Murais

Para reverenciar o bumba meu boi

Projeto que homenageia mestres da manifestação chega a Axixá para destacar legado de Francisco Naiva com um mural de grafitti

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Mural de mestre Leonardo pintado por Gil Leros
Mural de mestre Leonardo pintado por Gil Leros (mestre leonardo)

São Luís - Depois de concluir o mural em homenagem ao mestre Leonardo, do Boi da Liberdade, o projeto “Amo, Poeta e Cantador: Murais da Memória pelo Maranhão” está no município de Axixá onde está sendo pintado o mural em homenagem a Francisco Naiva, músico, poeta, compositor e fundador do Bumba Meu Boi de Axixá, um dos mais representativos do sotaque de orquestra da região do Munim.

O projeto, que homenageia representantes do bumba meu boi em seis cidades do Maranhão, está a cargo do artista gráfico Gil Leros e equipe. O mural de Francisco Naiva está sendo pintado no muro da sede do bumba meu boi de Axixá, às margens da MA 402.

Personalidade reconhecida no meio artístico e cultural do Maranhão, Francisco Naiva morreu em 2013, aos 81 anos, mas deixou um grande legado. Naiva compôs, em parceria com Donato Alves, uma das canções mais famosas do bumba meu boi de orquestra, "Bela Mocidade", que chegou a ser gravada pela cantora Maria Betânia.

Sem amor e dedicação não dá pra fazer bem feito. A batida única do sotaque de orquestra do Boi de Axixá está na minha alma. E, assim como o meu pai, Francisco Naiva, tenho me esforçado para que o Boi de Axixá não perca a sua essência. Quero manter vivo o nome e o legado dele”, diz Leila Naiva, filha do homenageado e que atualmente comanda a manifestação.

Projeto
O primeiro mural grafitado este ano pelo artista Gil Leros, nesta nova etapa do projeto “Amo, Poeta e Cantador”, foi no Centro de Saúde do bairro Liberdade, em abril. O homenageado foi o mestre Leonardo, fundador do Boi da Liberdade, sotaque de zabumba.

Além de São Luís e Axixá, serão construídos murais em Cururupu, Barreirinhas, Guimarães, Viana e São José de Ribamar. A confecção dos murais se estenderá até agosto deste ano. Serão 10 murais, sendo quatro deles na capital maranhense. Além dos mestres Leonardo e Francisco Naiva, serão homenageadas pelo projeto Nadir Apolônio, do Boi da Floresta; Calça Curta, do Boi da Maioba; Marcelino, do Boi de Guimarães.

Paralelamente à confecção dos murais, imagens estão sendo captadas para a produção de um documentário, que vai contar a história, tradição, trajetória, sotaques, e falar também sobre as grandes personalidades do bumba meu boi do Maranhão. O projeto é uma realização do Boi da Floresta, com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Benfeitoria e do SITAWI.l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.