No feriado

Igrejas terão medidas sanitárias rígidas nas celebrações de Corpus Christi

Tradicional missa da Arquidiocese de São Luís será às 10h, no Santuário de São José de Ribamar, com transmissão pela internet; paróquias também seguirão restrições

Kethlen Mata/ O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Padre Leonardo Hellmann, da Paróquia de São João Batista
Padre Leonardo Hellmann, da Paróquia de São João Batista (Padre Leonardo Hellmann, da Paróquia de São João Batista)

São Luís – Na quinta-feira, 3, o Dia de Corpus Christi será celebrado pela Igreja Católica. Com a pandemia da Covid-19 ainda presente na vida dos maranhenses, este ano, a tradicional missa da Arquidiocese de São Luís será realizada de forma online, com transmissão pela ineternet. A cerimônia acontecerá às 10h, no Santuário de São José de Ribamar, presidida por Dom José Belisário e contará com a presença de vigários forâneos convidados e os coordenadores arquidiocesanos, pastorais, entre outros.

O coordenador arquidiocesano do Corpus Christi e pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, do Coroadinho, padre Robério Lima, conversou com a reportagem e explicou como será feita a celebração. “Nós não teremos, sequer a participação de todo o clero, teremos a representação do clero e algumas autoridades, então, em vista da preservação, da prevenção contra o coronavírus, em função disso, não teremos celebração presencial. Com a presença de alguns padres e algumas autoridades convidadas”, disse. A missa será transmitida via Youtube e também pela Rádio Educadora.

Em 2021, o tema da missa de Corpus Christi é “Eucaristia, Vida e Missão, Para Todas as Fomes: pão”. O padre Leonardo Hellmann, da Paróquia de São João Batista, falou a O Estado sobre o significado da data para os católicos.

“A missa, a celebração eucarística é a renovação daquele mesmo sacrifício feito no calvário e ali Jesus achou essa maneira tão simples e humilde de ficar presente e ser ao mesmo tempo o alimento daqueles que creem, por isso se instituiu essa festa do Corpus Christi – que é o corpo de cristo –, é para celebrar com toda dignidade e ela é feita na quinta-feira, depois que terminou o tempo pascoal”, destacou o pároco.

Nas paróquias

As paróquias também poderão realizar suas próprias celebrações, como é o caso da Paróquia de São João Batista, no Centro. No entanto, as igrejas deverão seguir obedecendo todas as normas sanitárias, distanciamento social, redução do público presencial em até 50% e distribuição de álcool em gel para os fiéis, além de transmissão online das missas.

“Ano passado, não fizemos a grande concentração, por causa da pandemia, este ano novamente. Aqui na paróquia, nós também queremos fazer algo e nós vamos fazer aqui, na Igreja de São João, às 9h, missa presencial e também com transmissão pelas redes da paróquia. Durante a missa, nós teremos um momento especial para cada um fazer sua adoração, e eu sugeriria para todos que assistirem a transmissão fazerem, depois da consagração, fique um momento de joelho, mesmo que seja na sua casa, na sua sala”, acrescentou.

Live Musical

No dia 3, às 19h30, a Arquidiocese de São Luís realizará uma live show inspirada na Ação Solidária Emergencial, da CNBB e Cáritas. Terá a participação dos cantores Cecilia Leite, Gabriel Melônio, César Nascimento, Marco Duailibe, Emanuel Jesus e Giil Barros
Serginho Carvalho, Edilson Gusmão, Adriana Fróes, Fernando de Carvalho, Robert Gonçalves, Dory, Robério Lima, Mirna Vox. E com os músicos, Lin Júnior, Elisrael Silva, Edivan Rodrigues
e Clauber Jorge.

Saiba Mais

Sobre a data

Corpus Christi é uma comemoração que faz parte do calendário da Igreja Católica, e sua criação remonta ao século XIII. A data é celebrada sempre em uma quinta-feira. No dia de Corpus Christi, celebra-se um dos princípios mais importantes do catolicismo: o sacramento da eucaristia.

Corpus Christi é uma expressão originária do latim e, em tradução para o português, significa “corpo de Cristo”. Desse modo, o nome escolhido para essa comemoração já sugere o seu significado: uma homenagem à eucaristia. Esse sacramento do catolicismo é realizado como uma forma de relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Nesse sacramento, o pão que é consumido representa o corpo de Cristo, e o vinho ingerido simboliza o sangue de Cristo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.