Inter pares

PF deflagra nova operação de combate a desvio de recursos de combate à Covid

Operação Inter Pares investiga desvio de recursos federais em Bacurituba e também em Bom Jesus das Selvas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Polícia Federal cumpriu 11 mandados judiciais na Operação Inter Pares realizada em municípios maranhenses
Polícia Federal cumpriu 11 mandados judiciais na Operação Inter Pares realizada em municípios maranhenses (PF)

A PF/MA deflagrou na manhã desta terça-feira, 22, nas cidades de São Luís, Bacurituba e Bom Jesus das Selvas, a Operação Inter Pares, com a finalidade de desarticular grupo criminoso que promove fraudes licitatórias e irregularidades contratuais no âmbito dos municípios de Bacurituba e Bom Jesus das Selvas, envolvendo verbas federais que seriam utilizadas no combate à pandemia da Covid-19.

Inicialmente, segundo a Polícia Federal, foi constatada a falta de capacidade econômica da empresa investigada, restando demonstrado que o custo dos produtos vendidos é incompatível com a receita auferida nos 12 meses anteriores ao período de monitoramento.

A PF diz que enquanto adquiriu apenas R$ 33.356,25 dos itens de contratos públicos no período investigado, vendeu mais de R$ 500 mil para os municípios de Bom Jesus das Selvas e Bacurituba.

Ainda de acordo com a PF, revelou-se que o principal investigado utilizava “laranjas” para figurarem como proprietários da empresa que supostamente fornecia os produtos, sendo que, simultaneamente, concorria nessas licitações assinando propostas em nome de outra empresa. Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão e cinco mandados de constrição patrimonial.

Ao todo, 30 policiais federais cumpriram as determinações judiciais expedidas pela 1ª Vara Federal de São Luís/MA, que decorreram de uma representação elaborada pela Polícia Federal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.