Estado Maior

Mais perto

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16

O governador Flávio Dino (PCdoB) falou com otimismo em relação à possibilidade da retomada em breve, das aulas presenciais nas escolas públicas de todas as regiões do estado. A declaração do chefe do Executivo ocorreu durante entrevista coletiva concedida, na sexta-feira (14).

Na entrevista, ele afirmou que mais de 83 mil trabalhadores do setor de Educação já foram imunizados - pelo menos com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 -, o que permite já se iniciar uma discussão mais ampla sobre a reabertura das escolas.

Apesar de não ter apresentado um dado estatístico ou científico sobre o tema, Dino assegurou que o Maranhão foi o estado que apresentou o melhor desempenho proporcional do Brasil no que diz respeito à vacinação deste segmento.

“E agora criam-se as condições para que nós comecemos o debate com os municípios sobre a retomada das aulas presenciais”, disse o governador.

Flávio Dino afirmou que o Brasil é hoje o país que registra o maior período de interrupção de aulas presenciais no planeta. “Então, nós precisamos agora, com o avanço da vacinação, pautar isto”, completou.

Até o momento no estado, somente as escolas privadas seguem com o calendário letivo em andamento, mesmo que no sistema híbrido - com aulas presenciais e remotas.

Estudantes da rede pública estadual têm acesso às aulas transmitidas por meio do canal 10.2 e alunos de escolas municipais têm acesso ao conteúdo por meio de aplicativo de troca de mensagens no celular.

Na perspectiva do governo, contudo, esse cenário pode mudar em breve.

Entrevista
O quadro Bastidores, do Bom Dia Mirante, vai entrevistar o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), na próxima segunda-feira.

A entrevista será conduzida pelo jornalista Clóvis Cabalau, diretor de Redação de O Estado e apresentador do quadro na TV Mirante.

Pacheco deve falar sobre a CPI da Covid, a relação do Governo Federal com a Casa e a tensão entre os Poderes em Brasília. A entrevista ocorrerá no formato remoto, por volta das 7h30.

Destaque
O blog do jornalista Marco Aurélio D’Eça, profissional que por mais de 25 anos atuou no jornal O Estado, foi tema de dissertação de Mestrado de autoria do jornalista Wallace Lara.

Wallace é repórter especial da Rede Globo com atuação no Jornal Nacional e no Fantástico. Ele decidiu entrevistar jornalistas da grande imprensa sobre os blogueiros mais influentes de todo o país.

Dez profissionais foram ouvidos para a elaboração da dissertação. D’Eça foi o único do Maranhão. O trabalho do pesquisador recebeu nota 10 pela banca da Faculdade Cásper Líbero (SP).

Arari
O prefeito da cidade de Arari, Rui Filho, baixou um decreto que estabelece lockdown em dois domingos.

A medida inicia-se às 6h deste domingo e vai até as 4h de segunda-feira. No próximo fim de semana, o formato se repete.

O lockdown em Arari proíbe a circulação de pessoas e as atividades comerciais e de prestação de serviço, incluindo atividades esportivas e religiosas. Há também o toque de recolher.

Decisão
Ao que tudo indica, o cancelamento do evento-teste de liberação de público para a final do Campeonato Maranhense passou por análise técnica da SES.

Na entrevista da última sexta-feira, o governador Flávio Dino revelou que ao longo da última semana houve aumento de casos de internação pela Covid-19 em hospitais do estado.

Médicos infectologistas já haviam se colocado contrários ao evento-teste em entrevista à Mirante AM que foi ao ar na quarta-feira (12).

Outra justificativa
Em entrevista ao Programa Ponto Final, da rádio Mirante AM, o secretário de Estado de Esportes, Rogério Cafeteira, deu outra explicação para a decisão do Executivo.

De acordo com Cafeteira, a definição pelo cancelamento do evento-teste ocorreu somente por causa da possibilidade de transmissão ao vivo da decisão enter Sampaio e Moto Club pela televisão.

Ele disse que a proposta foi “ímpar” e não havia como rejeitar a oportunidade. Cafeteira não fez referência a qualquer impasse junto aos órgãos de controle sanitário.

DE OLHO

2,36 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 já foram entregues ao Maranhão pelo Ministério da Saúde

Impugnação
A Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro) pediu ao Sebrae-MA a impugnação de edital de concorrência para a contratação de duas agências de publicidade.

A entidade argumenta que o edital ofereceu prazo de apenas 14 dias úteis para as empresas cumprirem “exaustivas fases de planejamento, redação de plano e criação de peças e atualização de certidões”.

“É inadmissível um prazo tão curto, principalmente numa época de pandemia, em que a grande maioria das agências do Maranhão está trabalhando em sistema de home office”, destaca a nota da Fenapro.

E MAIS

• Municípios de todas as regiões do estado vão receber novas doses de vacina contra a Covid-19 a partir de segunda-feira.

• A Prefeitura de São Luís segue com o planejamento para iniciar a vacinação de pessoas de 55 a 59 anos de idade sem comorbidades.

• Durante entrevista no Bom Dia Mirante, o deputado estadual Roberto Costa reiterou disposição do MDB em abrir canal de diálogo com partidos, e até com governador Flávio Dino, visando fortalecer a legenda para 2022.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.