Congresso

Bancada do MA escolhe Pedro Lucas como novo coordenador

Parlamentar do PTB fica no posto ocupado até a última quarta-feira pelo deputado Marreca Filho; Edilázio Júnior foi escolhido o subcoordenador da bancada maranhense no Congresso Nacional

Ronaldo Rocha/Da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Pedro Lucas disse que prioridade da bancada deverá ser a desburocratização para liberação de recursos
Pedro Lucas disse que prioridade da bancada deverá ser a desburocratização para liberação de recursos (Pedro Lucas)

O deputado federal Pedro Lucas Fernandes (PTB) assumiu na última quarta-feira a coordenação da bancada maranhense no Congresso Nacional. O posto era ocupado pelo colega, deputado Marreca Filho (Patriota), que exercia a função desde o ano passado.
Edilázio Júnior (PSD) atuará como subcoordenador do colegiado em Brasília. Ele auxiliará Pedro Lucas na elaboração de propostas de interesse do estado e dos parlamentares.
A O Estado, Pedro Lucas afirmou que vai elaborar uma pauta prioritária para apresentar à bancada. Independentemente disso, ele assegurou que uma das prioridades, deve ser a desburocratização de liberação de recursos em instituições financeiras para micro e pequenas empresas.
Ele lembrou que a crise financeira provocada pela pandemia da Covid-19 abalou milhares de famílias maranhenses. Por isso, segundo ele, o foco inicial tem de ser a busca por promoção de renda às pessoas.
“As BRs [rodovias federais que cortam o Maranhão] sempre serão prioridade, mas vejo que temos que tratar da relação junto às instituições financeiras, tanto no quesito da agilidade na aprovação de projetos e liberação dos recursos, quanto na oportunidade de oferecer crédito menos burocrático para as pequenas e micro empresas”, destacou.
Pedro Lucas disse que é necessário buscar alternativas com o Poder Público para assegurar que os cidadãos consigam superar a crise.
“A pandemia destruiu vidas e oportunidades. Precisamos gerar emprego e renda às pessoas”, completou.
Ele também disse que toda a pauta prioritária do colegiado para 2021 e 2022 será tratada de forma conjunta.
“Vou sentar com o subcoordenador, deputado Edilázio e construir uma sugestão de pauta para a bancada. Quero agradecer o deputado Marreca que foi o último coordenador e que está nos ajudando na transição", finalizou.

Mais recursos
Eleito subcoordenador da bancada, Edilázio parabenizou Pedro Lucas e afirmou que trabalhará em busca de desenvolvimento para os municípios do Maranhão.
“Quero parabenizar o amigo, deputado Pedro Lucas, por ter sido eleito coordenador da bancada maranhense na Câmara dos Deputados. Conte comigo, como subcoordenador da bancada, na busca por mais recursos e melhorias para os municípios do nosso estado”, disse.

Mais

Acordo

A eleição de Pedro Lucas Fernandes e de Edilázio Júnior para a coordenação e subcoordenação da bancada maranhense, respectivamente, ocorreu por meio de um acordo unânime entre os parlamentares, afastando qualquer tipo de disputa interna pelos cargos. No ano passado, o deputado André Fufuca chegou a pleitear o comando do colegiado, mas abriu mão de sua candidatura após verificar que a maior parte da bancada já havia declarado apoio a Marreca Filho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.