Proposta

Grupo prioriza defesa de direitos da mulher no pleito da OAB/MA

Kaio Saraiva, pré-candidato da chapa Trabalho e Compromisso, atendeu solicitação de advogadas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Grupo Trabalho e Compromisso registra propostas de Kaio Saraiva
Grupo Trabalho e Compromisso registra propostas de Kaio Saraiva (oab grupo)

São Luís - Kaio Saraiva, pré-candidato à presidência da OAB/MA e líder do grupo Trabalho e Compromisso, registrou ontem em cartório, acompanhado de advogados e advogadas, as propostas para a gestão 2022/2024, todas dialogadas com a categoria. São sete eixos de atuação com destaque para o combate à violência contra a mulher advogada e em geral.

Um amplo sistema de acolhimento e enfretamento à violência profissional, doméstica e familiar será instalado. O atendimento será ampliado às mulheres em geral, por meio da criação do Observatório de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar, com apoio as vítimas de todo tipo de violência. Kaio Saraiva atendeu também as sugestões das advogadas para criar sistemas de atendimento online e por telefone 24 horas para casos de descumprimento das Prerrogativas específicas das mulheres advogadas referentes ao artigo 7-A, bem como implantará as procuradorias regionais de defesa das prerrogativas da mulher advogada.

A sugestão partiu de uma reunião de pré-campanha, onde a advogada Adriana Sousa pediu um olhar especial para a advocacia criminal, com um núcleo voltado para a mulher que atua na área. “Eu atuo na área criminal e já me senti desrespeitada no exercício da minha profissão, enquanto mulher e enquanto profissional da área criminal. Essencial é que a defesa de nossas prerrogativas seja fortalecida na Ordem”, imediatamente ela foi apoiada por diversas outras advogadas presentes.

“Hoje damos um importante passo com o eixo das propostas que nortearão nossa caminhada. Propostas essas construídas junto com os colegas advogados e advogadas militantes em prol da advocacia maranhense”, afirmou Kaio Saraiva.

Gestão

Cinco outros eixos integram o Plano de Gestão de Kaio Saraiva. Destaque também para a implantação de um Núcleo de Assistência Tecnologica da Advocacia com plantão de atendimento para o PJe. No item qualificação, o destaque, além da oferta contínua de cursos, é a construção da sede própria da Escola Superior de Advocacia (ESA). Entre os diferenciais estão propostas específicas para a advocacia Sênior e a de Imperatriz.

Bem-estar e Saúde

No quesito bem-estar da advocacia, as propostas de Kaio Saraiva, que envolvem a Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMA), apresentam a criação dos Plano de Saúde, do Núcleo de Saúde da Mulher, da Previdência da Advocacia e a construção do Clube da Advocacia em área urbana e da sede própria da CAAMA.

Defesa das Prerrogativas

As ações de defesa da advocacia serão ampliadas com a regionalização da Procuradoria de Defesa das Prerrogativas. Um banco de dados de violações de Prerrogativas será criado e implantado o Observatório de Produtividade do Judiciário, além da intensificação do enfrentamento à morosidade e burocracia do Judiciário.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.