram até o banco e fizeram alguns moradores reféns. Em seguida, realizaram a explosão.
Para não serem presos e trocarem tiros com a polícia, os quadrilheiros fizeram um escudo humano na frente da instituição bancária. Na fuga, eles levaram moradores como reféns, efetuaram vários tiros em via pública para amedrontar as pessoas. Eles também atearam fogo em um veículo e pegaram uma embarcação, no rio Pindaré. O caso também é investigado pela Seic.

SAIBA MAIS

Bancos atacados por criminosos neste ano no Maranhão

  • Dia 3 de fevereiro: Santader de Imperatriz
  • Dia 5 de julho: Bradesco de Monção
  • Dia 25 de agosto: Bradesco de Vitória do Mearim

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.