Vacinação

Não há registro de uso de laudo falso para comorbidades em SL

Informação é da Semus; pessoa com comorbidade passa por triagem; laudo fica retido no posto de vacinação, para posterior checagem, caso seja necessário

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Vacinação de pessoas com comorbidades segue com tranquilidade na capital, segundo a Semus
Vacinação de pessoas com comorbidades segue com tranquilidade na capital, segundo a Semus (vacina / covid-19 / coronavirus / vacinação)

São Luís - Nenhum laudo ou relatório médico falsos foi usado na vacinação de pessoas com comorbidades contra a Covid-19 em São Luís, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Essa constatação é resultado de ações que vem sendo tomadas pelo órgão para garantir que não haja desvio na vacinação e realmente sejam imunizadas pessoas com doenças pré-existentes.

Segundo a Semus, a pessoa com comorbidade passa por várias etapas de triagem no processo, até receber a dose do imunizante. Antes de ir ao posto de vacinação deve fazer o cadastro na Plataforma #Vacinacomorbidades, disponível no site www.saoluis.ma.gov.br, onde preenche formulário específico, com diversas informações.

No dia da vacinação, precisa apresentar documento com foto e um laudo ou relatório médico, original e impresso, detalhando de forma clara a enfermidade. A documentação apresentada é avaliada pela equipe da Semus e é retida, ficando com os profissionais do posto para posterior checagem, se for o caso.

Esses são procedimentos de checagem que, segundo a Semus, também inibem as pessoas que queiram burlar o processo. Até porque a apresentação de laudo ou relatório falso é crime, conforme preconiza o Código Penal. O fornecimento desse tipo de documento somente pode ser feito por médicos. O profissional que expede laudo com informações falsas está descumprindo o artigo 80 do Código de Ética e pode responder a processo ético-profissional.

O público alcançado pelas comorbidades também é grande. Segundo o Ministério da Saúde, inclui pessoas com diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves (incluindo asma grave), Hipertensão Arterial Resistente (HAR), Hipertensão Arterial estágio 3, Hipertensão Arterial estágios 1 e 2, com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade; insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias e miocardiopatias, Pericardiopatias, obesidades mórbidas, arritmias cardíacas, cirrose hepática, imunossuprimidos, entre outras doenças, assim como pessoas com deficiência permanente que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC).

No país, no entanto, são diversas as denúncias de uso de laudo falso por pessoas que bscam burlar o processo de vacinação do público com comorbidades. Há, inclusive, sites oferecendo documentos com todas as informações necessárias para a validação.

Vacinação

Até o dia 30, a Prefeitura de São Luís havia recebido 426.447 doses do imunizante contra o coronavírus e 373.743 doses tinham sido aplicadas. A capital maranhense é a segunda do país que mais vacina, de acordo com o levantamento do Ministério da Saúde. A celeridade da imunização por faixa etária é resultado, principalmente, das 210 mil doses recebidas após solicitação do prefeito ao Ministério da Saúde, que também entregou milhares de testes para identificação de casos e contenção de novas variantes.

Nesta segunda-feira, 31, foram vacinados os adultos que têm 54 e 53 anos, obedecendo ao mês de nascimento. Na terça-feira, 1º de junho, vão vacinar aqueles com 52 e 51 anos de idade. Enquanto, na quarta-feira, 2, vacinam aqueles com 50 e 49 anos.

Para evitar filas, mesmo com a subdivisão de grupos por mês de nascimento, a Prefeitura de São Luís oferece o #Filômetro, serviço que mostra, em tempo real, como está a movimentação em cada um dos postos de vacinação, mais uma alternativa para que todos consigam vacinar com segurança, sem a necessidade de aglomeração e corrida ao mesmo posto no mesmo horário.

Saiba Mais

Postos de imunização em SL

- Centro Municipal de Vacinação (Multicenter Sebrae, Cohafuma)
- Drive Thru do Espaço Reserva (Maranhão Novo)
- Drive Thru da UFMA (área Itaqui-Bacanga)
- Centro de Convenções da UFMA ( área Itaqui-Bacanga)
- Centro de Vacinação da UEMA (Cidade Operária)
- Drive Thru da UEMA (Cidade Operária)
- Centro de Vacinação da UNDB (no ginásio, Renascença)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.