Bancada

Maioria da bancada do Maranhão na Câmara é a favor de Arthur Lira

Apesar de parte dos deputados federais do Maranhão integrar a base de Flávio Dino, eles votam com candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro

Carla Lima/Editora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Fufuca é aliado de Dino, mas vota com  Arthur Lira
Fufuca é aliado de Dino, mas vota com Arthur Lira (Fufuca)

A eleição para a nova Mesa Diretora da Câmara dos Deputados vai acontecer nesta segunda-feira, 1º de fevereiro. Da bancada do Maranhão na Casa, 11 parlamentares estão previstos para votar pela vitória do candidato a presidente do parlamento Arthur Lira (PP-RJ). Outros sete deputados decidiram votar a favor de Baleia Rossi, candidato do MDB para presidente da Casa.

O que chama atenção em relação à posição dos deputados federais do Maranhão eleição da Mesa da Câmara é a dupla relação que estabelecem quanto ao governo federal (passando pela direção nacional de cada legenda) e também com o governo estadual.

Deputados como André Fufuca (PP) e Gil Cutrim (PDT) declararam apoio ao deputado Arthur Lira, mesmo sendo de partidos da base aliada de Flávio Dino.

Lira tem o apoio aberto do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), com quem Dino tenta fazer polarização política.

Mesmo nomes como Juscelino Filho (DEM) contraria a posição de seu partido e vai votar em Lira. “É uma questão pessoal, familiar este voto. Já conversei com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), sobre o cenário desta votação”, disse a O Estado o democrata.

Aliados

Na fila dos nomes aliados do governador Flávio Dino, mas que votarão em Lira, estão: Pedro Lucas Fernandes (PTB), Marrreca Filho (Patriota) e Josimar de Maranhãozinho (PL). Caminho igual seguem os deputados do PL Pastor Gil e Júnior Lourenço. Outros nomes como Aluísio Mendes (PSC) e Edilázio Júnior (PSD) seguem seu partido como integrante do Centrão.

A posição definida por cada deputado seguindo seu partido demonstra que mesmo a aliança de partidos como PTB, DEM e PDT, Dino não consegue unir seus aliados pelo posicionamento adotado.

A favor de Rossi

Com Baleia Rossi, candidato do MDB à presidência da Câmara dos Deputados, estão Hildo Rocha e João Marcelo (ambos do MDB), Márcio Jerry e Rubens Júnior (os dois do PCdoB) e ainda Zé Carlos (PT).

Voto contra

Fora do que se esperava - além de Juscelino Filho - tem Gil Cutrim, deputado ainda do PDT que declarou voto para Arthur Lira. Esta não será a primeira vez que o pedetista vota contra a orientação de seu partido.

Na reforma da Previdência, Cutrim optou por votar a favor da reforma e que lhe gerou um processo interno da legenda que ainda não teve um desfecho.

Já o recém empossado deputado federal, Josivaldo JP (Podemos), por meio de sua assessoria, informou que ainda está em análise da posição que deverá adotar na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados.

Josivaldo assumiu a cadeira devido a renúncia de Eduardo Braide (Podemos) que foi eleito prefeito de São Luís em novembro de 2020.

Márcio Jerry e Rubens Jr. voltaram à Câmara

Os secretários Márcio Jerry (Cidades) e Rubens Júnior (Articulação Política) - ambos do PCdoB reassumiram o mandato de deputado federal, na sexta-feira, 29, para participar da eleição para Mesa Diretora da Câmara Federal na próxima segunda-feira, 1º.

Os comunistas deixaram de fora da votação, com o retorno, os deputados Gastão Vieira (Pros) e Dr. Elizabeth Gonçalo (PL). O motivo para os dois reassumirem o mandato é que tanto Vieira quanto Gonçalo pertencem a partidos que apoiam o deputado do PP, Arthur Lira, para a presidência da Casa.

Partidos

O PCdoB e mais 10 partidos - entre eles o PT e o PDT - apoiam o candidato do MDB à presidência da Câmara, Baleia Rossi.

Nas redes sociais, Jerry anunciou sua volta ao mandato. "Na sexta reassumirei o mandato de deputado federal para me juntar à bancada do @PCdoBnaCamara e na segunda feira votar no Baleia Rossi @Baleia_Rossi para presidente da @camaradeputados. Voto na defesa da independência da Casa, voto contra Bolsonaro, voto pela democracia", escreveu o comunista.

Assembleia reinicia atividades e Câmara começa nova legislatura

Diferente da Câmara dos Deputados que enfrentará uma disputa pelo comando da Casa na volta dos trabalhos da Casa, a Assembleia Legislativa do Maranhão retornará suas atividades sem disputas já que o presidente Othelino Neto (PCdoB) conseguiu a sua reeleição ainda em 2019.

Com isto, os deputados estaduais irão se concentrar em pautas relacionadas ao combate à Covid -19. Fora esta pauta, segundo disse a O Estado o presidente Othelino Neto, as pautas serão definidas de acordo com o interesse público mantendo o bom debate político.

“Continuaremos apreciando com celeridade e de forma criteriosa os projetos de lei e promovendo o bom debate político”, disse Neto.

Na Câmara Municipal de São Luís, as atividades também começarão nesta segunda-feira, 1º.

Mas como se trata de nova legislatura, quase 50% dos vereadores estarão iniciando de fato o mandato de quatro anos.

Entre as pautas prioritárias da Casa estão a licença da vice-prefeita, Esmênia Miranda, para assumir de forma legal a Secretaria Municipal de Educação e ainda o Plano Diretor da Cidade que foi revisado, mas sem aprovação pelos vereadores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.