Ação social

Mais de três mil atendidos em Ação Resgate este ano em São Luís

Última ação ocorreu nesta quarta-feira, 26, na praça Deodoro, Centro de São Luís, e beneficiou cerca de 460 pessoas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Homem é atendido em ação realizada na Praça Deodoro
Homem é atendido em ação realizada na Praça Deodoro (Ação Resgate em São Luís)

São Luís - Um total de 3.450 pessoas já foram atendidas durante as oito edições da Ação Resgate realizadas durante este ano na capital. A última ação ocorreu nesta quarta-feira, 26, em plena praça Deodoro, área central da cidade, e acabou beneficiando cerca de 460 moradores em situação de rua e a comunidade em geral.

O trabalho é desenvolvido pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) do Monte Castelo e a Polícia Civil, com apoio de outras instituições e organizações não governamentais. Um dos coordenadores da ação, Marcelo Costa, declarou que nesta edição foram oferecidos para a comunidade diversos serviços como testagem rápida de HIV, sífilis, hepatite, Covid-19, teste de glicemia, aferição de pressão, avaliação médica e atendimento em saúde mental.

Também foi oferecido o Teste de Identificação de Distúrbio de Uso do Álcool, conhecido como AUDIT. “Esse teste estava sendo realizado por um grupo de psicólogo e percebeu que durante o período pandêmico houve um aumento de consumo de bebida alcoólica como ainda pacientes com quadro de depressão e ansiedade nos consultórios de psiquiatrias e psicólogos”, frisou Marcelo Costa.

Ele também informou que, na edição anterior da ação, houve a comprovação de quatro moradores em situação de rua com Covid-19, mas, não apresentavam sintomas e foram encaminhados para um hospital da capital. “Esse público já começou a ser imunizado contra essa doença, pois, foi de suma importância para evitar a proliferação do novo coronavírus na cidade”, contou Marcelo Costa.

Maria Adelaide Gomes, de 35 anos, foi uma das atendidas na ação. Ela disse que aproveitou para fazer teste de glicemia e Covid-19. “Devemos aproveitar a oportunidade, principalmente, quando são serviços médicos de forma gratuita e sendo realizado em um local de fácil acesso”, contou.

Saldo positivo

O outro coordenador da Ação Resgate é o delegado de Polícia Civil Joviano Furtado. Ele informou que esse trabalho tem tido um saldo positivo e vem sendo realizado há 10 anos na Grande Ilha. Ao longo desse período mais de 90 mil pessoas já foram atendidas.

Joviano Furtado ainda afirmou que já foram realizadas mais de 200 edições da Operação Resgate durante uma década e somente neste ano um total de oito na capital. “Ações deste ano ocorreram no Mercado Central, na Deodoro e no Oscar Frota, pois, são pontos da cidade onde há uma concentração de dependentes químicos”, frisou o delegado.

Ele também comentou que a próxima edição da Resgate vai ocorrer no mês de junho, no Mercado Central. “Para ocorrer essa ação tem todo um planejamento e estamos trabalhando para ocorrer neste ano, pelo menos, duas edições por mês. Em cada ação existe a expectativa de haver mais de 100 atendimentos”, declarou Joviano Furtado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.