Celebração

Feriado de Corpus Christi terá programação diferenciada

Maranhão decidiu adotar a data como feriado, porém comércio funcionará normalmente; confira a programação da solenidade; missas serão realizadas de forma remota e não haverá o tradicional tapete

Kethlen Mata / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Este ano, Corpus Christi não terá procissão nem o tradicional tapete
Este ano, Corpus Christi não terá procissão nem o tradicional tapete (Corpus Christi)

São Luís - Nesta quinta-feira (11), acontece a festa de Corpus Christi, uma comemoração da Igreja Católica que existe desde o século XIII e celebra o corpo e o sangue de cristo. Devido à crise mundial da Covid-19 que o estado enfrenta, a igreja católica fará toda a sua programação de forma remota, as celebrações serão transmitidas pelos meios de comunicação da Arquidiocese Metropolitana de São Luís.

O governo do Maranhão decidiu reconhecer a data como feriado estadual e também, decretar ponto facultativo na sexta-feira (12), portanto, algumas atividades estão suspensas no dia de hoje (11). Já a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), informou que as atividades comerciais no estado funcionarão normalmente.

O Corpus Christi não é mais considerado um feriado nacional desde o ano de 1996, quando foi sancionada a Lei Municipal n° 3.432/96, que tirou o dia do calendário de feriados municipais. Hoje a data é considerada um ponto facultativo, conforme determinação anual do Ministério do Planejamento, então, cabe aos estados e municípios decidirem se aderem à celebração como um ponto facultativo, que acaba funcionando como um feriado em dia útil. Este ano, o governo estadual decidiu estabelecer a data como feriado, além de também decretar ponto facultativo no dia seguinte (12 de junho).

O que vai funcionar
De acordo com a Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep), não haverá expediente nos órgãos da administração estadual, incluindo autarquias e fundações públicas, nesta quinta-feira, 11, e também na sexta-feira, 12. “A medida será obedecida por todos os órgãos do Estado, com exceção daqueles que prestam serviços considerados de natureza essencial, como por exemplo, hospitais e plantões em delegacias”, completou a secretaria, em nota ao Estado.

A Fecomércio-MA, emitiu nota informando que o comércio de São Luís, que já começou o processo de reabertura. “A Fecomércio-MA esclarece, ainda, que a data não consta nas legislações municipal, estadual, tampouco federal e, portanto, o trabalho nesse dia é considerado normal, não incidindo pagamento de horas extras e nem gratificações extraordinárias para os empregados.

Programação
Este ano as festividades de Corpus Christi serão diferenciadas, por causa das medidas de combate ao coronavírus. “Aqui na Arquidiocese será celebrado de um modo diferente, seguindo as orientações e as limitações causadas pela pandemia”, esclareceu o coordenador geral do Corpus Christi, Padre Robério Lima.

A parte da manhã, as celebrações serão realizadas em nível paroquial, ou seja, cada paróquia faz a sua celebração. O estudante de jornalismo e músico da Paróquia Nossa Senhora da Penha-Anjo da Guarda, Raunyr dos Santos, fala que na sua igreja acontecerá uma missa logo cedo, às 6h30, que será transmitida pelas mídias digitais, e que logo em seguida, haverá uma carreata com o Santíssimo Sacramento. “O padre pediu para que as pessoas, onde a carreata vai passar, prepararem um altar com flores, velas”, explicou ele. Essa foi uma tentativa de suprir a falta do famoso tapete ornamental que é comum na festa de Corpus Christi.

Ainda pela manhã, às 10h, acontecerá um sobrevoo com o Santíssimo, sobre toda as paróquias da ilha de São Luís, abrangendo todas as quatro cidades que compõem a região metropolitana da capital (São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar). A decolagem será feita do Comando Geral da Polícia Militar (CTA), o Padre Robério Lima estará no helicóptero abençoando todas as paróquias. Já na parte da tarde, a partir das 15h, uma live presidida pelo arcebispo metropolitano, dom José Belisário da Silva, a solenidade será transmitida pelo canal do Youtube da Arquidiocese. A programação se encerra às 17h com a benção solene do Santíssimo Sacramento.

SAIBA MAIS

Tapete Solidário

Este ano, a festividade não contará com a presença do tradicional tapete ornamental, por onde todos os anos a procissão passa, no entanto, a Arquidiocese resolveu implantar o Tapete Solidário. Durante a live, serão arrecadados alimentos e matérias de higiene e limpeza para doação. Quem quiser fazer uma doação, pode deixar sua contribuição nas paróquias de sua região, ou então, pelas contas disponibilizadas para doações em dinheiro.

Caixa Econômica: Agência 0027, poupança 013, conta 1988-6 (Arquidiocese de São Luís)

Banco do Brasil: Agência 2972-6, conta corrente 24001- X (Mitra Arquidiocesana)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.