Crise

Rosário tem protesto após nova cassação de prefeito; TJ derruba sessão

Manifestação foi convocada após a Câmara cassar novamente o prefeito Calvet Filho, dando posse à vice, Cláudia Angeles (PT), que ficou pouco mais de uma hora no cargo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Calvet Filho já havia sido afastado do cargo de prefeito de Rosário pela Câmara, em maio
Calvet Filho já havia sido afastado do cargo de prefeito de Rosário pela Câmara, em maio (Calvet Filho)

São Luís - A cidade de Rosário foi palco, na noite desta quarta-feira (2), de um forte protesto em frente à Câmara Municipal, logo após uma segunda cassação do prefeito eleito da cidade, Calvet Filho (PSC).

Várias pessoas reuniram-se em frente ao Legislativo municipal e atiraram ovos contra o prédio. A Polícia Militar foi acionada para conter o ato. A manifestação foi convocada após a Câmara cassar novamente o prefeito, dando posse à vice, Cláudia Angeles (PT).

A petista, contudo, passou pouco mais de uma hora no cargo, porque uma decisão do desembargador Marcelo Carvalho, do Tribunal de Justiça, tornou sem efeito a sessão da Câmara que depôs o gestor eleito do cargo.

Segundo caso

Calvet Filho já havia sido afastado do posto de prefeito de Rosário pela Câmara, em maio. Dias depois , contudo, a juíza Karine Lopes de Castro, titular da 1ª Vara da Comarca de Rosário, determinou o seu retorno ao cargo.

Em seu despacho, a magistrada deu razão aos três principais argumentos da defesa: de que os vereadores descumpriram o rito regimental ao dar um único voto, cada, para todas as acusações contra o gestor; ao votar nominalmente, quando a votação deveria ser secreta; e ao se permitir que o presidente votasse mesmo sem ter havido necessidade de voto de minerva – o que acabou contribuindo para que se chegasse aos 2/3 de votos exigidos para a cassação.

A decisão foi posteriormente mantida por Marcelo Carvalho, o mesmo desembargador que, na quarta-feira, determinou a suspensão da nova sessão da Câmara que mais uma vez cassou Calvet Filho. Com o despacho, o prefeito eleito segue no comando do Município.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.