Dia do Amigo

Psicóloga destaca a importância da amizade e explica como manter relações saudáveis

A profissional da saúde alerta que também é preciso tomar cuidado para que a amizade não se torne uma relação tóxica

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
(dia do amigo)

Minas Gerais- O Dia do Amigo é celebrado em 20 de julho. A data foi criada em Buenos Aires, na Argentina, pelo professor, músico e filósofo Enrique Ernesto Febbraro. A inspiração foi a chegada do homem à lua em 20 de julho de 1969. Febbraro, ao sugerir a celebração, defendeu que a conquista de chegar à lua também deveria ser considerada uma oportunidade de se fazer amigos em outras partes do planeta. Assim, em 1970, o Dia do Amigo foi comemorado pela primeira vez no mundo.

No Brasil, a data ganhou força nos anos 1990. Apesar de não ser uma data comercial e não estar relacionada a nenhum feriado, o dia está presente no calendário oficial de Belo Horizonte e do estado do Rio de Janeiro. Inclusive, no Rio foi criada, em 7 de janeiro de 2010, a lei nº 5.146 que institui o Dia do Amigo no Rio.

A psicóloga e professora do curso de psicologia da Faculdade Pitágoras, Elaine Franciny Jardim, defende que é importante celebrar e cultivar as amizades. "Os amigos tornam a vida melhor. Somos seres sociais e manter amigos ao nosso redor é reconhecido dentro da psicologia e da literatura científica como uma das principais fontes de felicidade e bem-estar", diz a professora. Em tempos de pandemia, Elaine afirma que manter contato com os amigos, mesmo que de forma virtual, se faz ainda mais necessário. "O distanciamento tem adoecido muitas pessoas. E os amigos proporcionam uma rede de suporte muito benéfica para a saúde mental compartilhando experiências, emoções e sentimentos. É um fator de proteção e troca de afetos", explica a docente.

Cultivar boas amizades, de acordo com a psicóloga, é um processo de construção paulatina na busca de interesses e gostos em comum. "Inicialmente vamos conhecer a pessoa e aos poucos criar laços mais profundos e assim vamos buscando uma aproximação. Com isso, aos poucos vai acontecendo essa troca de apoio e de carinho. É a partir dessa aproximação, que é lenta, que se formam laços duradouros".

A profissional da saúde alerta que também é preciso tomar cuidado para que a amizade não se torne uma relação tóxica. "Quando confundimos amizade com dependência emocional, ela se torna tóxica na nossa vida. Para amizades saudáveis é necessário a busca de laços mais profundos e duradouros. Para saber se estamos sendo tóxicos ou em uma relação de amizade tóxica é preciso ficar atento. Amizades que causam estresse, tristeza e ansiedade são tóxicas. Pessoas que drenam a nossa força vital e fazem com que duvidemos do nosso próprio jeito de ser são pessoas que carregam dependência emocional", conclui Elaine.

Outras celebrações

Outras três datas celebram a amizade no Brasil. Apesar do dia 20 de julho ser o mais popular nos países da América, algumas pessoas no Brasil também comemoram a data em 18 de abril. Outra data também dedicada à amizade é 30 de julho. Isso porque em 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou durante a assembleia geral da organização o Dia Internacional da Amizade. O intuito da ONU é que a amizade entre povos, países, culturas e indivíduos possa inspirar esforços pela paz e construir ligações mais fortes entre comunidades. Mais recentemente, em 2016, o Facebook definiu o dia 4 de fevereiro como o Dia do Amigo. A data foi escolhida por Mark Zuckerberg por ser a data da criação do Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.