Presidente da FMF diz que Copa América no MA só com "ok" do governo do estado

Antônio Américo afirmou que não teve contato algum com a CBF, mas disse que, caso São Luís surja como possível sede, ele primeiro vai ouvir o governo do Maranhão

Eduardo Lindoso/ Editor de Esportes

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Castelão é o principal estádio de São Luís e seria local de partidas da Copa América
Castelão é o principal estádio de São Luís e seria local de partidas da Copa América (ESTÁDIO CASTELÃO )

Depois da confirmação da Copa América no Brasil, que aconteceu após recusa de Argentina e Colômbia, que justificaram desistência por causa do agravamento da pandemia e por conta de tensões políticas, respectivamente, várias capitais do Nordeste passaram a ser alvo da CBF para receberem jogos da competição. Existe a informação, inclusive, que alguns dirigentes da região estão entrando em contato com a entidade brasileira colocando suas capitais como possíveis sedes, depois de saberem que a Conmebol vai priorizar cidades nordestinas, menos afetadas pela Covid-19.

O presidente da Federação Maranhense de Futebol (FMF), Antônio Américo, informou que não teve nenhum contato com a CBF, e, caso isso venha a acontecer, vai primeiro ouvir o governo do estado.

Alguns governos estaduais já se posicionaram, uns, inclusive, afirmaram que não pretendem sediar a competição, o que diminui ainda mais o leque de oportunidades para os organizadores. Os governos de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Rio Grande do Sul vetaram a competição. Por outro lado, São Paulo, Bahia, Cuiabá e Amazonas se colocaram à disposição, porém nenhuma sede ainda foi definida.

Situação do Maranhão

Em contato com a reportagem de O Estado, Antônio Américo afirmou que não conversou com ninguém da CBF e nem com a Confederação Sul-Americana de Futebol, porém não descartou a possibilidade e disse que, caso haja algum contato nessa direção, vai primeiro ouvir o governo do Maranhão.

“Não tive contato algum com ninguém nesse sentido, mas caso venha haver algo nessa direção, a primeira opinião que eu vou querer ouvir é a do governo”, explicou o dirigente.

A reportagem entrou em contato com o governo do estado, que até o fechamento desta edição ainda não havia enviado seu posicionamento sobre o assunto.

Aval do presidente

Segundo o Valor Econômico, o presidente Jair Bolsonaro foi consultado pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) e autorizou nesta segunda-feira,31, a realização da Copa América no Brasil, que está prevista para acontecer de 11 de junho a 10 de julho.

Alguns políticos já acionaram a Justiça na intenção de barrar a realização do torneio no país. A CBF ainda não se posicionou oficialmente.

Pandemia no MA

Desde o início da pandemia da Covid-19, o Maranhão já registrou 290.299 casos da doença e 8.140 óbitos, segundo dados do boletim epidemiológico dessa segunda, 31. Do total de casos confirmados, há 26.241 casos ativos, destes pacientes, 605 estão internados em leitos de UTIs (483 na rede pública e 122 na rede privada). Na Grande Ilha, a ocupação destes leitos de UTI é de 98.14% . l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.