Setembro verde

APAE promove a Semana da Inclusão Social da Pessoa com Deficiência

Setembro Verde é o mês oficial da luta pela inclusão social da Pessoa com Deficiência

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
APAE de São Luís promove em sua sede, de 21 a 24.09, diversas ações de conscientização na Semana da Inclusão Social da Pessoa com Deficiência.
APAE de São Luís promove em sua sede, de 21 a 24.09, diversas ações de conscientização na Semana da Inclusão Social da Pessoa com Deficiência. (Apae)

São Luís - Em alusão ao Setembro Verde, mês da Inclusão Social da Pessoa com Deficiência, a APAE de São Luís através da coordenação de Assistência Social, irá realizar de 21 a 24 de setembro a Semana da Inclusão Social da Pessoa com Deficiência com o tema, "Cidadania se faz com Inclusão e Respeito". Setembro foi escolhido para essa ação em razão do dia 21.091 ser o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

Segundo a Lei Nº 13.146/15, a pessoa com deficiência é aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Assim sendo, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência surgiu como forma de garantir a integralização dessas pessoas na sociedade de maneira igualitária e sem preconceitos. A deficiência atinge diferentes níveis e pode ser classificada em quatro tipos: a física, a auditiva, a visual e a mental.

Nesta semana, o esporte e habilitação auditiva serão apresentados pela APAE de São Luís como ferramentas de inclusão social da pessoa com deficiência. Vídeos, oficinas, palestras e outras atividades foram desenvolvidas para conscientização da importância da inclusão. Todas essas ações poderão ser acompanhadas através dos canais oficias da APAE de São Luís, pelo Instagram (@apaesaoluis) e também pelo canal do Youtube (APAE São Luís).

SAIBA MAIS

SERVIÇO / PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Dia 21
8h30 – Abertura no Auditório da APAE de São Luís
9h30 – Oficina de Sabonetes II
10h30 – Vídeo sobre Habilitação e Reabilitação Auditiva como Inclusão Social (redes sociais)

Dia 22
8h30 – Palestra “Direitos da Pessoa com Deficiência” com a Profa. Dra. Bruna Feitosa ( Curso Direito CEST)
10h30 – Vídeo sobre Esporte como Inclusão Social (redes sociais)

Dia 23
14h – Oficina “Direitos Previdenciários – INSS” no Auditório da APAE de São Luís

Dia 24
16h – Minicurso de Libras II no Auditório da APAE de São Luís

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.