Mortes violentas

Grande São Luís já registrou 18 homicídios dolosos neste mês

Registros têm média de um assassinato por dia e, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública, 78% das mortes foram ocasionadas por armas de fogo

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
IML já recebeu 18 vítimas de homicídios dolosos este mês
IML já recebeu 18 vítimas de homicídios dolosos este mês (IML)

São Luís - Dezoito homicídios dolosos já ocorreram no mês de agosto, na Grande Ilha, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP). A média é de uma morte violenta por dia; 78% dos casos foram ocasionados por arma de fogo. Uma das últimas ocorrências foi registrada na madrugada de terça-feira (17), na Avenida Guajajaras, no bairro Jardim São Cristóvão, e a vítima, até a noite permanecia no Instituto Médico Legal (IML), no Bacanga, sem identificação.

De acordo com a polícia, testemunhas disseram que a vítima estava em via pública quando foi alvejada por dois homens, que fugiram em uma motocicleta. Os socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados e constaram a morte da vítima.

A área foi isolada por uma guarnição da Polícia Militar. Os peritos do Instituto de Criminalística (Icrim) e a equipe da Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP) também estiveram no local, onde colheram informações sobre o assassinato. Há informações que o assassinato foi cometido por faccionados e tem ligação com a venda de drogas na localidade, mas está sendo investigado pela Polícia Civil.

Casal executado
Na noite do último dia 12 ocorreu a execução do ex-presidiário Danilson dos Santos Batista, de 31 anos, e Isabel Viegas Lopes, de 38 anos. A polícia informou que o crime ocorreu dentro de uma residência, localizada em Guarapiranga, na cidade de São José de Ribamar.

Ainda segundo a polícia, dois homens chegaram a esse local em uma motocicleta, cometeram o ato criminoso e tomaram rumo ignorado. As vítimas foram atingidas com vários tiros e morreram no local.

Moradores da área encontraram o corpo do casal e acionaram a Polícia Militar. A área foi isolada até a chegada dos peritos do Instituto de Criminalística (Icrim) e da equipe da Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP). Os corpos foram removidos para o Instituto Médico Legal (IML), no Bacanga, para ser autopsiado.

O resultado do exame pericial vai ser encaminhado para a Polícia Civil. De acordo com a polícia, Danilson Batista tinha passagem pelos crimes de roubo e furto e no último dia 27 deixou de usar a tornozeleira eletrônica.

Morte de motorista
O corpo do motorista de carro lotação, Carlos Edeilson dos Santos Cruz, de 25 anos, foi encontrado na tarde do último dia 5 dentro de um bueiro na Rua Jerusalém, no bairro Jardim Tropical, em São José de Ribamar.

A polícia informou que o corpo apresentava sinais de violência e testemunhas disseram que ouviram barulho de tiros na rua. A vítima estava desaparecida desde quarta-feira, 4. Seus familiares compareceram na sede da SHPP, na Beira-Mar, onde foram ouvidos e reconheceram o corpo no IML. Até o momento não tem registro de prisão dos acusados.

Investigação
A equipe da SHPP continua investigando o assassinato do líder comunitário Nestor da Silva Almeida, de 42 anos. Segundo a polícia, o crime ocorreu durante a noite de domingo, 1º, na Cidade Olímpica, e pode ter sido cometido por faccionados.

De acordo com a polícia, a vítima estava em um sacolão, localizado nas proximidades do ponto final dos ônibus da Cidade Olímpica quando foi abordada pelos criminosos. Nestor Almeida levou vários tiros, inclusive, na cabeça e morreu sentada. Enquanto, os suspeitos fugiram em uma motocicleta, de marca e placa não identificadas. Policiais militares foram acionados e realizaram rondas na localidade, mas não conseguiram prender os acusados.

SAIBA MAIS

Cronologia dos assassinatos durante este mês na Grande Ilha

  • Dia 1: Nestor da Silva Almeida, de 42 anos, na Cidade Olímpica
  • Dia 2: Wamberto de Jesus Sousa, de 24 anos, na Vila São Luís, em São José de Ribamar
  • Dia 3: George dos Santos, de 42 anos, no Cohabiano II, em São José de Ribamar
  • Dia 4: Carlos Edeilson dos Santos Cruz, de 25 anos, Jardim Tropical, em São José de Ribamar
  • Dia 5: Não identificado (sexo masculino), no Aterro do Bacanga
  • Dia 7: Wallison Cruz Costa, de 23 anos, no João Paulo; Wenderson Flavio Paixão da Silva, de 22 anos, no Ipase
  • Dia 8: Evandro Silva Machado, de 22 anos, no São Raimundo; Carlione de Jesus Cunha Costa, de 35 anos, na Vila Riod
  • Dia 12: Danilson dos Santos Batista, de 31 anos; Isabel Viegas Lopes, de 38 anos, no Guarapiranga, em São José de Ribamar
  • Dia 13: Márcio Diego dos Santos Silva, de 33 anos, no Calhau
  • Dia 14: Silas Pereira de Souza, de 35 anos, na Divineia; Giovane da Conceição dos Santos, de 31 anos, no Rio Grande; Antônio Carlos Veras Oliveira, de 30 anos, no Moropóia
  • Dia 15: Ítalo Gabriel dos Reis de Souza, de 25 anos, no Cruzeiro de Santa Bárbara
  • Dia 16: Evandro Martins Júnior, de 38 anos, no Residencial Pirâmide, em Paço do Lumiar
  • Dia 17: Não identificado (sexo masculino), no Jardim São Cristóvão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.