Lançamento

Lendas maranhenses em Histórias em Quadrinhos

Trabalho de Iramir Araújo traz desenhos de Amanda Belo, Beto Nicácio, Marcos Caldas, Rom Freire e Ronilson Freire e será lançado em evento virtual neste domingo, às 19h

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Iramir  Araújo se inspirou  na cultura  local
Iramir Araújo se inspirou na cultura local (Iramir Araújo)

São Luís - O roteirista maranhense Iramir Araújo lança, neste domingo, um novo trabalho. Trata-se do álbum “Além das lendas”, que reúne cinco histórias inspiradas em lendas maranhenses. O lançamento será feito, inicialmente, de forma virtual, em uma live a ser transmitida a partir das 19h, no Instagram @ponto_de_cultura_jk. Para converter em traços os roteiros criados em torno dessas narrativas, o autor convidou os artistas maranhenses Amanda Belo, Beto Nicácio, Marcos Caldas, Rom Freire e Ronilson Freire.

“Com ‘Além das lendas’, conto histórias que têm como pano de fundo, ou melhor, como mote, algumas das lendas mais conhecidas do Maranhão. Inicialmente, escolhi cinco das mais notórias: a de Don Sebastião, da Praia do Olho d’Água, a lenda da serpente encantada, a da Manguda e a do Palácio das lágrimas”, diz Iramir Araújo.

Segundo Iramir Araújo, o livro é resultado de projeto aprovado no Edital de Economia Criativa Fapema/Sebrae, patrocinado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), lançado em 2019. O objetivo foi estimular e valorizar a economia criativa no estado, principalmente nestes tempos de pandemia.

“Além das lendas” tem 68 páginas, formato 17cm x 24cm, em preto e branco e capa colorida. Cada história é precedida por um resumo da lenda que a inspirou e uma minibiografia do artista que a desenhou.

O autor ressalta que a ideia é realizar um lançamento presencial, assim que for possível. “Quero que as lendas ganhem o mundo a partir de um evento presencial, se a pandemia o permitir, que está sendo planejado para ocorrer em setembro no Mobiliza São Luís, que pretende movimentar a economia criativa e tem no Sebrae seu principal articulador”, adianta Iramir Araújo. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.