Disputa

Governo e prefeitura têm embate sobre vacinas para SL

Secretário Municipal de Saúde, Joel Nunes, garante que as doses destinadas a São Luís não foram todas distribuídas pelo governo; titular da SES, Carlos Lula, garante que vacinas para capital estão com município

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Nunes diz que SES não enviou todas as doses; Lula disse que não é verdade
Nunes diz que SES não enviou todas as doses; Lula disse que não é verdade (Joel Nunes)

O Governo do Maranhão e a Prefeitura de São Luís iniciaram, nesta semana, um embate público sobre a distribuição de doses de vacinas contra a Covid-19 para a capital maranhense.

A crise se iniciou na quarta-feira, 16, quando o secretário municipal de Saúde, Joel Nunes Júnior, reclamou publicamente, numa entrevista ao JMTV 1, da TV Mirante, que o governo Flávio Dino (PCdoB) estaria atrasando a entrega de doses.

Segundo o titular da Semus, justamente por conta disso, a vacinação, que vinha contemplando duas idades por dia, precisou ser revista, e destinada ao público de uma idade apenas, ontem e hoje.

“A determinação do prefeito Eduardo Braide é que tenhamos vacinação em massa em São Luís, mas para isso é preciso que tenhamos vacinas. Ontem, já fizemos um pedido ao Governo do Estado para que sejam repassadas as vacinas que são destinadas ao município de São Luís, mas até o momento não tivemos resposta e por esse motivo mudamos o cronograma de vacinação, vacinando na quinta-feira as pessoas com 23 anos e na sexta, as pessoas com 22 anos”, informou Joel Nunes, na entrevista.

Nas redes sociais, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, negou qualquer retenção ilegal de doses, e disse que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) sempre esteve à disposição para auxiliar, não apenas São Luís, como todos os municípios.

A declaração foi corroborada por uma nota oficial emitida posteriormente pela SES, dizendo que “todas as doses enviadas pelo Ministério da Saúde destinadas ao município de São Luís” foram entregues.

“Segundo dados do Ministério da Saúde, a Prefeitura de São Luís recebeu 771.416 doses e aplicou 542.605 doses. A SES ressalta que todas as doses enviadas pelo Ministério da Saúde são primeiramente distribuídas a São Luís para evitar a interrupção da vacinação da população”, diz o comunicado.

Após a revelação de números pelo Governo do Estado, o secretário de Saúde da capital reafirmou sua denúncia.

Em contato com O Estado, ele garantiu que a Semus tem à disposição todas as notas de entrega de doses de vacinas enviadas à capital pelo Governo do Maranhão.

Contabilidade

Segundo a contabilidade do município, os documentos comprovam que foram recebidas, até agora, apenas 662.605 doses, e não as 771 mil informadas pela SES. “Que é a informação que consta do nosso vacinômetro”.

A diferença do total informado por cada um dos entes equivale a 108.811 doses.

Além disso, as informações, tanto da Semus, quanto da SES, diferem daquelas prestadas pelo Ministério da Saúde: de acordo com o órgão do governo federal, por meio do Localiza SUS, a capital maranhense já teria recebido 750.254 doses.

Para Joel Nunes, caberá ao Estado explicar essa diferença. “Temos todas as notas de entrega à nossa rede de frio. Pode ser que essas doses caberiam a São Luís, mas não nos foram entregues. Eles [SES] vão ter que explicar essa diferença”, concluiu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.