Cidades | Evento

Semana Nacional da Pessoa Com Deficiência acontece até o dia 28 na Apae

Evento é oportunidade para saber mais sobre os direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla
22/08/2021 às 15h30
Semana Nacional da Pessoa Com Deficiência acontece até o dia 28 na Apae. (Divulgação)

São Luís - Até o dia 28 acontece na sede da APAE de São Luís a Semana Nacional da Pessoal Com Deficiência Intelectual e Múltipla. A abertura oficial da programação foi no último sábado, 21. A campanha anual tem este ano o tema “É Tempo de Transformar Conhecimento em Ação”. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre da luta pelos direitos das pessoas com deficiência, além de disseminar mais conhecimento sobre as condições sociais dessa população; como meio de transformação da realidade e superação das barreiras que as impedem de participar da sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

O tema “É Tempo de Transformar Conhecimento em Ação” aponta para o fato de que hoje o Brasil tem uma das legislações mais avançadas do mundo, no que se refere à garantia de direitos das pessoas em situação de deficiência, no entanto, na prática, a maior parte do que se assegura na lei não é acessível a todos. Este ano, a proposta é debater a importância da apropriação desses direitos e como a sociedade pode garantir que eles sejam respeitados.

Ainda hoje, as desigualdades das condições de vida são evidentes, bem como a marginalização social de determinados grupos que, pela situação de vulnerabilidade, precisam de apoio para superar barreiras que impedem o pleno exercício da cidadania.

Para mudar esse cenário, a APAE de São Luís convida a sociedade em geral para conhecer mais sobre os direitos das pessoas em situação de deficiência intelectual e múltipla. Somente juntos e com o apoio de todos essa realidade poderá ser transformada. E para ampliar essa conscientização coletiva, essa programação foi criada para compartilhar conteúdos acessíveis sobre questões como transporte, moradia, acesso à educação, saúde e assistência social, entre outros temas.

Durante toda a semana, será possível acompanhar as ações desenvolvidas para as famílias de pessoas com deficiência e também para o público em geral, por meio dos canais oficiais da Apae de São Luís (Youtube: Apae São Luís / Instagram:@Apaedesaoluis).

A programação conta com lives, palestras e oficinais. Um dos destaques é a Live no dia 24, às 11h sobre “Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho” com a participação da ass. Jurídica da APAE de São Luís, Conceição Lima Melo Rolim.

No dia 26, o tema da Live, que acontece às 14h, será “Reabilitação como Transformação Social” com a equipe multiprofissional CER III.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte