Clipe novo

Dupla Criolina: parceria musical além-fronteiras

Dupla criadora do selo BR 135, lança videoclipe de "Dis-Ritmia", com os paranaenses Teo Ruiz e Estrela Leminski

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Dupla Criolina: Alê Muniz e Luciana Simões
Dupla Criolina: Alê Muniz e Luciana Simões (Criolina)

São Luís - A dupla Criolina - Alê Muniz e Luciana Simões - se uniu aos paranaenses Teo Ruiz e Estrela Leminski no videoclipe “Dis-Ritmia” que está disponível na internet, no canal do Youtube do BR 135. A produção tem como cenário a região do bairro Liberdade, foi dirigida por Thaís Lima e ilustra a essência da cultura local além de colocar em prática os objetivos do selo BR 135 que pretende estreitar o elo entre a produção musical maranhense e de outras regiões do país.

O descompasso do tempo e a percepção de que ele passa em ritmos diferentes em lugares e realidades variadas são as inspirações por trás da letra da canção. Mas, além do cenário, as cores vibrantes trazem a vivacidade dos movimentos artísticos maranhenses. “Embora estejamos falando de coisas não tão festivas, a gente vive num lugar onde as cores gritam, um lugar solar”, destaca Alê sobre a influência da estética local no videoclipe.

A representação do estado onde nasceu também é um dos focos da iniciativa com o selo, que proporciona gravação de singles, desenvolvimento de material fotográfico e registros audiovisuais. A ação chega ao mundo com seis projetos selecionados. São eles: Afrôs, Butantan, Gugs, Regiane Araújo, The Caldo de Cana e Pantera Black. Juntos, eles são apresentados pelo selo no EP “Conecta Música”. “Estamos dando oportunidade a alguns artistas de gravarem pela primeira vez”, destaca Luciana, que além de idealizadora da ação é cantora e compositora.

Sob direção de Sunday James e Tássia Dur, o BR 135 levou a criatividade dos integrantes do EP para o Museu da Memória Audiovisual do Maranhão (Mavam). Espaço emblemático da cultura do estado, o local em que os registros audiovisuais foram feitos se tornou palco de toda a pluralidade sonora da iniciativa, que dá protagonismo às cenas do rap, MPB, LGBTQIA+ e à cultura afro diaspórica. “O time de artistas que estamos apresentando aponta para essa fonte que o Maranhão tem e está sempre se renovando com a música da quebrada, das mulheres, dos manos, das minas, do hip hop, da cultura popular, do groove e do brega”, destaca Alê sobre as múltiplas linguagens impulsionadas pelo selo.

O projeto contou com direção fotográfica de Layla Razzo e com os estúdios Black Room e Base SLZ para eternizar os universos de cada artista. “São os primeiros passos. Temos muito mais para apresentar e várias outras novas conexões para estabelecer”, diz a dupla.

FICHA TÉCNICA

Vídeoclipe "Dis – ritmia" - Criolina, Estrela Leminski e Téo Ruiz
Realização: Guajajara Filmes & RZK Filmes
Direção, roteiro, direção de produção e produção executiva: Thais Lima
Direção de fotografia, montagem, colorização, mixagem e desenho de som: Mateus Rizoka
Direção de arte, figurino e cabelo: Zequi
Coreografia: Josef Osei
Elenco:
Manuzita
Josef Osei
Hildson Lucas
Erick Rocha

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.