Covid-19

Reunião define data para entrega das vacinas Sputnik V ao MA

Agenda ocorrerá entre os governadores do Nordeste e da Amazônia Legal, representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e do governo russo

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
(sputnik V)

São Luís - Membros do Consórcio Nordeste e do governo russo devem se reunir hoje para definição do cronograma de entrega das vacinas Sputnik V, adquiridas por estados brasileiros, dentre eles, o Maranhão. A expectativa é de entrega dos imunizantes em até 10 dias, no entanto, questões como o transporte, o armazenamento e, principalmente, a verificação dos lotes podem postergar o prazo.

No total, na sexta-feira, 4, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou 928 mil doses para seis estados (Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Pernambuco e Piauí). O Maranhão, por sua vez e considerando o critério de 1% da população dos estados, terá direito inicialmente de importar 141 mil doses do imunizante, número bem distante das 4,5 milhões de doses adquiridas previamente pelo governo maranhense via consórcio no dia 17 de março deste ano.

Mesmo com a liberação parcial, o próprio governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) deu a entender que o estado não desistiu do total estipulado na compra inicial. Em suas redes sociais, ele voltou a reforçar que o Maranhão vai comprar o número planejado inicialmente, ou seja, 4,5 milhões de doses.

Se viabilizar as 141 mil doses, o Maranhão será o quarto parcialmente quantidade de imunizantes russo no país, devendo ficar atrás da Bahia, de Pernambuco e do Ceará.

Além de obedecer ao total autorizado pela Anvisa, caso opte de fato pela importação, o Maranhão seguirá outros critérios, ou seja, o de distribuição e uso da vacina mediante critérios técnicos estabelecidos pelo órgão fiscalizador. O estado somente poderá usar doses provenientes de plantas e manejos de locais inspecionados pela Anvisa na Rússia.

Por fim, os lotes a serem usados no Maranhão deverão receber o selo da Fiocruz, que atestará se a vacina não registrará adenovírus replicantes, com capacidade de reprodução. No fim da tarde de ontem (7), representantes da Anvisa e secretários estaduais de Saúde se reuniram para tratar do cumprimento destas condições.

As deliberações da pauta foram levadas ao Ministério da Saúde que, por sua vez, informou que auxiliará no envio dos imunizantes aos estados. Ainda na sexta-feira, dia 4, quando a Anvisa aprovou o uso da vacina Sputnik V com restrições, membros dos Estados comemoraram a decisão.

O próprio governador Flávio Dino foi um dos que destacou a decisão. "A partir de agora, cuidaremos do envio das vacinas que, sem dúvida, são a melhor solução para o combate da pandemia", disse.
O Estado apurou ainda que por enquanto nao haverá ingresso de medida judicial no Supremo Tribunal Federal (STF) para requerer mais doses russas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.