Estado Maior

Em definição

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16

A ex-governadora Roseana Sarney (MDB) deixou claro que o seu partido ainda vai iniciar o diálogo sobre as disputas eleitorais de 2022. Ela, que assume o comando da legenda no início do próximo mês, não descartou diálogo com outras siglas e também falou em formação de chapa para o próximo ano. Roseana deu as declarações em entrevista no quadro Bastidores, do Bom Dia Mirante de ontem.
A ex-governadora deixa claro que o MDB busca fortalecer suas bases no interior do Maranhão com mais diretórios municipais da legenda e ainda forma uma chapa que possa ampliar as bancadas do partido na Assembleia Legislativa e também na Câmara dos Deputados.
A emedebista não afirmou que o MDB vai buscar uma candidatura própria ao Governo do Estado. Mas admite - dentro do que mostram as pesquisas - abrir o canal de diálogo interno sobre o assunto. Ainda assim, demais pré-candidaturas ao Palácio dos Leões serão ouvidas. Pré-requisito para ter apoio do MDB, segundo Roseana: plano de governo para o desenvolvimento do estado.
O fato é que a ex-governadora deixa claro que o MDB está no jogo e que se aliando a outros projetos, deverá ter protagonismo.
Nos bastidores da política, por sinal, os dois nomes do grupo do governador Flávio Dino (PSB) - Carlos Brandão (PSDB) e Weverton Rocha (PDT) - já buscaram interlocutores para estreitar as relações com Roseana e seu MDB.

Possibilidade
Sobre sua candidatura a deputada federal, Roseana Sarney não descarta a possibilidade. No entanto, deixa claro que essa decisão passará por diálogo interno no MDB.
Por enquanto, a ex-governadora vem trabalhando com a possibilidade de voltar à Câmara dos Deputados.
No entanto, as pesquisas de intenção de votos recentes mostram que ela lidera para o Palácio dos Leões, e isto tem deixado apoiadores da emedebista entusiasmados com uma candidatura majoritária.

Alerta
O deputado Josimar de Maranhãozinho (PL) acendeu o alerta sobre a posição do Patriota no Maranhão com a possibilidade de filiação do presidente Jair Bolsonaro na sigla.
Explica-se: partido de Bolsonaro será (praticamente) partido do senador Roberto Rocha para a disputa eleitoral de 2022.
Patriota é uma das legendas comandadas indiretamente por Maranhãozinho, que corre o risco de perder este comando no Maranhão.

Sem decisão
À coluna, o senador Roberto Rocha disse que ainda não tem decisão sobre o seu rumo partidário. Ainda em análise, segundo ele.
Enquanto Rocha analisa, a direção nacional do Patriota trava uma guerra em relação à filiação de Bolsonaro.
Esta filiação estava prevista para o fim deste mês, mas agora poderá não acontecer. O fato é que acontecendo ou não, esta filiação tem relações diretas com as disputas no Maranhão.

Novo calendário
São Luís recomeçará a vacinação para o público de 50 anos que deixou de se vacinar no calendário deste mês.
Com a chegada de novas doses de vacina, a Prefeitura de São Luís volta a organizar o calendário de vacinação que estava em parte suspenso devido à falta de vacina.
Na capital, até ontem, somente o público que deve tomar a segunda dose estava sendo atendido.

Conversa
O secretário estadual de Segurança do Estado, Jefferson Portela, voltou a ser chamado ao Palácio dos Leões para falar sobre sua futura filiação partidária.
Portela já havia dito ao governador Flávio Dino (PSB) que caminharia para o PDT e não ao PSB, como se especulava.
A decisão de Jerfferson, no entanto, estava mais pautada nas relações de Carlos Brandão (PSDB) com o deputado federal Aluísio Mendes (PSC). O Palácio tenta reverter este pequeno detalhe.

DE OLHO

42.100 doses da vacina Janssen chegaram ao Maranhão, segundo anunciou a Secretaria Estadual de Saúde ontem.

Pressão
A movimentação do Palácio dos Leões para compor o PSB no Maranhão tem pressa para avançar. Não somente Jefferson Portela foi chamado a dialogar.
Outros membros do primeiro escalão do governo que pretendem disputar as eleições do próximo ano também já foram convocados.
Claro que os aliados de Dino querem esperar até o limite do prazo (abril de 2022) para tomar as decisões. Mas, o governador tem pressa.

E MAIS

• Pelo que apurou a coluna, um dos chamados por Flávio Dino para definir sobre filiação foi o deputado federal Duarte Júnior (ainda no Republicanos).

• A decisão de Duarte Júnior não passa somente pelas intenções do governador. Aliados do agora socialista querem a definição, para saber em qual partido se filiar.

• O deputado Republicano tem sido um “temor” para alguns aliados de Flávio Dino no que diz respeito à filiação partidária.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.