Saúde

Endividamento causa impacto na saúde mental

Incerteza financeira tem sido o principal gerador de ansiedade na rotina da população; pressão por responsabilidade financeira e dificuldade de honrar os compromissos podem afetar o emocional

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
(ansiedade)

São Luís - Um desequilíbrio financeiro aliado a várias dívidas podem gerar danos à saúde mental. Segundo dados de 2019 da International Stress Management Association no Brasil (Isma-BR), problemas nas finanças é a principal causa de ansiedade e preocupação e afeta 78% das pessoas consultadas na pesquisa e de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), 66,3% dos brasileiros terminaram 2020 endividados, e isso representou uma alta de 0,3 ponto percentual com relação a novembro do mesmo ano.
Outro dado alarmante foi divulgado recentemente pelo Serasa, apontando um aumento do valor médio mensal de 1,3% nos endividados do país. Esses são dados do mês de maio em comparação com o mês de abril, sendo o maior aumento dos últimos 12 meses, chegando no valor médio de R$ 3.937,38 em endividamento por cada pessoa.

A inadimplência financeira, significa não cumprir com o pagamento de uma dívida feita até a sua data de vencimento. Atualmente são R$ 62,56 milhões de brasileiros com dívidas no Brasil, vividos dentro de um momento delicado por conta da pandemia da covid-19. Por esse motivo, a preocupação e a atenção com fatores sobre a saúde financeira e a saúde mental devem ser ainda maiores.

Um dos problemas de começar a não pagar várias contas, é o efeito bola de neve. Normalmente, as principais dívidas não pagas no momento de vencimento, possuem altas taxas de juros que vão se somando e aumentando todo mês. Isso é muito comum nos cartões de crédito, com os famosos juros rotativos.

“A pressão da responsabilidade financeira e as pendências nos pagamentos pode chegar, em alguns casos, a um nível desesperador, impactando negativamente na saúde mental”, explica a psicóloga do Sistema Hapvida, Celiane Lopes.

Cuidados
Celiane reforça ainda que é importante ficar atento aos possíveis sinais que podem comprovar que os problemas financeiros estão afetando a saúde mental, como crise de ansiedade, isolamento e tristeza profunda que geram depressão.

As pessoas costumam manifestar o sentimento de culpa, de desespero e impotência nessas ocasiões, que tiram a tranquilidade da vida. Por isso, é importante, nesses casos, que a pessoa adote medidas positivas, acredite no seu equilíbrio financeiro e dê prioridade a sua saúde. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.