Eleições 2022

Flávio Dino aguarda análise da urgência de PL que autoriza a federação de partidos

Governador tem saída do PCdoB praticamente assegurada, segundo aliados, após conversas com o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira

Ronaldo Rocha / Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Maranhense deve ingressar no PSB, presidido por Carlos Siqueira
Maranhense deve ingressar no PSB, presidido por Carlos Siqueira (Flávio Dino Siqueira)

SÃO LUÍS - O governador Flávio Dino (PCdoB) deve aguardar a tramitação em regime de urgência - já aprovada na Câmara Federal -, do Projeto de Lei 2522/15, do Senado, que permite que dois ou mais partidos se reúnam em uma federação e, após registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), atuem como se fosse uma agremiação única.

Há pelo menos duas semanas Dino intensificou as conversas com o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, para uma possível migração para a sigla. Isso, porque, uma vez instituída a cláusula de barreira, cerca de 5 siglas, dentre elas o PCdoB, perde recursos do fundo partidário e possibilidade de sobrevivência no atual cenário político.

Com a criação da federação de partidos, contudo, há a possibilidade de manutenção das bandeiras partidárias como o PCdoB, apesar da atuação conjunta no Congresso Nacional, com outras legendas.

Dino aguarda a decisão da Câmara Federal para definir se será preciso sair do PCdoB para filiar-se em outro partido, ou se ele poderá permanecer na legenda que o levou para o comando do Executivo Estadual.

Conforme o projeto de lei em análise, a federação estará sujeita a todas as normas que regem o funcionamento parlamentar e a fidelidade partidária. Além disso, obedecerá às seguintes regras: só poderão integrar a federação partidos com registro definitivo no TSE; os partidos reunidos em federação deverão permanecer a ela filiados, no mínimo, por quatro anos; a federação só poderá ser constituída até a data final do período de realização das convenções partidárias e a federação terá abrangência nacional.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.